Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • A verdadeira mulher biónica
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.732 vezes
Nos anos setenta a linda e inoxidável Lindsay Wagner -outra que continua linda aos 60- imortalizou a Jamie Sommers, a ciborgue do seriado de televisão "A Mulher Biónica". 35 anos depois conhecemos uma real mulher biónica, Claudia Mitchell, que em 2004 perdeu um braço num acidente de mota. Dois anos mais tarde passou a ser a primeira mulher a ter um braço biónico, um braço protético que controla a vontade com a sua mente.

Claudia Mitchell Operates a Bionic Arm with her Brain at RIC (no sound)

O seu inovador braço é obra do Instituto de Reabilitação de Chicago, e seu desenvolvimento custou a bagatela de 3 milhões de dólares. Depois do acidente, e antes do implante, Mitchell precisava da ajuda dos pés para, por exemplo, descascar uma banana. Agora, como dá para ver no vídeo, pode carregar objectos, levantar uma caneca, apanhar objectos pequenos como moedas ou chaves e mover o seu braço de um modo (quase) tão natural como o membro amputado.

Como funciona? O segredo deste braço são os sinais mioelétricos. O braço colecta os sinais eléctricos que vêm do cérebro através dos nervos, e mediante elétrodos fazem estes sinais chegarem á prótese. Logo o computador interno interpreta o sinal que é replicado no braço protético.

Os cirurgiões buscando simplificar o processo, redireccionaram boa parte dos nervos do braço de Mitchell até seu peito. Isto tornou mais fácil a interface homem máquina, mas trouxe alguns efeitos colaterais. Quando ela toma banho, por exemplo, e a água cai sobre seu peito, Mitchell sente a água caindo sobre seu membro fantasma.

No peito de Mitchell existem vários pontos que respondem ao tacto lembrando para ela sensações do tipo "esse é meu cotovelo" ou aí está minha mão". Estas sensações serviram para que os cientistas localizassem os pontos quentes onde ligar os eléctrodos e com os quais podem programar o computador para que reconhecesse os sinais e activassem as zonas "cotovelo" ou "mão" na prótese.

Pouco a pouco, num processo de busca, localização e conexões, os pesquisadores foram educando o braço protético para que respondesse aos sinais cerebrais e replicasse o comportamento de um membro real.

Fonte:MDig

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

oh meu deus :o  daqui a nada somos comandados por computadores lol
mas neste caso, é optimo :D
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Daqui a uns tempos será perfeito

Lunática
Espectacular!! Futuramente, talvez seremos todos biónicos, o que tem lógica. Com o grande avanço tecnológico que presenciamos dia-a-dia, não tardará a haver tecnologia que possa substituir tecidos, órgãos e até sistemas completos lesados, para que possamos viver mais e mais anos.  :) Infelizmente, não me parece que fique cá para ver  :P  :(