Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Cada família portuguesa paga 534 € à Grécia
    Iniciado por MissTiny
    Lido 2.831 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os dois mil milhões de euros que Portugal vai emprestar à Grécia pressupõem que a factura a pagar por cada família será de 534 euros. As contas foram feitas pela agência Reuters, com base em dados do Eurostat (a agência europeia responsável pelas estatísticas) e colocam os portugueses no fundo da tabela dos 15 países que serão chamados a prestar ajuda de emergência ao estado grego.


Cada família portuguesa vai pagar menos 29, 5 euros do que os alemães. Os mais sacrificados serão os luxemburgueses. Cada agregado familiar terá de contribuir com 1265 euros para salvar a economia helénica.

As contribuições de cada país são definidas em função do peso do seu Produto Interno Bruto (PIB) na zona Euro. Por outro lado, a despesa de cada família é apurada através da análise do PIB por habitante em paridades do poder de compra.

A reestruturação da dívida grega está a fragilizar o sistema bancário europeu, em especial os bancos alemães e franceses, que detêm grande parte de títulos de dívida soberana daquele país nas suas carteiras.

Segundo a imprensa espanhola, os bancos do país vizinho têm apenas 960 milhões de euros de dívida grega nos seus balanços. Por outro lado, as instituições financeiras do país vizinho são as principais credoras de dívida portuguesa (Estado e empresas públicas), com um total de 64 mil milhões de euros registados no seu balanço.

Um dos países mais expostos à dívida grega é Portugal, com cerca de cinco por cento do PIB, seguido da França, com três por cento do PIB, e da Alemanha, com 1,5 por cento do PIB.

Ontem mesmo, durante a apresentação dos resultados trimestrais do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado revelou que o banco tem 400 milhões de euros de dívida pública grega e que 92 por cento dessa exposição tem vencimento até um ano. O presidente do BPI, Fernando Ulricht, também admitiu que a exposição à Grécia influenciou na quebra de 11 por cento nos resultados.

PORTUGAL REVELA SINAIS DE LIQUIDEZ FINANCEIRA

O Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) recomprou ontem, a uma taxa de juro de 5,8 por cento, mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT), emitidas pela República Portuguesa em 2000.

Com esta operação, concretizada duas semanas antes da amortização, Portugal, segundo fonte próxima do processo, 'deu sinais ao mercado de que não está numa situação de asfixia financeira'. Ao recomprar essas OT à taxa de juro de 5,8 por cento, o País obteve uma rentabilidade superior ao juro pago quando essas OT foram emitidas.

CUSTO DA AJUDA POR FAMÍLIA (EUROS)

Luxemburgo: 1265,8

Irlanda: 819,5

Holanda: 655

Áustria: 650,6

Bélgica: 638,7

França: 622,6

Itália: 606,8

Chipre: 596,8

Finlândia: 587

Espanha: 586,3

Malta: 581

Alemanha: 563

Portugal: 534,5

Eslovénia: 516,9

Eslováquia: 466,9


Fonte:CM


#2
534 € + IVA

Sem falar de que vamos (o nosso governo às nossas custas) ter prejuízo nesse "empréstimo" derivado às flutuações das taxas de juro!!!

Só o governo português é que não admite que já estamos em bancarrota, porque já há muitos anos que o Zé Povinho está habituado a viver nos limites, e "o Povo é sereno" como dizia o "outro" se alguns se recordam...

Cumprimentos

Mais um passo para o abismo..........já não deve faltar muito!



:( :( :( :( :( :(
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

vai agora tirem o resto para o tgv e para o aeroporto vai força
Depois da morte não há nada e a morte também não é nada
não tou bem certo mas pronto

Nem quero pensar onde é que nós vamos parar...

desculpem o desabafo, mas não me agrada nada andar a sustentar os filhos dos outros, para mais quando ainda não tenho os meus para sustentar.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin