Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • O que significa Sexta-feira santa?
    Iniciado por MissTiny
    Lido 3.640 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Igreja Católica

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Sinais de penitência
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário (a famosa procissão da Sexta Feira Santa), são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Fonte:Wikipédia

na minha zona a tradição e ir a pesca eu vou sempre que posso também eh eh
Depois da morte não há nada e a morte também não é nada
não tou bem certo mas pronto

Citação de: Nita em 02 abril, 2010, 14:41
A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Só uma correcção: a igreja cristã convida á prática de jejum e abstinência e não abstinencia de carne.
Por jejum entende-se uma redução da ingestão de alimentos, como forma de penitência pelos pecados da carne. este jejum estende-se por toda a época pascal, isto é, os 40 dias da época (por analogia as privações e tentações que cristo passou no deserto). Só mais recentemente é que este acto passou para todas as sextas feiras da época pascal.
Abstinência entende-se como acto de sacrificio de algo que lhe seja agradável ou prazeiroso. Este sacrificio voluntário é visto como uma forma de pagar os proprios pecados (também).

O acto de não comer carne esta associado a dois aspectos:
1. Os antigos judeus consideravam a carne de alguns animais como impuros, como tal certas carnes(como a do porco) não eram comidas; outras como preparação para certos rituais eram evitadas por periodos de tempo (como evitar todas as carnes para a invocação de deuses, pe);
2.Nos tempos antigos, era mais facil o acesso a peixe (este era considerado a comida dos pobres), logo ao evitar as carnes havia um sacrificio das classes altas;

Deixo entao, para reflexão sobre isto, uma pequena resposta que me deu um padre amigo:
Imagina então que em vez de comeres um frango estufado ao almoço (como a carne é proibida nestes dias), comes um bom Arroz de Marisco ou um Arroz de Tamboril!!!! Onde está o sacrificio Voluntário??????
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»