Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.527
Total de mensagens
369.635
Total de tópicos
26.971
  • Diferença entre Mediunidade e Espiritismo
    Iniciado por Master_Of_Night
    Lido 7.899 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma dúvida frequente é a que gira em torno da diferença entre mediunidade e espiritismo.

Vamos tentar esclarecer:


Mediunidade não é sinonimo de espiritismo.


Espiritismo é uma ciência filosófica de consequências morais (para saber mais clique aqui).


Mediunidade é uma característica natural do ser humano relativamente comum, é tão natural como ver, ouvir e falar.


Como a mediunidade é universal, existem médiuns que são Católicos, outros Protestantes, Muçulmanos, ateus, enfim, é uma característica presente em pessoas de todo o mundo, independentemente das crenças, profissões e estatutos sociais... muitos dos médiuns desconhecem até que o são!


Usualmente utiliza-se a palavra médium para designar a pessoa que tem mediunidade ostensiva, portanto que se percebe claramente essa característica, mas a maioria de nós é médium, embora essa mediunidade se encontre num estado latente.


O espiritismo utiliza a mediunidade como uma ferramenta para os seus estudos, tal como um astrónomo utiliza o telescópio como uma ferramenta para visualizar os astros, no espiritismo utiliza-se a mediunidade para o intercambio entre o mundo espiritual e o mundo material.


Existem muitos tipos de mediunidade, médiuns videntes (que veem os espíritos), de psicofonia (que falam sob influencia dos espíritos), de psicografia (que escrevem sob influencia dos espíritos) e muitas mais, fica a sugestão para lerem O Livro dos Médiuns onde este assunto é amplamente desenvolvido e muito bem explicado.


Pelo que foi descrito, já se vê que nem todas as reuniões mediúnicas são espíritas, todos já ouviram falar de alguem que atende e deita cartas, ou búzios... até espíritos falam através desse alguem e tal... normalmente chamam essas pessoas de espíritas, o que não é correcto, pois colocando de lado os casos de fraude, não duvidamos que a mediunidade esteja presente em muitas deles, na nossa opinião estão é a utilizar essa mediunidade de uma forma errada e com toda a certeza que não são espíritas.


Mas felizmente nem todos os casos mediúnicos fora do espiritismo estão ligados a médiuns comerciantes.


Como exemplo temos o mediático caso das Aparições em Fátima, os pastorinhos tinham educação Católica, não eram espíritas (duvido que tivessem sequer ouvido falar em espiritismo), no entanto eram médiuns e até tinham mediunidades diferentes, a Lúcia e a Jacinta viam e ouviam a senhora que lhes apareceu, enquanto que o Francisco só a via, não tinha mediunidade para a ouvir.


Possivelmente alguns já estarão a perguntar, e como posso saber se sou médium?


Isso não é assim tão importante!


O mais importante é a melhoria interna, o sermos bons, instruirmos-nos, ajudar o próximo dentro das nossas possibilidades... se para além disso começar a frequentar um centro espírita idóneo, não irão faltar com certeza oportunidades para trabalhar e se tiver algum tipo de mediunidade, irá ter a possibilidade de a desenvolver de uma forma controlada e em prol dos outros.

#1
Há muita gente a lidar com espíritos. Nem todos são espíritas, muito são espiritualistas.
Se consideram espíritas aqueles que seguem a doutrina codificada por Allan Kardec e espiritualistas todos os demais.
Existem outras pessoas, que se consideram universalistas; a verdade está um pouco em tudo e em todos. Aceitam as doutrinas do Budismo, Tauímo, Induísmo, Cristianismo, até o credo dos antigos Vedas de onde veio a ciência do Yoga, e porque não as secretas como a Maçonaria, o Graal e outras mais.
Um universalista considera todas estas correntes filosóficas com escolas, todas elas convergem para encaminhar o ser para o seu Criador.
Nem sempre é bem aceite um espiritualista, na casa de oração das outras escolas !!!
Médiuns? Quem é médium?
Médiuns somos nós todos. Todos somos Centelha Divina.
É costume chamar-se comumente médium a um já desenvolvido, aquele que tem domínio sobre o seu próprio corpo. Também há quem classifique de "doente psíquico" ao oposto, aquele que ainda não consegue controlar o seu corpo, ou que faz tonterias como um irresponsável.

Fica aqui um pouco do meu edifício até agora construído nas escolas de Portugal e do Brasil

Muita Paz para todos

O post é muito interessante. Quando colocas mais informação?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Ligeia
Citação de: cleopatra em 03 setembro, 2012, 07:56
O post é muito interessante. Quando colocas mais informação?

E acrescento: de onde retiraste (qual a fonte) desta informação?

Isso é que foi desenterrar tópico :|

O post tem mais de três anos e meio, não me lembro da fonte. Sei que o transcrevi de um outro fórum onde o postei também. Mas veio de uma pesquisa do Google, disso tenho a certeza lol

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem