Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Visoes e flashes antes de dormir profundamente!
    Iniciado por anandamurti
    Lido 7.101 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os 40 por cento do meu cepticismo levam-me a colocar a seguinte questão: Como definir o sono e os seus fenomenos?

A resposta é simples tento ser clara; sem usar termos demasiado técnicos.

O sono, podemos defini-lo como um estado fisiologico periodico. (Fenomeno que ocupa um terço da nossa vida).
Geralmente caracterizado pelo "apagar" de toda a relaçao voluntaria e consciente com o meio envolvente.
O sono desenrola-se em duas fases que se alternam. O "sono lento" e o "sono paradoxal". Estes sucedem-se em ciclos de 90 a 120 minutos, 4 a 5 vezes durante a noite.

"Sono lento": subdividido em fases segundo o grau de reduçao. Sono lento ligeiro(1e2), sono profundo(3e4), que vao do adormecimento ao sono profundo.

"Sono paradoxal": ocupa 20 por cento do tempo do sono profundo completo, produz-se antes do despertar. Fase onirica (sonhos).


O sono introduz-se calmamente, nao de forma bruta e espontanea como se pode crer. O que pode acontecer sao as fases tropeçarem umas nas outras, ao sono precedem certos fenomenos que nos despertam.

Antes de sermos embalados por Morfeu, o mergulhar no esquecimento momentaneo processa-se na primeira fase do sono lento. Do qual temos consciencia - do adormecimento.

Caracteristicas:
-reduzir:da actividade electrica cerebral; dos movimentos oculares
-perda da acuidade e das faculdades de julgamento, critica e analise
-cansaço cerebral e ou fisico
-reacçoes motoras fracas,inconsistentes e isoladas
-baixa da tensao arterial, frequencia cardiaca diminuida
-funçoes primarias mantem-se activas (ritmo cardiaco,sistema respiratorio,instinto de sobrevivencia, etc)


Esta fase de sono lento, desempenha um papel fundamental, para alem da calma/repouso, mantem a integridade fisica do organismo. A "assimilaçao" do corpo fisico. Por vezes verifica-se, ao adoremecer-mos a sensaçao de sermos muito grandes ou pequenos, como para assimilar-mos a "massa" corporal. Ou entao, os picos hormonais de crescimento, os sobressaltos e ou sacudidelas do repouso muscular antecedidos de uma imagem ou sensaçao de queda.

Quando despertamos nesta fase, precisamos de um certo tempo de latencia para reencontrar-mos a realidade e questionar-mos os fenomenos que provocaram o despertar. Estes fenomenos sao varios: aparecimento de imagens; imagem/recordaçao, ilusoes, halucinaçoes,visoes, sentimento de queda, estremecimentos.

Estas imagens sao "fantasticas", perturbantes e efemeras. Surgem quando menos pensamos e menos esperamos. De forma imprevista surpreendem-nos enquadradas no negro, para se evaporarem. Quando surgem "fixamos a nossa atençao" sobre estas e so tomamos consciencia  quando desaparecem ao despertarmos repentinamente.
Sao nitidas,de contornos precisos, coloridas ou tons esbatidos, podem surgir como padroes geometricos ou arabescos complexos. Flores ou animais "distorcidos" pela ilusao, objectos, pessoas, edificios podem emergir, todos estes de forma fixa.

Tambem se podem verificar visoes entropticas, como feixes luminosos, fluorescencias, pos luminosos, espirais de luz. Estas nao sao fixas, elas movem-se,dissolvem-se, sobrepoem-se, nao se consegue definir uma forma precisa, mas podemos provocar a ilusao de uma imagem real, como fazemos com as nuvens ou sombras num muro.

As imagens recordaçao, jà na 3a 4a fase do sono lento, surgem da mesma forma, mas com a sobreposiçao do inconsciente que ainda nao esta totalmente activo  (so no sono paradoxal) sobre o subconsciente no qual se dao as transferencias de memorias recalcadas.

Estas imagens pela sua nitidez, desafiam por vezes o que a propria realidade nos oferece, podendo alimentar os nossos sonhos mais profundos.

Do sono paradoxal desenvolverei mais tarde. Boa leitura e boa analise ;)



"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

é um bocado dificil de entender essas divisões e aí dizes que os sonhos são durante sono profndo, mas acho que não
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

Citação de: Darz em 01 fevereiro, 2010, 13:44
é um bocado dificil de entender essas divisões e aí dizes que os sonhos são durante sono profndo, mas acho que não

Olá. :)

Os sonhos surgem no sono paradoxal. (que ainda nao expliquei)

Existe no "sono lento" 4 fases, das quais a 3 e a 4 sao consideradas como profundas. Nao nos podemos esquecer que as fases sucedem-se umas ás outras, tal como o sono e o despertar. Imagina, sonhaste, acordas, viraste para o lado  e voltas a adormecer. Passas de novo por uma fase de adormecimento e por aí fora.

Boa noite ;)
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

ah ja percebi, tinha lido mal. Presumo que chames ao "sono lento" à fase NREM - ja nao sei onde li mas acho que agora dividem essa fase do sono em 3 partes - antes eram quatro como dizes.
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

Que tipo d flashes t referes? Uns pontos brancos que se movem d um lado
Para o outro?

Sim esse fenomeno acontece-me frequentemente. Parece que vejo objectos no tecto do quarto com os olhos bem abertos quando na realidade já tinha adormecido. É assustador e acordo amedrontada. Da ultima vez vi claramente teias de aranha e uma grande aranha. Claro que só pode ser alucinação porque sou miope evejo muito mal sem óculos... :laugh:

não sei se sera algum tipo de problema de visão eu vejo
muito bem graças a Deus mas, algum tempo que vejo esses picos de luz que se deslocam de um lado para o outro.