Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.507
Total de mensagens
369.621
Total de tópicos
26.965
  • África e Ásia assistem ao primeiro eclipse do Sol de 2010
    Iniciado por ppcom
    Lido 1.496 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"
Eclipse foi do tipo anular, com a Lua centralizada sobre o Sol, mas sem cobrir de vez a face da estrela.

Milhares de pessoas na África e na Ásia assistiram a um eclipse anular do Sol nesta sexta-feira, 15. A rota do eclipse começou na África, passando pelo Chade, a República Democrática do Congo, Uganda, Quénia e Somália antes de cruzar o Oceano Índico, onde atingiu o ponto máximo.

A duração máxima da anelaridade - quando a sombra da Lua aparece centralizada sobre o disco solar -, foi de mais de 11 minutos, a maior prevista para este milénio.



Uma duração superior só é esperada para 3043, segundo a Nasa. O eclipse prosseguiu pela Ásia, onde foi visível nas Maldivas, sul da Índia, partes do Sri Lanka, Mianmar e China.

O eclipse desta sexta-feira foi do tipo chamado anelar porque, embora a sombra da Lua chegue a ficar centralizada sobre o Sol - como ocorre nos eclipse totais - ela não encobre a face solar por completo.

Um factor que contribui para um eclipse seja anular e não total é a distância entre o Sol e a Terra. Como a órbita terrestre não é perfeitamente circular, mas elíptica, em parte do ano o planeta está mais próximo da estrela. Por conta disso, nessa época o Sol aparece um pouco maior no céu.

O periélio - ponto da órbita em que a Terra está mais próxima do Sol - ocorreu, neste ano, em 2 de Janeiro, quando o planeta chegou a 146 milhões de quilómetros do Sol, cerca de 5 milhões de quilómetros mais próximo do que no ponto de maior afastamento, o afélio, que ocorre no início de Julho.



E é em Julho, mais precisamente no dia 11, que ocorre o segundo eclipse do Sol deste ano. Este será total: a sombra da Lua cobrirá o Sol por completo, deixando visível apenas a chamada corona, ou atmosfera, solar.

Eclipses totais são considerados mais interessantes pelos cientistas, porque permitem a observação directa da corona, que normalmente é obscurecida pela luz intensa do disco solar. O eclipse total será visível, na América do Sul, em partes do Chile e da Argentina.
"

Fonte: Arquivos do Insólito
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

''A tradição é a personalidade dos imbecis"


"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin