Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.535
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Vamos falar sobre Maçonaria, tema de muitas polémicas e especulações
    Iniciado por Carina Ferreira
    Lido 37 vezes
Eu tenho estudado sobre Maçonaria visto que, é algo que desperta o meu interesse. Fundamentalmente, pela discrição que a irmandade maçónica adopta.

De certo modo, intriga-me. Impulsiona-me a querer saber mais e aprofundar os meus conhecimentos.
E também por todos os valores/ideologias que constituem a organização e que são difundidos. E com as quais eu me identifico.

Já constataram que a grande maioria dos maçons, têm um vasto grau de conhecimentos, valências, estatuto?

Desempenham cargos de relevância na nossa sociedade? Certamente, não é uma novidade.

Porque eles promovem o desenvolvimento intelectual, espiritual, psicossocial, etc.  E está bem assente que um maçom deve prezar pelo seu aperfeiçoamento pessoal/moral e fazer algo de contributivo para a sociedade. 

Alguém já privou com um maçom (amigo, conhecido, parente) ? Ou já foi membro da organização?

Um amigo do meu pai, já o convidou a entrar para a maçonaria, mas o meu pai não reúne as características que eles tanto prezam. Achei estranho.

Existe um fundo de verdade para tamanho descrédito e comentários depreciativos que a sociedade menciona, ao se referirem à maçonaria?
Ou talvez seja por desconhecimento que fomentam tais impressões? Eu acredito que alguns até mesmo por frustração, pelo facto da sua tentativa de incorporação ter sido rejeitada.
É certo que aquilo que se faz na "penumbra", no oculto...não é muito bem percepcionado. Porque nós deduzimos que se eles têm uma rede privada e muito restrita, com processos criteriosos para entrar, algo de muito obscuro poderão acobertar.

Mas também há bons exemplos em relação à comunidade maçónica. Eu tive conhecimento de instituições/projetos/organizações, que foram originados por maçons. 

O António Arnaut, fundou o SNS.

A Cruz Vermelha Portuguesa, a UNICEF, a ONU, também foram instituídas por maçons.
Eles apoiam muitas causas sociais. É compreensível por que um dos valores pelos quais se regem, é a solidariedade, o amparo, o espírito de entreajuda.

Mas afinal de contas, quem é que os maçons cultuam? Eu já vi menções que referem que no 33º grau eles de descobrem que adoram Baphomet.
E isso apavora-me! Essa criatura, tem duas polaridades? A luz e as trevas? Ou é totalmente Anticristo? No cristianismo, é retratado dessa forma (demoníaco).
Os maçons são muito vagos quando mencionam "O Grande Arquiteto do Universo". Mas de certeza absoluta que há uma entidade para a qual se vocacionam.

Tenho a certeza que em loja, eles devem abordar outras temáticas que não necessariamente se cingem nos assuntos da atualidade. É notório que existirá uma troca de interesses, facilidades, coligações. Também há muitos professores universitários que são maçons e tentam recrutar potenciais membros.

Vendo desse prisma, há muitos questionamentos e ilações a ser tiradas...