Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Mitologia Grega: "Depois da Morte"
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 364 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Segundo a Mitologia Grega, depois da morte, precisamos atravessar os cinco rios do submundo: São eles: Estige, Aqueronte, Cócito, Lete e Flegetonte.

♦️ Rio Estige:
Nasce numa caverna nas proximidades da entrada do Hades e deságua no Tártaro.
É o principal e o maior dos rios do submundo.
Possui dois afluentes, Cócito e Flegetonte.

Também é conhecido como o Rio da Invulnerabilidade. Foi no Estige que Tétis mergulhou seu filho Aquiles deixando seu corpo quase todo protegido, menos calcanhares, onde ela segurou.

♦️ Rio Aqueronte:
O seu leito fica em Caronte, o barqueiro encarregado de atravessar as almas até o tribunal dos juízes Éaco, Minos e Radamanto, que decidiam seus destinos. Desta maneira, Aqueronte é conhecido como o Rio da Tristeza, pois sabe-se que quem o atravessa não volta mais.

♦️ Rio Cócito:
Trata-se de um pequeno rio, que nasce no Estige e na outra extremidade une-se ao Flegetonte.

É conhecido como o Rio das Lamentações.
Conta a lenda que os mortos, que não eram sepultados, deveriam vagar por cem anos às margens do Cócito antes de serem julgados pelos juízes do submundo.

Dante Alighieri, na sua descrição do Inferno na Divina Comédia, coloca o Cócito como o lago congelado do nono círculo, sendo ele o lar dos maiores traidores da história.

♦️ Rio Lete:
É o Rio do Esquecimento que nasce da caverna de Hipnos, o Sono, e segue rumo ao submundo. De acordo com a lenda, quem se banha-se ou bebe-se a água do Lete tinha a sua memória apagada, que pode ser total ou parcialmente.
O poeta romano Virgílio afirmava que os mortos só poderiam reencarnar depois de terem as suas lembranças apagadas pelo Lete.

♦️ Rio Flegetonte:
A sua função é purificar as almas dos mais inescrupulosos pecadores, por isso é conhecido como o Rio da Cura.
Para Dante, o Flegetonte é o local onde são castigados os assassinos cruéis.

As suas águas vermelhas são compostas pelo sangue das pessoas que eles maltrataram e as suas margens são vigiadas por centauros que flecham os que tentam fugir.

Fonte: mitologiagrega.net.br
ILYM