Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Os locais mais assustadores do Centro de Portugal
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 1.377 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Conheça a região com mais profundidade e saiba onde de se encontram os locais mais assustadores do Centro de Portugal.

Em Portugal Continental e nas ilhas, não faltam riquezas fascinantes. Existem diversas atrações imperdíveis. O nosso país é verdadeiramente incrível. No território português, há uma riqueza natural deslumbrante. Não faltam montanhas, vales, rios, cascatas e outros elementos que tornam as paisagens deste país dignas de filme.

Em Portugal, também existe um património generoso de construções que ajudam a contar parte da incrível história da nossa nação. É possível encontrar em Portugal castelos, pontes, igrejas, esculturas e outros monumentos que encantam portugueses e estrangeiros que visitam o nosso país.

No entanto, a riqueza é ainda mais significativa do que se pensa. Existem no país preciosidades incríveis, como casas assombradas, o que proporciona uma experiência bem distinta, só para os mais corajosos.

Reunimos um conjunto de atrações de locais assombrados que se encontram no centro do nosso país.

Os locais mais assustadores do Centro de Portugal
1-Casa do medo
2-Casa Amarela
3-O Castelo de Montemor-o-Velho
4-A lagoa do "Monstro Chavelhudo"
5-A gruta da "Menina de Peniche"
6-A maldição da Quinta da Areia

1-A CASA DO MEDO



Há uma casa na aldeia de Lagarinhos, em Gouveia (Serra da Estrela) que se encontra há décadas por terminar. Os locais dizem que esta casa inacabada está amaldiçoada. Segundo os habitantes da aldeia, todos os que tentam terminar a casa acabam mortos. Por isso, esta habitação ficou conhecida como a "casa do medo". A casa representava o sonho de um velho agricultor local. Seria um espaço partilhado com os filhos no leito da morte. Ele pretendia que os filhos construíssem uma grande casa naquele local, uma habitação que seria feita à medida do que ele tinha conseguido alcançar em vida.

No entanto, quando os herdeiros tentaram cumprir o desejo do seu pai, acabaram por não o conseguir fazer devido à falta de dinheiro. A casa ficou sem telhado, não apresentava nem acabamentos interiores, nem acabamentos exteriores. Desde esse momento, a casa passou de mãos várias vezes. A Casa do medo já teve diferentes donos e nenhum conseguiu concluir a obra.
Dona Jacinta revelou que "a morte nunca demorava muito a bater-lhe à porta". A habitante local revelou que a morte surgia em cada dono. Atualmente, a casa da morte é usada como curral, celeiro e arrumo de alfaias agrícolas. A proprietária atual não parece ter vontade de concluir a construção da casa, provavelmente por temer as consequências...

2-CASA AMARELA



Os entusiastas do mundo paranormal consideram que há uma casa em Ovar (Ria de Aveiro) que é uma atração distinta.  A "Casa Amarela de Ovar" é uma habitação que é conhecida por ser "uma das mais assombradas do país". Existem imensos relatos que associam esta casa a diversos fenómenos estranhos.

Entre os relatos associados à Casa Amarela estão o testemunhar de vultos e sombras misteriosas que ficam a pairar nas divisões da habitação. Existem também relatos de sons e de vozes que ecoam pelos quartos vazios da Casa Amarela.

Os entusiastas do paranormal já testemunharam a presença de interferências nos aparelhos eletrónicos ou mecânicos. Segundo outros relatos, pessoas já sentiram no corpo as mudanças súbitas e drásticas de temperatura que acontecem dentro da casa.

Alguns locais defendem que esta casa pertenceu a um homem mau. Esta pessoa terá matado no local a filha e respetivo namorado. Depois, esta pessoa suicidou-se. Outras pessoas defendem que a casa pertenceu na verdade a um empresário que terá perdido a casa devido a dívidas. Por isso, suicidou-se no interior da habitação. No entanto, antes de materializar o ato, o homem jurou que "mais ninguém iria ficar com a casa".

O edifício conhecido como "Casa Amarela de Ovar" encontra-se abandonado desde então. Esta habitação está há décadas por habitar, por isso nem os residentes mais antigos da rua onde a casa se encontra se recordam de ver esta casa habitada por alguém.

3- O CASTELO DE MONTEMOR-O-VELHO



Esta construção é uma atração da Região de Coimbra. O Castelo de Montemor-o-Velho ficou ligado a um alegado fenómeno paranormal. Este castelo serviu de palco para um evento que permanece até hoje sem explicação.

Foi no ano de 2003 que o evento ocorreu. No momento, estavam a decorrer as gravações da novela "O Teu Olhar" na igreja do castelo. Durante esse momento, algo insólito aconteceu subitamente. Os aparelhos eletrónicos deixaram todos de funcionar. Nesse preciso instante, vários atores sentiram-se mal.

Nos relatos da equipa de produção na novela, também se referiu que uma das atrizes ficou particularmente afetada; pareceu ter "ficado com voz de homem", além de ter "vomitado sangue". Segundo os relatos, terá sido necessário recorrer a "várias pessoas para a segurar".

Naturalmente, esse episódio deu origem a momentos de grande aflição e entre a equipa instalou-se o pânico. Posteriormente, um padre, o pároco de Montemor-o-Velho, foi chamado ao local.

Foi nesta igreja de Santa Maria de Alcáçova que aconteceu algo que ficou para a história. O momento mais marcante desta Igreja terá sido quando serviu de palco para uma decisão polémica. Foi durante o século XIV que D. Afonso IV se reuniu com os seus conselheiros nesta igreja. Nessa reunião, tomou a decisão de executar Inês de Castro, pessoa que vivia com o filho do rei (D. Pedro).

4- A LAGOA DO "MONSTRO CHAVELHUDO"

Existe uma lagoa no topo da Serra da Estrela que apresenta águas profundas e sombrias. Há várias lendas associadas à Lagoa Escura. Segundo rezam as lendas, nas profundezas da lagoa vive um ser monstruoso. Os locais identificam essa criatura como o "Monstro Chavelhudo".

A lenda diz que todos aqueles que ousarem banhar-se naquelas águas são arrastados pelo monstro para a morte, para o fundo da lagoa. Segundo a lenda, a criatura apresenta uma silhueta medonha no momento de emergir na lagoa para agarrar as suas vítimas. A lenda do "Monstro Chavelhudo" é contada há séculos e vai passando de geração em geração.

O povo local diz que a lagoa não tem fundo e que está ligada ao mar. Muitas pessoas defenderam ao longo do tempo que monstros marinhos ou destroços de navios naufragados aparecem lá nas noites de tempestade.

Há quem defenda uma ligação desta lenda a Herman Melville. Por incrível que pareça, a reputação misteriosa desta lagoa portuguesa terá chegado aos ouvidos de Herman Melville. O famoso escritor americano e autor terá ficado a par dos acontecimentos trágicos que terão ocorrido neste local. Curiosamente, na sua obra mais popular, há uma referência à Lagoa Escura.

Na obra "Moby Dick" (1851), surge a referência a uma lagoa cujo fundo "guarda as carcaças dos velhos baleeiros naufragados". No famoso clássico da literatura, ainda surge a informação que os mesmos terão chegado ao local por uma "misteriosa ligação subterrânea ao mar".

5- A GRUTA DA MENINA DE PENICHE



Existe uma história que é contada pelos pescadores de Peniche (Oeste) há séculos. A história da "Menina de Peniche" é aterradora e todas as pessoas que passam pelo local ficam a conhecer a história de uma sereia que vive triste e se torna vingativa.

Independentemente de se estar em terra ou no mar, qualquer pessoa fica condenada a conhecer a histórica da sereia que vive na Gruta do Carreiro do Cabo. Este é um tema de conversa recorrente e todos os que ficam a par desta história ficam arrepiados...

Atualmente, quem ouve fica com medo, mas nem sempre terá sido assim. Segundo reza a lenda, uma jovem local destacava-se pela sua beleza e simpatia. Ao longo da sua vida, esta menina sempre sentiu uma relação especial com o mar; era algo natural.  Esta menina que terá nascido na praia também morreu na praia. O seu fim deveu-se a um desgosto de amor.

Segundo o povo local, o vulto ainda habita a praia. A jovem aparece em forma de vulto nas noites de mar sereno. Esta jovem surge sentada num rochedo na Gruta do Carreiro do Cabo, aparecendo entre a meia-noite e as duas da madrugada dessas noites especiais.

Segundo a lenda, ela fica a cantar com uma voz doce e harmoniosa. A menina fica durante um tempo a cantar melodias, tão belas quanto irresistíveis. Tal como uma sereia, ela "encanta qualquer um" com o seu canto. Ora, quando um homem se aproxima da menina, rapidamente cede aos seus encantos.

Nesse preciso momento, a expressão dela altera-se e ela vocifera um grito ameaçador que enfurece as ondas do mar. Desta forma, o homem é arrastado para o fundo do mal, ficando como o companheiro que lhe faltou na sua vida.

6- A MALDIÇÃO DA QUINTA DA AREIA




Existem mais histórias de sereias no Centro de Portugal. Esta é referente a uma história que se situa em Torres Vedras (Oeste). Perto da Praia Azul existia uma proeminente quinta denominada Quinta da Areia. Há uma história que tem passado de geração em geração há algumas décadas.

Os locais contam que o mar galgou o areal num dia de tempestade e a água chegou aos terrenos da quinta de forma abundante. Posteriormente, quando a água recuou, duas sereias ficaram a descoberto. Mãe e filha, duas sereias ficaram na presença dos trabalhadores que se encontravam assustados perante a insólita descoberta. Estas pessoas reagiram a medo e terão feito uma fogueira para queimarem a sereia mais nova.

Nesse momento, a sereia que se encontrava com vida amaldiçoou a propriedade. A sereia, como qualquer mãe enfurecida pela perda de uma filha, reagiu com raiva, por isso vociferou que os proprietários daquele terreno estariam condenados.

A sereia afirmou que os donos do terreno nunca mais voltariam a ter sorte naquele sítio. A sereia amaldiçoou ainda as gerações futuras. Por isso, em pouco tempo, a quinta acabou por falir. Ela foi sendo vendida por valores escassos e abandonada, sucessivamente. Atualmente, a Quinta da Areia encontra-se em ruínas.

Fonte: https://ncultura.pt/os-locais-mais-assustadores-do-centro-de-portugal/

ILYM

"NIEMAND BLEIBT HIER"

Citação de: Maria Orsic em 20 setembro, 2022, 17:57
Agradeço o enriquecimento do tópico.  ;)

Obrigado, sempre ao serviço do Fórum ;)
ILYM