Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.512
Total de mensagens
369.629
Total de tópicos
26.968
  • Pedra de Alvidrar: local mítico e perigoso em Sintra
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 1.456 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Sintra é um dos destinos mais encantadores do país. Além de ter uma beleza natural absolutamente maravilhosa, existem diversas atrações formidáveis, nomeadamente castelos que parecem saídos de verdadeiros contos de fadas.
Por isso, a experiência de passear por Sintra é equivalente a saltar para o interior de um livro de contos infantis. Contemplar as atrações mais populares de Sintra é algo memorável. No entanto, há experiências que não estando entre as mais populares, são das mais fascinantes.

Localização
A Pedra de Alvidrar está presente no Parque Natural de Sintra-Cascais. Ela está situada perto da bela Praia da Adraga. Esta é uma atração de Sintra, embora não seja um local fácil de aceder. A Pedra de Alvidrar é um local mítico, um espaço cheio de história, geológica e social.



A Pedra de Alvidrar
A Pedra de Alvidrar é uma atração fascinante, existindo diversas informações que estão ligadas a si. Além da informação científica, há os factos e a história. No entanto, a Pedra de Alvidrar também se encontra associada a várias lendas. Por isso, esta é considerada a arriba mais lendária de Sintra.

Inspiração
José Alfredo da Costa Azevedo é um artista natural de Sintra. Ele descreveu a Pedra de Alvidrar da seguinte forma: "É um penedo enorme, em forma de laje, que começa no máximo da altura da ravina e que, com acentuado declive, termina ao nível do oceano, onde recebe [..] os violentos embates do mar quando revolto".



A Ciência
Entre a Praia da Adraga (a praia da Adraga foi classificada como uma das 20 melhores praias europeias de 2003 pelo The Sunday Times) e a Praia da Ursa encontram-se dois fenómenos geológicos muito intrigantes: a Pedra de Alvidrar e as suas grutas.

Existem rochas vulcânicas no meio de rochas calcárias em toda a zona que circunda a Pedra de Alvidrar. Várias grutas, como as que se encontram sob a Pedra de Alvidrar, foram formadas ao longo dos anos, como resultado da chuva e do constante bater das ondas nestas rochas, erodindo-as natural e lentamente.

A Pedra de Alvidrar consiste numa estrutura quase vertical, que foi originada devido a um outro fenómeno geológico. A posição vertical da Pedra de Alvidrar deve-se a uma ascensão do maciço eruptivo de Sintra, momento que aconteceu há mais de 800 milhões de anos. Ao subir, o maciço foi empurrando a Pedra de Alvidrar para cima, tornando-a cada vez mais visível, dando origem à estrutura que hoje conhecemos.

Uma forma de entretenimento
Atualmente, ainda se encontram pescadores a aventurarem-se junto à Pedra de Alvidrar. No entanto, no passado, havia quem a descesse e subisse só para entreter turistas. Quando os turistas estrangeiros ou burgueses se encontravam naquela zona, apresentavam-se com maior poder económico.

Por isso, para assistir a um espetáculo distinto, pagavam para que os homens descessem e voltassem a subir a Pedra de Alvidrar. Os homens descalços mais corajosos arriscavam a vida, sem qualquer equipamento de segurança, e faziam o percurso pedido.


Gravura antiga – Pedra de Alvidrar: local mítico e perigoso em Sintra

Lendas locais
A Pedra de Alvidrar está ligada a várias lendas. Eis algumas delas...

É este homem inocente?
A Pedra de Alvidrar servia como um juiz na era dos romanos. Por aquela zona, os romanos reuniam-se para a realização de um tribunal popular. Segundo reza a lenda, os inocentes e os culpados, num procedimento arriscado, teriam de saltar da Pedra de Alvidrar para o mar.

Os que sobrevivessem, não só tinham essa sorte, como eram considerados inocentes. Os que não sobrevivessem, eram considerados culpados pelos outros.

A lenda do deus Vulcano
Na origem da Pedra de Alvidrar e do fojo que se situa próximo dela está uma lenda de amor e desamor. O deus Vulcano é conhecido como o deus romano do fogo. Num contexto em que Vulcano desejava casar-se com a princesa Al-Vidrar, Vulcano ficou a saber que a princesa já havia prometido a sua mão a outro.

Vulcano ficou a saber que se tratava do seu sobrinho, Foje. Segundo reza a lenda, Vulcano ficou furioso com o seu familiar. Por isso, Vulcano iniciou uma batalha épica contra o casal de inimigos. Portanto, ali, na Praia da Adraga, os "corpos" da Princesa Al-Vidrar e de Foje ambos descansam, fossilizados.

Local mítico
Há outras lendas associadas a este local. No passado, chegou-se a pensar que a Pedra de Alvidrar era um local mágico. A magia realmente aconteceu. Foi devido às próprias forças da Natureza que surgiu a Pedra de Alvidrar, como o mágico que tira o coelho da cartola.

A força da Natureza ergueu a Pedra de Alvidrar, trazendo-a das profundezas da terra. A Pedra de Alvidrar é um espaço imponente, perfeito para a reflexão, que nos permite viajar para mundos encantados, como é comum em Sintra.


Pedra de Alvidrar: local mítico e perigoso em Sintra

Fonte: https://ncultura.pt/pedra-de-alvidrar-local-mitico-e-perigoso-em-sintra/

ILYM

#1
Esse é um dos muitos locais míticos e misteriosos da mágica Sintra.

"NIEMAND BLEIBT HIER"