Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Sobre a inveja
    Iniciado por Mestre Juremeiro
    Lido 908 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sempre que procuramos valorizar as nossas conquistas alimentamos de combustível a frustração das pessoas más com que nos cruzamos.
As pessoas tendem a reparar na marca do carro do vizinho mas não nos sacrifícios que ele fez para o comprar.
A competição entre as pessoas leva a comparação permanente.
A inveja surge espontânea.
A inveja sobre o que temos, sobre o que somos, sobre o que aparentamos ser, sobre o que aparentamos ter.
Algumas pessoas dizem: mas invejar-me do quê?
Não interessa.
A primeira coisa que tem de entender é que a inveja é algo que não depende de si. Não pode controlar a inveja dos outros.
Outra questão fundamental que deve ter em conta é que quanto mais próxima for a pessoa que a inveja, mais avassaladores são os efeitos. Na minha vida profissional, as situações mais graves de inveja  que conheci  foram situações de inveja de mães sobre filhas.
Como se manifesta a inveja? Ao nível social manifesta-se nos comentários maldosos, na intriga e na calúnia.
Mas quase sempre escala.
À volta da vítima da inveja concentram-se energias densas e as coisas começam a correr mal. São avarias inesperadas em equipamentos. São situações de dores crônicas, na cabeça ou nas costas. São discussões dentro de casa por motivos fúteis. É muitas vezes aquele mal estar geral de tristeza e cansaço permanente.
O afastamento funciona muito bem nos casos de inveja vividos nas relações sociais de vizinhança ou de vivências profissionais em comum.
Noutros casos, por exemplo, no relacionamentos entre  familiares, nem sempre é possível este afastamento.
É frequente estas situações de invejas durem anos. Muitas vezes, as pessoas só procuram ajuda quando as consequências da inveja já se fizeram sentir em casos extremos. Então sao preciso tomar medidas mais duras.
Falei-vos de inveja nesta época em que as férias acabaram e em que todos temos que nos (voltar a)  relacionar com pessoas más.
Protejam-se.
Ou, se for caso disse procurem ajuda profissional. Não facilitem.
Fiquem bem.
Fiquem em paz.
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

#1
Parabéns pela sua reflexão profunda e lúcida sobre um tema de grande relevância social. É um prazer ler os seus posts.

Infelizmente, em Portugal, a inveja é uma realidade antiga e estrutural (a última palavra da epopeia Os Lusíadas é "inveja"...).

São várias as razões possíveis para a inveja fazer parte integrante da nossa realidade portuguesa, sendo uma das principais a pobreza. Um país como Portugal,  pobre e com grande desigualdades sociais, é terreno fértil para a inveja, sintoma da frustração pessoal com as privações de uma vida repleta de carências e de dificuldades (por culpa própria ou alheia).
"NIEMAND BLEIBT HIER"

Agradeço o seu elogio e retribuo. Também tenho muito gosto em ler o que aqui partilha.
Sobre a inveja, preferia não ter de escrever sobre isso.
Infelizmente, a inveja é um mal transversal. Vai desde as relações sociais as relações comerciais, empresariais e mesmo desportivas.
Quantas vezes, dentro de uma mesma equipa é necessário "limpar" e tratar jogadores, não de mal feito pelos adversários, mas sim feito pelos próprios colegas...
Mas a minha experiência, faz-me discordar de si relativamente à inveja em Portugal. Ao longo da minha vida tive oportunidade de viver e trabalhar noutros países e a conclusão a que cheguei é que a inveja também é transversal as fronteiras. Não me parece que haja mais inveja em Portugal do que em Espanha, França, Suíça, Angola, Brasil ou Índia... Por onde tenho andado e atendido pessoas neste ofício secular de adivinho, bruxo e curandeiro, a inveja permanece na base de muitas das situações que levam as pessoas a procurar os meus serviços... Em Portugal não é diferente.
Quanto ao Camões acabar os Lusíadas com a palavra "inveja", pois, é um facto...mas também começa o texto com  "as armas" e de facto não somos um país de guerreiros...antes pelo contrário até somos um povo bastante passivo.
Fique bem
Fique em paz.
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Citação de: Mestre Juremeiro em 12 setembro, 2022, 19:04

Por onde tenho andado e atendido pessoas neste ofício secular de adivinho, bruxo e curandeiro, a inveja permanece na base de muitas das situações que levam as pessoas a procurar os meus serviços... Em Portugal não é diferente.



Interessante informação. E como é que lida com essas situações?

Por exemplo, faz serviços a clientes que o procuram, mesmo sabendo que a sua motivação é a inveja?
"NIEMAND BLEIBT HIER"

Citação de: Maria Orsic em 12 setembro, 2022, 18:40
... sendo uma das principais a pobreza. ...

Tenho de discordar, as pessoas mais pobres (chamemos um gato de gato e paremos de usar nomes com outros significado para designar o que são..) os mais pobres não são invejosos. Pela minha experiência (que pode até nem ser a melhor...) estas pessoas são das mais humildes, e das quais mais podes confiar, São as pessoas que estão dispostas a ajudar e a dar o que têm. Aspiram a uma vida simples. Na simplicidade, não há inveja.

Estas pessoas, na sua grande parte, percebem melhor o significado de "Amor Fati" do que eu próprio.

Amor Fati.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#5
Sobre a inveja e a pobreza. E os pobres não serem invejosos. Não é essa a opinião que tenho. A inveja não está proporcional a conta bancária. Recordo a canção velhinha do Gabriel o Pensador "eu queria morar numa favela". Na minha experiência, vejo que pobres invejam tanto como os ricos.
...
Quanto aos clientes invejosos, ninguém chega e diz "tenho inveja do casamento da minha irmã", ou "tenho inveja da promoção do meu colega".
As pessoas chegam é a pedir ajuda de situações causadas pela inveja. O meu trabalho é neutralizar essa inveja, limpar o que foi feito e proteger o meu cliente de situações futuras.


Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Boa noite,

Quando há mal no coração de alguém, os seus pensamentos tornam-se perversos.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: Mestre Juremeiro em 12 setembro, 2022, 23:05

...
Quanto aos clientes invejosos, ninguém chega e diz "tenho inveja do casamento da minha irmã", ou "tenho inveja da promoção do meu colega".
As pessoas chegam é a pedir ajuda de situações causadas pela inveja. O meu trabalho é neutralizar essa inveja, limpar o que foi feito e proteger o meu cliente de situações futuras.





Agradeço o seu esclarecimento.
"NIEMAND BLEIBT HIER"

#8
Boa noite
Inveja e pobreza sao fruto da falta de humildade. É falta de interesse das pessoas em querer resolver os problemas existentes.  E culpa o seu semelhante, gastam tempo e energia em situações que poderiam ser resolvidas no tempo certo. Uma palavra amiga, uma mudanca de atitude... uma pessoa humilde não tem ego. Talvez por esse motivo pq tem amor no coracao esteja mais protegida espiritualmente.
Acredito que atraimos o que sentimos. Ha quem fale na lei do retorno ou na lei das sintonias. Mas vivemos numa sociedade autopiedosa. Vivemos numa sociedade deprimida e que tira a todo o custo a alegria de viver às pessoas atraves da manipulação.
Nao sou exemplo. Pq sou influenciada  pelos meus medos e fraquezas. Vivemos numa sociedade fria. As vezes vejo pessoas a fazerem videos do tik tok com os gatos mas não vejo com a familia. Pq será? As pessoas estao a adoptar os animais como familia e a pôr os pais em instituicoes de acolhimento? Tratam os animais como sendo humanos privando os da sua liberdade natural. Tambem acredito que sao felizes.  Mas é necessário mais empatia com o próximo. So isso. Deus abencoe a todos e peco desculpa se tratei alguem mal. Tenham uma boa continuação .

#9
Citação de: Luninha.silva86 em 14 setembro, 2022, 01:06
Vivemos numa sociedade fria. As vezes vejo pessoas a fazerem videos do tik tok com os gatos mas não vejo com a familia. Pq será? As pessoas estao a adoptar os animais como familia e a pôr os pais em instituicoes de acolhimento? Tratam os animais como sendo humanos privando os da sua liberdade natural.


Aqui está uma verdade indesmentível e vergonhosa, que deveria ser reconhecida por toda a gente. E no entanto...

"NIEMAND BLEIBT HIER"