Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • A Luz da Caniceira
    Iniciado por Maria Orsic
    Lido 1.338 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Por todo o concelho de Alcácer do Sal é fácil encontrar pessoas que digam ter tido um encontro com a famosa Luz da Caniceira, uma luz serena e muito brilhante que surgia de noite, em locais isolados, acompanhando as pessoas ao longo dos seus percursos. Estas estranhas aparições deram origem à lenda da Luz da Caniceira.

De acordo com a lenda, uma mulher solteira teve uma filha ilegítima. Não querendo ficar com a bebé, lançou-a ao forno onde cozia o pão. A alma da menina recém-nascida ter-se-á então transformado numa luz - a Luz da Caniceira.


Outra versão da história afirma que a luz é a alma de uma pessoa a quem foi rogada uma praga. Conta-se que, na Herdade de Palma, um homem andava a cavalgar quando viu a luz. Atemorizado, praguejou contra o fenómeno. De imediato o cavaleiro terá sentido uma bofetada que lhe deixou na cara a marca de uma queimadura.

Fonte:

http://www.cm-alcacerdosal.pt/en/municipio/concelho/patrimonio/patrimonio-etnografico/lendas/lenda-da-luz-da-caniceira/


É contada de Alcácer do Sal até Ferreira do Alentejo, embora aparentemente o nome da lenda vá sofrendo pequenas variações geográficas: Caniceira em Alcácer, Torrão e Grândola; Carniceira em Ferreira e Alvalade. Há ainda uma lenda semelhante em Odemira, que dá pelo nome de Lenda da Luzinha da Charneca.

Todas estas várias lendas, apesar de pequenas variações regionais entre elas, têm em comum a aparição de uma luz nos campos, durante a noite, normalmente atribuída a um fantasma. De resto, cada versão da lenda apresenta uma explicação diferente para a assombração. A versão de Alvalade fala de uma mulher muito má, que, por causa da sua maldade, não pôde entrar no céu. Devido a isso, a sua alma penada vaguearia pelos campos sob a forma de uma luz, aparecendo entre as árvores e assustando as pessoas que a avistavam.

Fonte:

https://www.alvalade.info/lenda-da-luz-da-carniceira/





"NIEMAND BLEIBT HIER"

#1
Boa noite,

Tenho um familiar que me contou, que nos anos 60, na zona de Abrantes, após ter dispensa da tropa para vir passar o fim-de-semana a casa com os seus pais, vinha a caminhar por uma estrada sem luz, durante a madrugada, em direcção à estação do comboio. Disse que passou perto de uma zona de grande arvoredo e viu uma grande bola de luz que surgiu no meio das árvores e que parecia estar a acompanhar esse meu familiar à distância.
Disse que gritou na direcção dessa luz mas nunca houve qualquer resposta ou barulho vindo de lá, apenas que andava quando esse meu familiar andava e que parava quando esse meu familiar também parava. Entretanto após algum tempo essa bola de luz desapareceu da mesma maneira que tinha surgido, no meio das árvores.
Até hoje, esse meu familiar ainda não sabe o que terá sido aquilo.

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 01 setembro, 2022, 02:19
Boa noite,

Tenho um familiar que me contou, que nos anos 60, na zona de Abrantes, após ter dispensa da tropa para vir passar o fim-de-semana a casa com os seus pais, vinha a caminhar por uma estrada sem luz, durante a madrugada, em direcção à estação do comboio. Disse que passou perto de uma zona de grande arvoredo e viu uma grande bola de luz que surgiu no meio das árvores e que parecia estar a acompanhar esse meu familiar à distância.
Disse que gritou na direcção dessa luz mas nunca houve qualquer resposta ou barulho vindo de lá, apenas que andava quando esse meu familiar andava e que parava quando esse meu familiar também parava. Entretanto após algum tempo essa bola de luz desapareceu da mesma maneira que tinha surgido, no meio das árvores.
Até hoje, esse meu familiar ainda não sabe o que terá sido aquilo.

Cumprimentos


Interessante relato, indicando que este fascinante fenómeno também se manifesta em outras regiões do País...
"NIEMAND BLEIBT HIER"