Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.585
Total de mensagens
369.774
Total de tópicos
27.002
  • Sara Kali
    Iniciado por Mestre Juremeiro
    Lido 643 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Há umas semanas tivemos oportunidade de prestar homenagem a Sara Kali.
Fomos à Camarga, no sul de França, a Sainte Maries de la Mer.
Entramos na cripta de Sara Kali que fica na cave do templo católico da pequena vila piscatória.
Um local de grande devoção e de emoções avassaladoras para aqueles que como nós, cultuamos os Espíritos  Iluminados dos Ciganos e Ciganas ancestrais.
Muito interessante também verificar que a imagem da Sara Kali, chamada de santa pelos católicos, representa uma mulher negra. Se tivermos em conta que a região da Camarga foi uma das regiões francesas que importou mais mão de obra de pessoas africanas escravizadas e pensarmos que  o paludismo foi endemico na Camarga até ao século XIX, que as populações de pessoas negras têm mais resistência ao paludismo do que as pessoas de origem étnica europeia. Se analisarmos a tradição cultural do local numa economia entre a pesca rudimentar e a agricultura em regime de latifúndio...
Não precisamos de especular muito, para concluir que a Sara Kali, começa por ser cultuada como Yemanja por volta do século XVI em que a população de pessoas escravizadas de origem africana é significativa...Acho muito revelador que na romaria a Sara Kali, a imagem seja levada para o mar e entre na Água do Mar antes de regressar a cripta.
Por isso acredito que na origem é um culto a Iemanjá.
Depois, apartir do século XVIII passa a ser cultuada pelos nómadas ciganos que são empurrados para as zonas periféricas da Camarga pelos poderes centrais e que a assumem como padroeira.
E é.
Iemanjá é mãe de todas as cabeças...
Assim, na minha ignorância e especulação e após estudar não só a história social e económica do local e a própria imagem... e sobretudo depois de sentir a vibração da Cripta, sou levado a concluir, na minha interpretação e tal como a sinto, que Sara Kali é uma entidade Cigana na vibração de Iemanjá e que a sua benção de afecto e amor generalizado tem a ver com o carinho que as mães dão aos filhos.
Olodo Ya, Op Txá
Fiquem bem
Fiquem em Paz



Nem todo sofrimento tem origem apenas física ou emocional. Muitas vezes, dores profundas, sensações de vazio, angústias inexplicáveis e desequilíbrios persistentes podem ter causas no universo espiritual.