Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Jornalista britânica processado por bilionários russos devido a livro sobre Putin
    Iniciado por Noidentity
    Lido 442 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Jornalista britânica processado por bilionários russos devido a livro sobre Putin

Uma jornalista britânica e a sua editora enfrentaram na quarta-feira, num tribunal londrino, reclamações por difamação do bilionário proprietário do Chelsea Football Club, Roman Abramovich, e de outros russos abastados devido a um livro sobre a ascensão do Presidente Vladimir Putin.

O livro de Catherine Belton, "Putin's People: How the KGB Took Back Russia and then Took on the West", (Como a KGB Recuperou a Rússia e depois o Ocidente) traça a ascensão à riqueza e ao poder do antigo agente do KGB Putin e de um círculo de associados após a desagregação da União Soviética.

Abramovich diz que a alegação do livro de que comprou o Chelsea em 2003 na direção de Putin é "falsa e difamatória".Este está a processar Belton, um antigo correspondente do Financial Times em Moscovo, e a editora HarperCollins no Supremo Tribunal.

Belton está também a ser processado por calúnia pela empresa estatal russa de energia, Rosneft, enquanto o editor enfrenta um processo por calúnia do empresário russo Mikhail Fridman. HarperCollins está também a ser processada pelo banqueiro russo Petr Avenue por alegadas violações da proteção de dados.

Grupos de liberdade de expressão manifestaram-se alarmados com o caso, dizendo ser demasiado fácil para os ricos utilizarem os tribunais britânicos para silenciar as críticas. HarperCollins disse que planeia defender-se "robustamente".

O advogado britânico Hugh Tomlinson representa Abramovich, Fridman e Aven. Ele negou na quarta-feira que houvesse qualquer "coordenação" entre os queixosos. Tomlinson disse que os três homens o retiveram "por coincidência e de forma totalmente independente".

O advogado também negou que as reivindicações eram um ataque à liberdade de expressão e ao jornalismo, argumentando que o livro "se apresenta como uma obra séria da história contemporânea, mas infelizmente repete imprecisões preguiçosas".

A audiência em frente da juíza Amanda Tipples está agendada para durar dois dias.

Associated Press, UK journalist sued by Russian billionaires over Putin book, Traduzido por S., Pedro, 2021
https://apnews.com/article/sports-government-and-politics-business-europe-russia-7d9a08ab67d7a3a14bfaa5c7a9ed478d