Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.518
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • Cristais como amuletos de proteção: quais são, combinações e dicas
    Iniciado por Selenite
    Lido 1.236 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os cristais de cura podem ser utilizados tanto para a proteção e purificação de ambientes (usados como decoração) como de pessoas (como bijuteria/joalharia ou num saquinho de bolso).

O importante é que se escolha um cristal com o qual se identifica e com o qual sentiu uma conexão e que transmita a sua intenção a esse cristal (proteção, cura, sorte, amor, etc.).

Também deve fazer uma limpeza energética aos seus cristais depois da compra e após o seu uso, assim como o seu "recarregamento". O sistema mais utilizado é a limpeza com água e sal e energização com sol ou lua, mas deve ter cuidado porque nem todos os cristais podem ser submersos em água e muito menos expostos ao sal (como o caso da pirite, que inclusive pode libertar substâncias toxicas quando submersa em água com sal). Pode purificar com defumação ou mesmo com outros cristais (como o caso da selenite). O mesmo se aplica à exposição solar: por exemplo a ametista e outros quartzos podem clarear com exposição solar prolongada (alias, o poderoso citrino que muitos estabelecimentos comercializam não passa de ametista cozida a altas temperaturas). A cornalina possui a capacidade de recarregar os outros cristais, pelo que é uma opção segura. Enterrar na terra para recarregamento também é viável, mas caso se trate de joalharia pode danificar os metais. Assim, o método de limpar e recarregar cristais com outros cristais é o mais seguro, na minha opinião

Outro ponto para o qual quero alertar são os cristais falsos, que, infelizmente, é o que mais se encontra atualmente, mesmo em lojas esotéricas. Por vezes, o próprio comerciante pode nem ter noção de que está a vender vidro colorido ou resina (no caso dos cristais "moles" como a turquesa e a malaquite) em vez de um cristal verdadeiro. Aliás, a maior parte das turquesas comercializadas são falsas (ou é resina ou howlite colorida), uma vez que é uma pedra cara e rara. Um cristal verdadeiro vai ter imperfeições e padrões pouco regulares devido à sua formação natural na natureza: caso seja demasiado perfeito ou está num museu, ou é muito caro ou é falso. A sua temperatura também deve ser fria: um cristal com temperatura ambiente é resina ou vidro. Os cristais mais falsificados são os quartzos (onde se inclui a ametista e o citrino), pedra da lua (o que é comercializado é frequentemente opalina, um vidro artificial), pedra do sol, turquesa e malaquite. Caso um cristal contenha bolhas no seu interior e tenha padrões muito uniformes (e vendido a um preço baixo) não é verdadeiro. A chamada "pedra das estrelas" é uma fabricação humana e a maior parte dos "olhos de boi" comercializados são olho-de-tigre aquecido.

Cristais de proteção e limpeza energética: quais são?

Turmalina negra: Um clássico conhecido pela maioria dos interessados neste tópico, este cristal repele frequências energéticas baixas e malignas. Apesar de ser uma boa opção para proteção pessoal e dos ambientes, só tende a funcionar contra energias não-intencionais, não protegendo contra espíritos, encostos e bruxaria.

Obsidiana negra: Protege contra obsessões espirituais, bruxaria e má sorte. Atua como um espelho que devolve as energias ao seu emissor, sendo muito utilizada para desfazer maldições, encostos e possessões. O uso diário deste poderoso cristal de cura é aconselhado quando a pessoa suspeita que está a ser vítima de algum tipo de trabalho espiritual maligno.

Labradorite: Atua como um escudo contra ataques psíquicos, vampirismo energético, fixação e mau-olhado/inveja. Funciona tanto contra ataques intencionais como não-intencionais, sendo uma pedra essencial para empatas. Para proteção espiritual, recomenda-se sobretudo o seu uso sobre o chakra do coração, como um colar. Para atrair energia positiva, pode ser combinado com um cristal ligado ao chakra do coração, como o quartzo rosa.

Ónix: Fornece proteção energética através da absorção e dissipação de energias negativas da nossa aura enquanto desbloqueia, limpa e energiza os chakras. Bloqueia inveja e mau-olhado. Traz coragem, segurança e autoconfiança, ajudando a superar momentos difíceis.

Selenita: Limpa, desbloqueia e energiza ambientes, pessoas e outros cristais. Liberta qualquer tipo de bloqueio energético. Com uma elevada vibração energética, traz clareza mental e autoconhecimento.

Hematite: Atua como um escudo protetor na aura, repelindo todo o tipo de influências negativas. Desbloqueia desequilíbrios energéticos e protege durante a projeção astral. Traz autoconfiança, vitalidade, juventude e cura para os males do sangue (circulação e anemia) e desintoxicação do corpo.

Olho-de-tigre: Absorve e protege contra energias negativas, mau-olhado e inveja. Bloqueia baixas vibrações e protege a aura, enquanto afasta pessoas mal-intencionadas. Oferece coragem e confiança para enfrentar desafios. Ativa o plexo solar e atrai luz, prosperidade nos negócios e riqueza, enquanto abre caminhos.

Gema de sal: Nada mais é do que o popular "sal grosso". É um poderoso protetor contra espíritos malignos, bruxaria e magia negra. Purifica e transmuta energias negativas.

Ametista: Com uma vibração energética elevada, oferece proteção energética e emocional, enquanto transforma energia negativa em positiva e bloqueia influências malignas. Ajuda a dissipar pensamentos negativos e a clarear a mente. Aumenta a vibração áurea e fomenta a elevação espiritual enquanto afasta pesadelos, insónia e vícios.

Fluorite: Atua como um escudo protetor contra bruxaria, ataques psíquicos e magia negra, bloqueando e desviando estas energias. Contudo, é necessário que a pessoa faça uma limpeza espiritual para que a fluorite funcione corretamente.

Cianita Negra: Purifica, desbloqueia e dissipa energias negativas dos ambientes e pessoas. Com uma elevada capacidade de purificação energética, regenera o corpo físico e espiritual, afastando as influências malignas.

Cianita Azul: Considerada a pedra do Arcanjo São Miguel, protege contra pessoas e situações negativas e bloqueia o mau olhado. Dissipa influências malignas como manipulação, coesão e bullying. Ajuda a clarear a mente e aumenta a perceção, auxiliando a ver com clareza de espírito.

Malaquite: Extrai energias negativas, dissipa e purifica bloqueios energéticos. Muito indicada para empatas, protege contra a absorção de vibrações baixas enquanto desperta a intuição, clarividência e mediunidade. Protege, eleva e energiza ambientes, atraindo luz, prosperidade e crescimento espiritual. Devido à sua potência energética, não se aconselha o seu uso prolongado no dia-a-dia.

Cristal de Quartzo (Quartzo transparente): Considerado o avó de todos os cristais, dissipa bloqueios energéticos, alinha os chakras e transmuta energia negativa em positiva, promovendo a limpeza e renovação energética do ambiente em que se encontra.

Quartzo Fumado: Atua como um escudo contra energias negativas e radiações eletromagnéticas. Liberta e dissolve obsessões e pensamentos negativos enquanto atrai energias positivas e abre caminhos.

Quartzo Turmalinado: Um cristal muito interessante, consiste em cristal de quartzo com incisões de turmalina negra. Transmuta e purifica energias negativas, desbloqueia os chakras e oferece proteção contra ataques espirituais e pessoas/situações com vibrações baixas.

Cornalina: Protege contra ataques psíquicos e ativa o chakra sacro. Energiza a aura através da energia do sol, fomenta a criatividade e sexualidade, e atrai o sucesso profissional.

Pirite: Atua como um escudo contra energia negativa enquanto atrai riqueza e prosperidade para o seu espaço. Tal como a Obsidiana negra, funciona como um espelho que repele e devolve as energias malignas ao seu emissor enquanto retém energia positiva e de cura.

Dica: Não se aconselha o uso de cristais negros acima da cintura (em colares e brincos), pelo que é preferível usar em anel, pulseira ou carregando no bolso/mala.

Como escolher?

Deve escolher o cristal (ou cristais) mais indicado para a sua intenção/caso. É aconselhado o contato direto com os cristais na hora de escolher, pois idealmente deve optar por aquele com o qual sinta maior conexão energética.

Depois de adquirir o cristal, não se esqueça de efetuar uma limpeza energética e energização. Os cristais passaram por muitas mãos antes de chegar a si e a maioria absorve as energias dessas pessoas (excepto os que se auto purificam como é o caso da selenita, cianita negra e pirita). Isto também vale para após o uso de determinado cristal. Pesquise o modo correto de limpar o seu cristal pois, como alertei anteriormente, nem todos podem ser submersos em água e sal. Pessoalmente opto por limpar e energizar com outros cristais (selenita e cornalina).

Posso usar vários cristais ao mesmo tempo?

Sim, claro.

Selenita + Turmalina negra: uma excelente combinação para bloquear e purificar energias negativas e tendências autodestrutivas.

Cristais com cores semelhantes tendem a ser compatíveis a nível energético, assim como cristais pertencentes ao mesmo elemento, signo ou planeta. O mesmo se aplica a cristais com propriedades/intenções semelhantes.

Que cristais não combinar?

Aconselha-se a não combinar o olho-de-tigre e a malaquite com outros cristais porque são muito poderosos, especialmente a malaquite que é considerado um amplificador energético e um cristal de cura agressivo (enquanto, por exemplo, o quartzo rosa tem uma energia mais suave).

Cuidado quando se combina o cristal de quartzo (quartzo transparente) com outros cristais porque este funciona como um amplificador energético. Assim, quando combinado com o cristal errado para a sua intenção pode obter o efeito oposto. Por exemplo, caso se sinta ansioso, nervoso ou confuso e usar o cristal de quartzo em combinação com, por exemplo, um cristal energético como a cornalina ou o citrino pode sofrer com maior ansiedade.

Quando se trata de "não combinar" cristais a regra é não usar cristais que sejam conflituantes entre si, ou seja, que se anulem. Usar cristais com energias conflituantes não irá causar algo maligno à sua vida por assim dizer, mas estará a anular a energia dos cristais e estes não irão trabalhar como é suposto: por exemplo combinar cornalina com água-marinha. Cristais associados ao sol (citrino, olho-de-tigre, cornalina) não tendem a funcionar bem em conjunto com cristais associados à lua (pedra da lua, opala, etc.).

As cores dos cristais é uma boa forma de orientação: cristais de cores quentes são energizantes, enquanto os de cores frias são calmantes. As cores destes também estão interligadas aos sete chakras: vermelho (raiz: jaspe vermelho, granada, rubi), laranja (sacro: cornalina, pedra do sol), amarelo (plexo solar: citrino, olho-de-tigre), verde (coração: aventurina, fluorite verde), azul-claro (garganta: ágata blue lace, calcite azul), índigo (terceiro olho: sodalita, lápis-lazuli) e roxo/violeta (coroa: ametista, lepidolita).


Espero que a informação seja útil.
Muita luz e boas vibrações para todos.

«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Olá Selenite,

Boa noite! Gostei muito da tua partilha sobre cristais.

Aproveito para perguntar se conheces alguma loja em Lisboa ou alguma loja online que seja de confiança para comprar cristais? Para que não aconteça essa situação de comprar "falsos" cristais.

Obrigada!

Bom dia, NatureSoul!

Não podemos fazer publicidade a profissionais do ramo aqui no Portugal Paranormal, mas aconselho-a a usar a sua intuição quando se trata de cristais. Infelizmente há muita falsificação. Ainda há pouco tempo a minha mãe comprou cristais dos 7 chakras num loja esotérica e não era mais do que vidro colorido. Perguntar ao vendedor qual a proveniência dos cristais que vende é uma boa técnica: caso seja de uma país onde existam jazigas desse cristal é um bom sinal, se não souber, é melhor desconfiar. Mas digo-lhe que se encontram tesouros em feiras e locais mais "humildes".

Postei aqui no fórum um guia para identificar cristais falsos, espero que lhe seja útil: https://portugalparanormal.com/index.php/topic,45317.0.html

Muita luz para si.

#4
Boa noite Selenite,

Muito obrigada pela tua resposta. Relativamente a essa regra eu peço então as minhas desculpas pela pergunta, pois não me tinha apercebido da regra, mas faz todo o sentido que assim seja.
Relativamente ao post com as dicas para distinguir os cristais verdadeiros de falsos só tenho a agradecer-te pela tua dedicação, é de fato muito bom e será certamente muito útil para quem quiser adquirir cristais!

Tudo de bom e muita luz!

Obrigado pela partilha.

Costumo fazer mantras ou preces. Quanto mais repetires mais eficaz se torna e mais te ligas a essa vibração.
Para activares a vibração tens de repetir o mantra ou a prece 100.000 por sílaba.

Tento não usar amuletos mas tenho para ñ parar de praticar, quanto mais se pratica mais se sente a diferença - faz se melhor o scan.

Obrigado de novo, gosto muito do olho de tigre e da turquesa.
Tudo de bom
"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha
-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །