Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Sábado dia de lua azul e Halloween
    Iniciado por Miguel Fernandes
    Lido 814 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Embora a lua azul ( 2ª lua cheia no mesmo mês ) dá-se, em média, a cerca de 2 anos e meio
mas como este ano se dá no dia de Halloween, então é um fenómeno ainda mais raro ( próximo é daqui a 19 anos )
para os adeptos da wicca, e outras espiritualidades em geral, este ano é um dia realmente muito importante,
em que todos estão a levar ainda mais a sério.

Bom em ano atípico, mais um fenómeno atípico,
em geral a lua azul, é um dia especial, de portal, em que fadas e outros elementais,
podem chegar até à gente, nossos pedidos podem ser concretizados de forma mais rápida e eficaz,
dependendo também do merecimento, da intenção do coração e da fé.
Mas este ano ainda vai ser mais intenso, por ser num só dia com 2 eventos tão especiais, divinos e mágicos.

Embora este vídeo seja antigo,
é um dos melhores para explicar sobre a luz azul.

http://www.youtube.com/watch?v=LEr1H2ON6y4
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Aqui fica mais um ritual,

⁣Um ritual com a essência do Samhain. Uma junção entre a honra aos mortos, renascimento e queima de pedidos para o próximo ano que se inicia.⠀ ⠀

Encantamento da Lua Azul:

"Abençoada Lua Azul⠀
Chamo pelo teu poder⠀
Conceda-me sabedoria e força⠀
Para transformar a minha vida⠀
Conceda-me coragem para renascer⠀
Conceda-me mais magia e intuição⠀
Eu chamo pelo teu poder⠀
Brilha em minha vida⠀
Dai-me abundância e proteção⠀
Que sob o seu magnetismo⠀
E sobre essa noite sagrada⠀
Fique apenas o que há de bom!" -

Obsidiyana

Obs: podemos dispor num altar, objetos relacionados ao passado, fotos de entes queridos, ervas, cristais e elementos do Halloween.
Façam a vossa Queima de Pedidos!

Samhain Blessings! 🎃 🍁
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Venha o Sábado! :D

(já tenho tudo preparado)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

E eu, já comprei o incenso para a meditação. 😊

É um dia tão especial! 😊
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#4
Em noite de Halloween tenho duas versões de celebração...

1. Fogueira e Queimada
- No norte, na minha terra, faz-se uma fogueira enorme, num largo, com troncos grandes de árvore (normalmente uma que tivesse caído por causa de uma tempestade ou assim...) e as pessoas estão nessa noite ali a conversar, cantar e a beber a Queimada, uma bebida feita num pote de ferro com bagaço, açúcar amarelo e grãos de café (não sei a receita). É o mais velho do grupo que a faz e que a distribui, cada um leva a manta e com a sua caneca.
Os miúdos fazem travessuras, mudam os vasos das pessoas, póem sacos do lixo à porta ou à frente das garagens, tocam campainhas, etc...
Normalmente as pessoas começam a chegar depois de irem ao cemitério e recorda-se os que morreram durante o ano, as suas histórias, etc... É bonito.

2. Programa caseiro

Dia 31 à tarde, costumo estar introspetivo, às vezes ouço música gregorina e medito...
 - cá por baixo, não há disso. Então costumamos juntar-nos em casa de alguém , ouvir música celta ou medieval, a beber chá e depois do jantar passamos ao álcool (normalmente cerveja, hidromel ou vinho). Fazemos jogos (clássicos do STOP, de cartas, do "rapa", da história mal contada, etc...). E com muitas, muitas velas na janela e a abóbora! Depois juntamo-nos em círculo e colocamos elementos nos pontos cardeais.
Direção norte, que corresponde à terra: folha seca apanhada no 1º dia de outono, um pouco de terra, uma planta ou fruta.
Direção sul, que corresponde ao fogo: uma vela laranja ou amarela
Direção leste, que corresponde ao ar: incenso, coluna de música, ventoinha pequena...
Direção oeste, que corresponde à água: copo ou vaso com água que tenha sido filtrada ou iluminada com a última Lua Cheia, ou uma concha...
Ao centro um recipiente com duas velas. Depois, num papel escrevemos coisas más que queremos que despareçam e queimamos o papel numa ds velas.  A cinza é soprada pela janela imaginando os problemas a irem. Noutro papel, o que desejamos de bom e queimamos na outra vela. Essa cinza colocamos na terra de uma árvore ou planta.

Depois arrumamos tudo, agradecemos (cada um ao que acredita) e música animada, dançamos, bebemos, vemos um filme e entretanto é quase hora de levantar!

Não sei se os planos este ano vão mudar ou ser reforçados por causa da Lua Azul... Vamos ver :)

E eu como canto num coro litúrgico católico os dias 1 e 2 de novembro são um corropio constante. Altamente cansativo, mas... É a Roda do Ano que não pára, e nós com ela! :-)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#5
Obrigada João pela maravilhosa partilha 😊 Adorei!

Já aprendi mais umas coisas. 😊

Eu sei o que é a queimada, a primeira vez que bebi foi em Montalegre numa sexta feira 13 feita pelo padre Fontes. 😊 Sempre que posso vou a Montalegre para as festividades da sexta feira 13. Adoro e as pessoas são super simpáticas! 😊

Também bebi na Lousã, mas não era igual à de Montalegre...

Eu no Halloween normalmente faço uma meditação à tarde e à noite junto-me com os amigos e bebemos vinho, acendemos as velas tal como tu e as abóboras iluminadas só não fazemos é mais nenhum ritual...

Adorei a tradição da fogueira da tua terra, deve ser uma experiência fantástica! 😊
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#6
Qual a tua terra a Norte J.L.A ?
a minha é Vinhais, a tradição maior que temos lá è a chamada festa da cabra e do canhoto,
que infelizmente este ano não vai haver,
mas deixo aqui um pequeno vídeo, para quem quiser assistir,
estava a crescer muito de ano para ano

http://www.youtube.com/watch?v=8cEhCSjfAJ4


Este ano vou fazer tudo o que puder em casa,
com a namorada também ela em casa,
não vamos estar juntos por estarmos em países diferentes ,
mas vamos estar em contato espiritual e virtual
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#7
Chaves! Vinhais só conheço de nome, confesso que nunca lá fui...

Citação de: MMFH em 27 outubro, 2020, 19:05
Obrigada João pela maravilhosa partilha 😊 Adorei!

Já aprendi mais umas coisas. 😊

Eu sei o que é a queimada, a primeira vez que bebi foi em Montalegre numa sexta feira 13 feita pelo padre Fontes. 😊 Sempre que posso vou a Montalegre para as festividades da sexta feira 13. Adoro e as pessoas são super simpáticas! 😊

Também bebi na Lousã, mas não era igual à de Montalegre...

Eu no Halloween normalmente faço uma meditação à tarde e à noite junto-me com os amigos e bebemos vinho, acendemos as velas tal como tu e as abóboras iluminadas só não fazemos é mais nenhum ritual...

Adorei a tradição da fogueira da tua terra, deve ser uma experiência fantástica! 😊

Sim, é das recordações que mais guardo de miúdo :-) ia ao cemitério com o meu pai no dia 31 ao fim da tarde (ele gosta de ir nesse dia a essa hora, já com a minha mãe ia no dia 1 à tarde, ela não gosta de lá ir à noite) e depois ficava lá na fogueira, onde ouvi muitas histórias (algumas agora sei que eram lendas misturadas com factos) e ficava a conhecer-se melhor os outros tempos da nossa terra, com os antigos...

De vez em quando lá havia um ou outro que bebia mais do que a conta e tentava assustar o pessoal... Mas esses já morreram todos. Agora já não se faz a fogueira mas a malta mais nova (vá, mais ou menos da minha idade) continua a tradição num bar de tapas que tem lareira e nessa noite ela é acesa, faz-se lá a queimada, música ao vivo e depois da meia-noite a terceira rodada de cerveja é oferecida!

É um "update" que decidimos manter. Eu alterno os anos, um ano cá, outro lá :-)
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Tem algumas tradições antigas muito interessantes,
para além dessa tem tb :
- Os caretos de Ouzilhão - Ouzilhão-Vinhais ( origem mais remota do que a de Podence, mas de menos propaganda\comercial, daí que dizem ser mais genuína para quem conhece )
- O dia dos Diabos - Vinhais

É lá também, mas nas aldeias mais remotas e isoladas, que ainda se fala Português bem bem antigo, uma mistura de Português, com algum mirandês e galego, tudo junto.
Eu próprio antes não os entendia...

aqui vai uma exemplo para aguçar o apetite ( só falta é a voz para ouvir a pronuncia tão típica deles )

" Ahora os dias já estão a devezer...voume akedar os laregos, e buscar auga que se fai mim tarde "

conseguiste a tradução toda ? :)
- agora os dias já estão a diminuir, vou guardar os porcos e buscar água, antes que se faça demasiado tarde.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#9
Citação de: João Luís Aguiar em 27 outubro, 2020, 20:18
Chaves! Vinhais só conheço de nome, confesso que nunca lá fui...


Sim, é das recordações que mais guardo de miúdo :-) ia ao cemitério com o meu pai no dia 31 ao fim da tarde (ele gosta de ir nesse dia a essa hora, já com a minha mãe ia no dia 1 à tarde, ela não gosta de lá ir à noite) e depois ficava lá na fogueira, onde ouvi muitas histórias (algumas agora sei que eram lendas misturadas com factos) e ficava a conhecer-se melhor os outros tempos da nossa terra, com os antigos...

De vez em quando lá havia um ou outro que bebia mais do que a conta e tentava assustar o pessoal... Mas esses já morreram todos. Agora já não se faz a fogueira mas a malta mais nova (vá, mais ou menos da minha idade) continua a tradição num bar de tapas que tem lareira e nessa noite ela é acesa, faz-se lá a queimada, música ao vivo e depois da meia-noite a terceira rodada de cerveja é oferecida!

É um "update" que decidimos manter. Eu alterno os anos, um ano cá, outro lá :-)

Adorei a descrição da celebração que fazes na tua terra! 😊

Deve ser uma vivência única!

Aqui ninguém faz isso, preferem ir para os bares vestir roupa ridícula que nada tem a ver com o tema, desculpem-me os mais sensíveis, e beber como se não houvesse amanhã... É uma espécie carnaval em finais de Outubro ...

Felizmente tenho amigos que gostam de fazer outras coisas mais interessantes e que respeitam a celebração e a tradição.

Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Citação de: MMFH em 27 outubro, 2020, 21:21


Adorei a descrição da celebração que fazes na tua terra! 😊

Deve ser uma vivência única!

Aqui ninguém faz isso, preferem ir para os bares vestir roupa ridícula que nada tem a ver com o tema, desculpem-me os mais sensíveis, e beber como se não houvesse amanhã... É uma espécie carnaval em finais de Outubro ...

Felizmente tenho amigos que gostam de fazer outras coisas mais interessantes e que respeitam a celebração e a tradição.



Subscrevo! 😊