Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Será que os espíritos existem mesmo?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 1.373 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quem é crente nalguma doutrina acredita que possui uma alma e que essa alma sobrevive ao corpo após a morte. A reforçar essa crença estão as manifestações mediúnicas que se observam em indivíduos com capacidades chamadas de mediúnicas, que fazem (segundo se acreditam), comunicação com os espíritos de falecidos e o facto de nos livros onde baseiam a sua crença, dizerem que o espírito do seu deus se comunicava da mesma forma através dos profetas.

Eu, até à poucos anos atrás acreditava piamente nisso mas quanto mais observava ao vivo essas manifestações, mais comecei a duvidar da sua origem.

Tudo o que existe no universo tem que estar de acordo com o universo e com as leis que regem tudo o que existe nele. Será que existir um espírito está de acordo com as leis do universo?

Em primeiro lugar temos que observar bem o que é um espírito e quais as características que o definem.

Dizem que um espírito é uma energia que possui memórias de tudo o que viveu, com a capacidade de ver, ouvir e de falar com encarnados que possuam a capacidade de receber essas comunicações. Dizem também que os espíritos conseguem interagir com a matéria e até causar lesões físicas e intelectuais nos humanos.

Como teria que ser uma energia para possuir estas capacidades? O que teria que possuir em si mesma além de energia, para poder fazer tudo isso?

Enquanto meditam no assunto (se é que alguém vai pensar nisso), eu vou escrever o resto segundo a minha maneira de ver o tema. Contudo eu entendo que quem se acredita em algo, tem a obrigação de saber o que é e como é aquilo em que se acredita.

Boa noite,

Já fui a velórios prestar homenagem aos falecidos e assisti a situações curiosas.
Vi silhuetas translucidas que caminhavam próximo dos corpos que se encontravam a ser velados.
Num dos velórios, estava próximo do corpo do falecido e vi uma silhueta translúcida aproximar-se de mim e tocou-me no braço. Senti esse toque, como se fosse um toque de uma pessoa viva.
Durante a noite, algumas vezes, também já vi silhuetas no escuro. Uma dessas silhuetas que vi no escuro, sentou-se na berma da minha cama e o colchão baixou como se de uma pessoa se tratasse.

O que serão estas silhuetas?
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Para eu ter a ideia do que é um espirito, tenho que iniciar por imaginar uma energia sob a forma de uma luz e começar por lhe colocar os atributos descritos acima.

Se o espírito possui memórias tem que ter alguma forma de as preservar e memórias são imagens e sons que têm uma particularidade. Imagens e sons são algo em constante movimento, não fosse assim seriam algo estático. Propagam-se no ar e desaparecem e logo a nossa mente vê outra e assim se consegue ver e ouvir em tempo real. Para alguém se lembrar delas tem que possuir onde as gravar para as poder depois recordar.

O espírito não pode fugir a essa regra. A energia em si mesma não possui a matéria imprescindível para poder guardar memórias pois sem matéria elas fluiriam no espaço em redor do espírito e perder-se-iam. Seria como querer que o ar contido num copo não se misturasse com o ar que está fora do copo. No copo podemos por uma tampa e impedir que o ar saia, mas no espírito nada se pode pôr.

O espírito vê e ouve. Imagens e sons não são energia mas sim ondas de luz e de som, por isso o espírito teria que possuir uma forma de traduzir essas mesmas ondas em imagens e sons. Teria que ter algo de material em si mesmo para o poder fazer. Mas espírito, dizem que atravessa paredes e por isso nada por ter de material na sua constituição.

Para interagir com a matéria teria que no mínimo gerar ondas que vibrassem e fizessem o ar vibrar em torno dos objetos. Um objeto não ouve para obedecer a uma ordem de se mexer nem tão pouco tem formas de locomoção. É necessário algo físico  ou uma forte deslocação de ar para que se mexa. Teria o espírito que possuir em si mesmo algo de material para o poder fazer.

Causar lesões num corpo vivo seria a única coisa que um espírito somente formado por energia poderia fazer, pois os corpos vivos são feitos de células em que cada uma tem o seu núcleo de energia. Uma energia externa poderia alterar o seu funcionamento e causar lesões.

Um espírito teria que possuir algo de material onde pudesse guardar as suas memorias, receber ondas e ter onde as traduzir como imagens e sons e teria que possuir também uma forma mecânica para influenciar o ambiente que o rodeasse.

Para poder ter esses elementos que teriam que ser formados por matéria. Teriam que possuir uma estrutura material idêntica á nossa e então seriam visíveis por todos, embora pudessem ser quase transparentes, mas nunca invisíveis, mas perderiam dessa forma, uma boa parte das qualidades que lhes atribuem.

A natureza levou milhões de anos a evoluir  de um ser unicelular até chegar ao homem porque foi necessário que aos poucos se fosse acumulando nos seres que iam nascendo novas aptidões segundo as necessidades de sobrevivência que enfrentavam. Se um espírito pudesse fazer tudo o que dizem que faz, e sendo esse espírito também ele parte da natureza, porque seria preciso todo esse período tão longo de evolução?

Não precisava-mos de olhos, de ouvidos, de boca nem tão pouco de possuir um cérebro para sermos inteligentes. Bastava replicar as capacidades de um espírito para um corpo e estava o homem feito.

Se um espírito tivesse a capacidade de ver não existiriam cegos, assim como não existiriam surdos ou mudos.

E vocês dizem: não, porque o espírito ao encarnar perde essas capacidades.

E eu pergunto: Se as perde então onde é que elas ficam até voltar a recuperá-las pela morte do corpo?

Eu acho que as pessoas atribuem aos espíritos aquilo que são as capacidades da própria consciência, mas a consciência existe e esta alicerçada e construida nos neurónios que formam o cérebro e sujeita a aprender pela experiência e pelo absorver e acumular de conhecimento. A mínima falha no seu desenvolvimento e faz com que  cérebro não veja, não ouça nem permita às cordas vocais emitirem sons.

Dizem que uma pessoa por hipnose consegue lembrar-se de vidas passadas.

E eu pergunto: -  Se é o espírito que fala e se recorda de vidas passadas porque é que um indivíduo com Alzheimer mesmo hipnotizado não se consegue lembrar das memórias sobre esta vida às quais o cérebro por doença inibiu o acesso?

Muitos mais exemplos eu poderia citar, mas fico por aqui que o texto já vai longo. Espero que sirva para refletir e ponderar em hipóteses ou possibilidades.

Justificar as capacidades mediúnicas como algo que nada tem de sobrenatural é muito mais fácil que arranjar argumentos que sustentem a teoria dos espíritos.

Citação de: _Indigo_ em 20 outubro, 2020, 23:29
Boa noite,

Já fui a velórios prestar homenagem aos falecidos e assisti a situações curiosas.
Vi silhuetas translucidas que caminhavam próximo dos corpos que se encontravam a ser velados.
Num dos velórios, estava próximo do corpo do falecido e vi uma silhueta translúcida aproximar-se de mim e tocou-me no braço. Senti esse toque, como se fosse um toque de uma pessoa viva.
Durante a noite, algumas vezes, também já vi silhuetas no escuro. Uma dessas silhuetas que vi no escuro, sentou-se na berma da minha cama e o colchão baixou como se de uma pessoa se tratasse.

O que serão estas silhuetas?


A pergunta que coloca pode ser explicada com base nas capacidades do próprio cérebro.

Como colocou a pergunta eu vou escrever a resposta tentado explicar a forma como tudo pode acontecer, mas como esta mensagem já está longa demais e já é tarde, amanhã posto aqui a resposta.


Sempre aprendi que a mátéria que vemos é a matéria mais densa e com mais aglomerados de particulas. Sempre foi dito que era matéria mais densa, sendo o corpo fisico uma consequência e não uma causa.

Isto tudo, para dizerque nanda impede que haja matéria não sólida, da mesma forma como temos orgãos etéricos...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 21 outubro, 2020, 09:23
Sempre aprendi que a matéria que vemos é a matéria mais densa e com mais aglomerados de particulas. Sempre foi dito que era matéria mais densa, sendo o corpo físico uma consequência e não uma causa.

Isto tudo, para dizer que nada impede que haja matéria não sólida, da mesma forma como temos órgãos etéricos...

Vamos por partes.

Vemos a matéria mais densa exatamente porque para vermos alguma coisa ela tem que refletir a luz ambiente. Se for um gás, não o vimos porque gazes são formados por átomos tão pequenos que devido à dispersão no ambiente não têm um volume que permita a refração. Mas se forem sujeitos á compressão esses átomos aglomeram-se e passam ao estado liquido e aí tornam-se visíveis aos nossos olhos.

O problema da comparação, é que qualquer gás que não esteja retido num recipiente dispersa-se na atmosfera, misturando-se com outros gazes, não conseguindo manter uma forma nem um espaço definido. Dizem que um espírito mantém inclusive a sua imagem, por isso não pode ser constituído por matéria não sólida nem tão pouco liquida pois ficaria sujeito à evaporação.

Os órgãos etéricos de que fala, são parte do chamado nosso "duplo etérico" e é assim designado para justificar a existência do espírito. Estaria assim ligado ao corpo através do "cordão de prata". Mas isto são conceitos espíritas que são usados como tentativa de prova da existência do espírito. Fala-se dele mas não existem provas que o demonstrem cabalmente.

É uma teoria que só poderá ser aceite quando se demonstrar que o espírito existe mesmo como sendo uma energia. A energia porém, para se manter estável, exige ter sempre matéria onde se ligar e quando libertada, de imediato procura um material onde se ligar de novo. Vemos isso acontecer na trovoada ou quando tocamos num fio elétrico.

Um espirito desencarnado teria forçosamente que encarnar de imediato noutro corpo para manter a sua individualidade e as suas memórias, o que contraria os conceitos espiritas.

A energia existe no núcleo de todos os átomos que formam a matéria, precisamente porque essa mesma energia, por um processo ainda desconhecido, deu origem ao átomo de matéria que a envolve. Talvez tenha acontecido como consequência de a energia inicial, após o Big Bang, ter necessitado de algo que a mantivesse coesa e não dispersa e se não existem átomos sem energia, é porque sem ela os átomos não  poderiam existir.

Espírito teria por tudo isso, que ser uma energia que existisse de uma forma capaz de contrariar todas as leis da natureza, coisa que a própria natureza não permite que aconteça.

É bom que haja quem coloque dúvidas no que eu escrevo, pois parece que a maioria não está muito interessada em saber exatamente o que é ou possa ser, aquilo em que se acredita.

KARON
#5
Sim existe, o espirito é uma anomalia desta dimensão. Mas não existe em todos os humanos porque também existe corpos com almas vazias ou sem almas ou espirito porque alma ou espírito é a mesma coisa (mas isso é outra história).
Os ET criaram um ser (Eu Maior) com a energia de outro ET mas também existe humanos criados com a energia de um ET na sua totalidade que fora deixando aqui para um propósito da sua civilização (mas agora vou falar dos eus maiores só) para uma realidade a que nos chamamos de 4D ou astral.
Depois criaram os personagens (humanos) para uma realidade a que nos chamamos de 3D.
Funciona assim: O Eu Maior energiza o feto fecundado até ao nascimento do bebé e só incorpora no corpo no dia do nascimento através de técnicas como tokens. O Personagem nós humanos vai ganhando a sua própria consciência conforme vai crescendo, mas existe uma anomalia na dimensão e do corpo humano que acontece por volta dos 12,13 anos de idade do personagem. Começa a desenvolver outra consciência que se dá o nome de espirito. O espirito sai do corpo quando nós dormimos e vai curtir a vida na sua dimensão (intermediaria) sem as obrigações a que nós temos aqui até o Eu Maior recobrar a sua consciência. Eu sei que é complexo, estamos a lidar com ET.
O espirito vive 127 anos após o desencarne ou vivia nesta dimensão pelo motivo dos seus apegos e vícios (exemplo se eu fumar quando morrer vou ter vontade de fumar 100 vezes mais), Mas essa situação não está acontecer porque os espíritos estão a desaparecer mais rapidamente logo após o desencarne, porque os ET estão também com pressa para outros objetivos.
Todas as vivências de vida de todos os personagens bem como dos seus espíritos ficam retidos nos Eus Maiores. Os Eus maiores é que vivem na verdadeira realidade, são eles que vivem com os ET diretamente.
As vezes o maior conhecimento estão nos pequenos detalhes.
Tokens é muito perigoso
http://www.youtube.com/watch?v=XLSU9k6PHnM

Eu maior
http://www.youtube.com/watch?v=imdJwT9uUnM

Nã penso que o "cordão de prata" seja em si real.

Por outras palavras, o "espirito " precisa de algo ou alguem para poder viver e se manifestar, tal como um objeto, uma planta ou um humano. daí a "memória dos objetos", penso eu.

Comcretamente, ha seres que têm influencia em nós e nem sabemos bem como podem survir, um pouco a maneira dos sentinelas no matrix, mas versão invisivel.

"É uma teoria que só poderá ser aceite quando se demonstrar que o espírito existe mesmo como sendo uma energia. A energia porém, para se manter estável, exige ter sempre matéria onde se ligar e quando libertada, de imediato procura um material onde se ligar de novo. Vemos isso acontecer na trovoada ou quando tocamos num fio elétrico."

As ondas de forma e outro tipos de ondas não são considerados também como sendo energia? assim como o Campo Shumann e outros campos "energéticos"?
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#7
Até aos dias de hoje, ainda não consegui ler nada que me convencesse a ser ateu,
embora e como já repeti, gosto muito de falar com eles,
pelo menos os que têm a mente aberta,
tudo, menos fanáticos do tipo " eu estou certo, e tudo o resto vai para o inferno " esses nem dá para ter
qualquer tipo de comunicação possível, é como tentar mostrar o dia a quem é cego,  vive só no que pensa, e não no que vê.

Sem querer roçar o radicalismo,
será muito muito difícil alguém em oferecer um argumento ou prova que sinta ser válido,
para a não existência de espíritos,
eu ainda em criança via, e via muitos,
e que conhecimentos é que eu tinha para ver "pessoas" com trajes antigos, com até cadeiras e outras coisas antigas?
sem ter qualquer conhecimento de história, mal conhecia eu ainda o mundo fora de casa, quanto mais conhecimentos
tão pormenorizados de roupas históricas e outras coisas do passado?
só bem mais tarde é que comecei a conhecer a história, e a história daquele bairro onde eu morava..
mas isso é o menos.
Podia escrever muitos mais exemplos vividos por mim mesmo de forma pessoal,
da existência de espíritos.

E ainda que não fossem espíritos,
o que são então ?
nenhum dom paranormal conseguiria explicar-me sobre a existência dessas coisas serem outro tipo de coisas
que não sejam espíritos, ou pessoas do passado que já moraram aqui na terra?
nem por truques de telepatia, pois nem os outros sabiam..
enfim eu era muito cético, mas Deus ou seja quem for
deu-me tanta lambada, mas tanta lambada para eu ver com meus próprios olhos
do que existe,
que considero que tive muita sorte em ver o que vi,
pois de outra forma eu seria perigosamente cético,
mas Deus ( ou o que quer seja ) quis-me colocar noutro caminho.

Pode-me fazer perguntas que queira F.Leite,
que possa me questionar
e eu irei responder,
provavelmente não convencer,
não dentro de teorias ou lógicas apenas mecanicistas ou racionalizadas,
lhe ofereço algo melhor, as minhas próprias experiências vividas,
e lhe darei a melhor explicação possível,
e respeitando na mesma as suas próprias convicções.
Abraço.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Boa tarde,

Quando nas missas falam "Pai, Filho e Espirito Santo", acredito que sejam 3 entidades distintas umas das outras.
Poderão existir imensos "Pais" que criam os seus "Filhos" à sua imagem, no entanto, existindo os corpos sem Espírito, como seria viver dessa forma?
Seriam seres sem qualquer tipo de emoção e consciência?
Seriam apenas máquinas que faziam o seu trabalho?

Tenho experiênciado durante projecções astrais, despertar durante a meditação e verifico que consigo levantar-me enquanto observo o meu corpo deitado em repouso.
Como se pode explicar isto a alguém que não acredita nestas situações?


"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: _Indigo_ em 21 outubro, 2020, 17:45



A resposta á sua pergunta sobre manifestações, está num novo tópico que á pouco publiquei.