Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • A Raposa e o Príncipe
    Iniciado por MMFH
    Lido 983 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A RAPOSA E O PRÍNCIPE

E foi então que apareceu a raposa:
__Bom dia, disse a raposa.
__Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
__Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
__Sou uma raposa, disse a raposa.
__Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
__Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
__Ah! desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
__Que quer dizer "cativar"?
__Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
__Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
__Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também.
É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
__Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
__É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...".
__Criar laços?
__Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
__Começo a compreender, disse o principezinho... Existe uma flor... Eu creio que ela me cativou...
__É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...
__Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
__Num outro planeta?
__Sim.
__Há caçadores nesse planeta?
__Não.
__Que bom. E galinhas?
__Também não.
__Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia:
__Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca,como se fosse música. E depois, olha! Vês lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
__Por favor... cativa-me! disse ela.
__Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas
a conhecer.
__A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
__Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
__É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei para o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
__Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!

Antoine de Saint-Exupèry
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#1
Gosto mais de lobos :)
raposas são matreiras de mais para o meu gosto , nunca se sabe quando se pode realmente confiar em alguém, e esse é o problema das pessoas não se cativarem mais umas às outras de forma livre e expontânea, e quando isso raramente acontece, mais tarde o nosso ego tende a estragar tudo com as expectativas entretanto criadas e impostas no outro de qualquer jeito.
Amar incondicionalmente é o caminho para se aceitar sem se olhar aos defeitos
o de respeitar até quem é a nos contrário,
simplesmente amar sem esperas, e sem expectativas.
Sendo assim, a todos se cativa com tempo e paciência, mesmo que não se seja propriamente cativado por ninguém, mas amar incondicional sem julgar , e entrar nesse estado permanente de paz não será já a melhor coisa que se pode receber? e sem nada que estrague a nossa paz ( nem que acabasse o mundo )
utopia ou fábula ? seja o que for, é um caminho para sermos todos reais principes por dentro, e menos " raposas " por fora :)
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

A raposa nesta fábula é apenas uma personagem. As metáforas nela contidas é que são, na minha opinião, maravilhosas. 😊
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#3
eu sei :) as metáforas e alegorias,  são um excelente modo de aprendizagem, não só para crianças, mas também para graúdos, Jesus e outros grandes mestres e avatares da humanidade usavam parábolas e outras comparações para poderem passar o conhecimento através de uma linguagem acessível e de fácil compreensão a todos..

Coisa que os políticos e governantes e outros "oradores " de massas não o fazem, já propositadamente para complicarem e assim ninguém entender o que realmente querem falar, deviam ler mais fábulas e parábolas nas faculdades e menos artes de camuflagem e esgrima no poder da argumentação  kkkkk :)
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Citação de: Miguel Fernandes em 28 maio, 2020, 11:50
eu sei :) as metáforas e alegorias,  são um excelente modo de aprendizagem, não só para crianças, mas também para graúdos, Jesus e outros grandes mestres e avatares da humanidade usavam parábolas e outras comparações para poderem passar o conhecimento através de uma linguagem acessível e de fácil compreensão a todos..

Coisa que os políticos e governantes e outros "oradores " de massas não o fazem, já propositadamente para complicarem e assim ninguém entender o que realmente querem falar, deviam ler mais fábulas e parábolas nas faculdades e menos artes de camuflagem e esgrima no poder da argumentação  kkkkk :)

O livro "O Pequeno Príncipe" foi-me oferecido tinha eu cerca de nove ou dez anos, comecei a lê-lo numa tarde de verão, mas com essa idade achei o livro uma seca. :)
Mais tarde com dezassete anos um dia estava a ver os livros que tinha na estante do meu quarto, sempre gostei muito de ler, e deparei-me novamente com ele. Comecei a ler e não parei até acabar. Foi, e é para mim, um livro muito especial!

Ofereci-o este ano ao meu filho, que felizmente herdou de mim o gosto pela leitura, mas como tem dez aninhos feitos à pouco tempo, mal começou a lê-lo achou-o uma grande seca :), fartei-me de rir quando me disse isso, vieram-me à memória lembranças do passado.


Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#5
lol eu acho que com essa idade devia ser o único miúdo que gostava de ler coisas de adultos, e achava a maior parte da B.D uma seca! a não ser talvez o pato donald lol ... mas talvez eu seja um E-T e nem sabia que era kkkkkk

mas o mais engraçado é que hoje de vez em quando ate vejo bonecos,  melhor do que T.V., que essa para mim é que é seca lol ( tantos mortos por um lado e gripezinha na boca de outros, fiquem em casa, abre janela fecha janela, gato tem virus, afinal já não tem, mascara é boa, afinal não são todas, o chão está contaminado, afinal não é tanto, Trump chefe mandão vs china podre de assassina; mais um acidente na avenida do zé da esquina, , politica enquanto para uns está tudo mal, outros pintam o mundo de cor de rosa, futebol ao ataque com pimenta na lingua em todas as direcções; depois o estado do tempo, se fizer sol faz, mas se mudar de ideias afinal pode chover; depois telenovelas, como se a novela da vida real não fosse já mais dramática e aventureira ; depois filmes dos anos 80\90 a monte, talvez já ninguém faça mais filmes hoje em dia né.. ah! já me esquecia olhar para um bando de fulanos e fulanas dentro de casa a tratarem-se mal uns aos outros, mas quererem aparecer sempre bonitinhos na fotografia; enfim...que maravilha, o que vale é que só vejo 2 canais :
Youtube e netflix

ai a minha língua por vezes ..... lol
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Citação de: MMFH em 28 maio, 2020, 11:30
A raposa nesta fábula é apenas uma personagem. As metáforas nela contidas é que são, na minha opinião, maravilhosas. 😊

Algo que as pessoas se esquecem é que precisam de aprender a cativar os outros, pois isso subentende aprender a compreender os outros, a saber pôr-se no lugar deles e algumas vezes até a partilhar as dores que os afectam.

Talvez porque sejam coisas que acabam por nos alterar o nosso comportamento, tornando-nos mais humanos e conscientes.

E todos queremos é que os outros mudem para adornarem o nosso mundo que julgamos ser sempre o mais perfeito de todos.