Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.524
Total de mensagens
369.634
Total de tópicos
26.970
  • Como se proteger das Mistificações ?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 483 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como se proteger das Mistificações e Obsessões ???
Vejamos as explicações de Kardec

SE NÃO QUISERMOS SER VÍTIMAS DESSES ESPÍRITOS LEVIANOS, É NECESSÁRIO JULGÁ-LOS, E PARA ISSO TEMOS UM CRITÉRIO INFALÍVEL: O BOM-SENSO E A RAZÃO.

Sabemos que as qualidades da linguagem que caracteriza entre nós os homens realmente bons e superiores são as mesmas para os Espíritos.

DEVEMOS JULGÁ-LOS POR SUA LINGUAGEM.
Nunca seria demais repetir o que a caracteriza nos Espíritos elevados: é constantemente digna, nobre, sem bazofia nem contradição, isenta de trivialidades e marcada por um cunho de inalterável benevolência.

Os bons Espíritos aconselham; não ordenam; não se impõem; calam-se naquilo que ignoram. Os Espíritos levianos falam com a mesma segurança do que sabem e do que não sabem; a tudo respondem sem se preocuparem com a verdade. Em mensagem supostamente séria, vimo-los, com imperturbável audácia, colocar César no tempo de Alexandre; outros afirmavam que não é a Terra que gira em redor do Sol.

Resumindo: TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA OU APENAS INCONVENIENTE; TODA MARCA DE ORGULHO E DE PRESUNÇÃO; TODA MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL; TODA NOTÓRIA HERESIA CIENTÍFICA É, NOS ESPÍRITOS, COMO NOS HOMENS, INCONTESTE SINAL DE NATUREZA MÁ, DE IGNORÂNCIA OU, PELO MENOS, DE LEVIANDADE.

DAÍ DEDUZ-SE QUE É NECESSÁRIO PESAR TUDO QUANTO ELES DIZEM, PASSANDO-O PELO CRIVO DA LÓGICA E DO BOM-SENSO. EIS UMA RECOMENDAÇÃO FEITA INCESSANTEMENTE PELOS BONS ESPÍRITOS. Dizem eles: "Deus não vos deu o raciocínio sem propósito.
Servi-vos dele a fim de saber o que estais fazendo." Os maus Espíritos temem o exame. Dizem eles: "Aceitai nossas palavras e não as julgueis". Se tivessem consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz.

O HÁBITO DE PERSCRUTAR AS MAIS SIMPLES MENSAGENS DOS ESPÍRITOS, DE LHES PESAR O VALOR ─ DO PONTO DE VISTA DO CONTEÚDO E NÃO DA FORMA GRAMATICAL, COM QUE POUCO SE PREOCUPAM ELES ─ NATURALMENTE AFASTA OS ESPÍRITOS MAL INTENCIONADOS, que então não viriam inutilmente perder seu tempo, de vez que rejeitamos tudo quanto é mau ou tem origem suspeita. Mas quando aceitamos cegamente tudo quanto dizem, quando, por assim dizer, nos ajoelhamos ante sua pretensa sabedoria, eles fazem o que fariam os homens. Abusam de nós.

Allan Kardec
Revista espírita - jornal de estudos psicológicos - 1859 > fevereiro > escolhos dos médiuns