Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Defumações
    Iniciado por Mestre Juremeiro
    Lido 1.153 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Defumar para limpar espiritualmente um ambiente é uma prática transversal à humanidade e está presente em quase todas as práticas mágico-religiosas das mais variadas culturas.
Para defumar e actuar espiritualmente através do fumo, desde os tempos mais remotos que a humanidade utiliza plantas, partes de animais e minerais.
Uma defumação é um acto magico que envolve a utilização de elementos essenciais como o fogo, presente no lume que se acende,  a terra presente no carvão que se usa,  o ar por onde actua o fumo,  e a água presente na vida das plantas que vamos queimar.
Podemos defumar pessoas,  animais,  objectos e lugares.
É muito frequente usarmos as defumações para limpar espiritualmente casas ou locais contaminados com vibrações pesadas.
Defumar é em si mesmo um ritual. E como todos os rituais cumpre regras.
Vou partilhar convosco as regras que uso para defumar lugares, de acordo como aprendi e me ensinaram os meus Mestres.
Não vou dizer,  que fazer de outra maneira está errado. Vou dizer-vos como aprendi.
Primeiro é  preciso preparar a defumação.
Pessoalmente não uso nem a concelho defumações industriais, embaladas nem incensos em pauzinho ou em cone. Não uso para fins espirituais e terapêuticos coisas que desconheço de onde vêm e que desconheço que tipo de cargas "trazem agarradas". Não uso nem aconselho as pessoas que me consultam e que eu ajudo a usarem.
Cada caso é um caso,  e uma defumação boa para uma circunstância pode ser desastrosa numa situação diferente.  Por isso,  quando faço ou sugiro uma defumação sei que materiais vou usar e para quê.
O primeiro passo é preparar a defumação.  No almofariz ou pilão que tenho sempre limpo,  ponho os materiais que quero usar e esmago. É aqui nesta fase que se devem fazer os pedidos. É quando usamos o almofariz ou pilão para esmagar as plantas,  incensos ou outros materiais que devemos pedir à defumacao que estamos a fazer, para resolver,  limpar,  proteger.
Depois de desfeito num pó grosso e seco,  devemos ir acender o carvão que vamos usar quando estiver incandescente.
A casa,  loja,  quarto ou espaço que vamos defumar já deve estar limpo e arrumado com todas as janelas fechadas. E a porta da rua aberta. Se não for possível ter a porta toda aberta para trás,  podemos deixar estar encostada,  mas é obrigatório que fique aberta para que tudo o que vamos expulsar possa sair.
Usando uma superfície de metal ou de pedra,  pomos o carvão incandescente. Com a mão esquerda seguramos o metal ou a pedra onde temos o carvão incandescente, com a mão direita vamos pondo a defumação sobre o carvão.
No caso de uma casa ou espaço com várias divisões,  devemos comecar pela divisão ou quarto mais afastado da porta da rua e vamos defumando sucessivamente até chegar a porta.
Em cada quarto, sala, armazém, devemos ir defumar os quatro cantos cruzando o espaço. O canto mais afastado direito. Depois o canto mais próximo esquerdo,  depois o canto mais afastado direito depois o canto mais afastado esquerdo.
Debaixo das camas e dentro dos armários tambem devemos defumar.
As casas de banho, dispensas e cozinhas também devem ser defumadas.
Depois de toda a casa estar defumada.  Devemos deixar o resto da defumação sobre o carvão a queimar atrás da porta da rua e é apenas neste momento que fechamos a porta.
Passado umas horas, ou no dia seguinte,  quando o carvão já está frio,  é preciso,  levantar a defumação. Para isso,  usamos um guardanapo de papel ou papel de cozinha onde embrulhados as cinzas e limpamos  a base de metal ou pedra.  Depois é só ir "entregar" a defumação na mata, no mar ou num rio.  Despeje as cinzas, recue três passos,  volte-se venha embora e não olhe para trás.
Espero ter ajudado.
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Boa meu amigo Mestre Juremeiro.

Como dizes foi a forma que aprendeste. Então vou aqui dar o meu contributo com a minha forma "Xamanica".

Tenho as minhas ervas, apanhadas por mim, e que estão bem secas e cortadas em pequenos pedaços. Temos a preparação, ver que tipos de ervas são necessárias e que tipo de limpeza é preciso, harmonização, ambiente pesado, energias maradas, etc

Coloco as ervas num pequeno vaso cerâmico e acendo, sem carvão. Após algumas labaredas e com o movimento elas apagam-se e deitam o fumo essencial. Caso o fumo seja pouco, volto a acender. Vou a todas as divisões, entro de frente, vou aos cantos, faço o sinal da cruz com o vaso, digo uma oração e recuo ficando sempre de frente para a divisão só me voltando quando saio.

Apesar de se dizer que wc e cozinha não ser necessário devido a ter água corrente, faço sempre limpeza nesses sitios.

Termino sempre na porta da rua a qual abro, benzo e depois fecho.

As janelas e porta da rua, enquanto faço, estão fechadas. Deixa-las fechadas por uns 15/30 m e só depois abrir para que o fumo saia. O objectivo é que o fumo arranque a energia negativa e depois ao abrir as janelas ele possa sair deixando a casa limpa.

Isto é aplicado a todo e qualquer espaço bem como a pessoas

Espero ter contribuído

Fiquem bem

Pessoalmente uso smudges de várias plantas:

Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Muito interessante! Obrigado por partilharem os vossos métodos. Seria possível algum de vós, noutro tópico, colocar os tipos de ervas que utilizam e em que situação as devemos usar?

Cumprimentos!

#4
Citação de: trismegistus em 01 abril, 2020, 20:13
Muito interessante! Obrigado por partilharem os vossos métodos. Seria possível algum de vós, noutro tópico, colocar os tipos de ervas que utilizam e em que situação as devemos usar?

Cumprimentos!
Bom dia Trismesgitus
Lamento, mas da minha parte não vou fazer o que pedes. Seria uma irresponsabilidade da minha parte.
Cada erva, cada raiz, cada folha, tem uma energia vibracinal própria. A forma de usarmos essa energia dessa planta, depende de contexto para contexto e de pessoa para pessoa. Uma mesma planta pode ser muito benéfica numa determinada pessoa para um determinado efeito, e ser desastroso noutra pessoa, noutra casa, noutro lugar para o mesmo efeito. Se vos fizesse uma lista de ervas ou misturas, as pessoas iam usar para as situações que considerassem apropriadas mesmo não o sendo acabando por se prejudicar.
Estaria próximo do erro que critico daqueles produtos embalados que se vendem em algumas lojas que são defumações que dão para tudo... dá pro campo, dá para praia e para festa da atalaia... Limpam, afastam espíritos, atraem dinheiro, atraem amores...Na realidade não fazem anda!
Por exemplo, se eu dissesse que para limpar de vibrações pesadas de uma casa, devíamos usar arruda. Estava dita a frase, para algumas situações é muito eficaz... mas imagine uma situação em que apesar das pessoas que vivem na casa estarem sujeitas a vibrações pesadas, há uma alma guia de um antepassado a protege-las... e o que é que acontecia se usássemos a arruda? Íamos afastar essa alma guia que estava a ajudar...pois... O mesmo é válido para todas as ouras plantas. Cada caso é um caso. Antes de usar uma planta ou misturas de plantas é preciso consultar o oráculo que vai sugerir e determinar a sua utilização.
Cada caso, cada situação é única.
Não se pode generalizar.
As pessoas mais depressa aprendem a fazer errado do que bem.
E há sempre aquelas pessoas que se põem a inventar...
Tudo porque se acham o supra-sumo do esoterismo e não estão dispostas a ir a uma consulta...E por isso pões-se sozinhas a resolver as coisas à maneira que inventam...ouviram ler, ou viram um video no youtube...
E assado umas semanas voltam aqui a forum, às vezes com outro nome, a fazer as mesmas perguntas,a procurar as mesmas respostas...
Sabemos que é assim...
Por isso, partilho informações sim, partilho o pouco conhecimento que tenho, procuro aprender com todos... mas não dou receitas. Se as desse corria o risco que as usassem mal e a responsabilidade em ultima analise seria minha...
Fica bem
Fica em Paz

Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

#5
Citação de: Mestre Juremeiro em 02 abril, 2020, 11:24

. A forma de usarmos essa energia dessa planta, depende de contexto para contexto e de pessoa para pessoa.

E do mesmo plano de planta para outro plano de planta, isto é, duas plantas da mesma familia e mesma raça, lado a lado, terão energias diferentes e atuações diferentes...mas são "a mesma planta"

Citação de: Mestre Juremeiro em 02 abril, 2020, 11:24


Por exemplo, se eu dissesse que para limpar de vibrações pesadas de uma casa, devíamos usar arruda.


Arruda? Uma erva quente? Estarias era a propor às pessoas a destruir o seu próprio campo energético, para mencionar só isso. faz parte das ervas em que se deve ter muito cuidado e pouco uso.

Pessoalmente, o que mais me mete piada é toda essa gente que pensa que a salvia apiana (branca) é a melhor de todas para limpeza... Das mais de 800 variedades de sálvia, todas, menos as alimentar servem (Explicado por um Sioux). A branca foi, por ser de cor branca, associada a pureza e limpeza.
Eu pergunto: Em que estado está a planta de apiana que tens? quantos quimicos tem, e são precisos para o produzir? é que, atualmente, para responder a uma procura de massa, é preciso uma fabricação de tipo industrial...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 02 abril, 2020, 11:39
E do mesmo plano de planta para outro plano de planta, isto é, duas plantas da mesma familia e mesma raça, lado a lado, terão energias diferentes e atuações diferentes...mas são "a mesma planta"

Arruda? Uma erva quente? Estarias era a propor às pessoas a destruir o seu próprio campo energético, para mencionar só isso. faz parte das ervas em que se deve ter muito cuidado e pouco uso.

Pessoalmente, o que mais me mete piada é toda essa gente que pensa que a salvia apiana (branca) é a melhor de todas para limpeza... Das mais de 800 variedades de sálvia, todas, menos as alimentar servem (Explicado por Sioux). A branca foi, por ser de cor branca, associada a pureza e limpeza.
Eu pergunto: Em que estado está a planta de apiana que tens? quantos quimicos tem, e são precisos para o produzir? é que, atualmente, para responder a uma procura de massa, é preciso uma fabricação de tipo industrial...
Precisamente.
E é com algum desgosto que vejo muitas vezes, pessoas a aconselharem determinadas limpezas, sem terem a mínima noção do que estão a fazer. Por principio, não comento, porque não quero desacreditar ninguém... Mas é uma grande irresponsabilidade. Ainda mais quando se aconselham plantas, não apenas para defumar, como para banhos... e às vezes até para tomar como chás e purgantes...Até fico arrepiado.
Parece os conselheiros do Sal Grosso. Vejo muitas vezes aconselharem um banho de sal, para coisas que claramente o banho de sal, vai prejudicar porque vai tirar o brilho e energia vital... Mas as pessoas aconselham à mesma... Até o humorista Gel fez uma seria de vídeos a brincar com tema...alguns com piada.
Enfim, como dizia o Eisntein, há duas coisas infinitas: o universo e a ignorância, mas sobre o infinito do universo há algumas duvidas....

Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

No "pior" dos casos, há uma data de livros com plantas e suas acções para a saúde, uns são mesmo feito por biologistas entre outros. O alecrim assim comestivel tem a sua ação na saude e tempera prato...

Já tive de travar gente ás qual tinham prometido que o consumo junto de datura e de digital lhes dariam poder extra-ordinários e que falariam com os deuses... com essas plantas, vais falar com os deuses, é certo, mas ficas lá para conversar com eles para sempre....

E só de pensar que essas plantas crescem espontâneamente, pois são ervas "daninhas"...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Boa tarde a todos.

Concordo com aquilo que foi sendo dito. Ervas é uma matéria mito complexa e recheada de tantos quês. Quem quer saber as propriedades, como diz o draksmile o que não faltam são livros.

Todas elas são por mim usadas. E digo que na generalidade uso arruda, alecrim, alfazema, salva, cedro, eucalipto, folhas oliveira, enfim uma panóplia de ervas. Darksmile, a arruda é fantástica para limpar coisas ruins. O problema dessa e das outras todas tem a ver com o equilíbrio das porções utilizadas. Isso sim é o segredo da coisa. Junção das ervas e quantidades.

Existe uma crença, que diz é bom ter uma planta de arruda á entrada de casa (quem tem quintais) pois evitam a entrada das bruxas ou espiritos. É de facto uma planta perigosa e tem que se ter algum cuidado.

E indo ao encontro de tudo o que disse Mestre Juremeiro, uma vez fui fazer um trabalho/ajuda (atenção que não sou profissional, sou amante) e ao conversar com a sra ela me diz que tinha ido a alguém que lhe recomendou beber chá de arruda. Fiquei em pânico. a sorte foi que só tinha bebido uma caneca do 1,5 lt que tinham recomendado. Uma vez que estava na casa da Sra, pedi licença e vazei no lavatório o que tinha. É de uma irresponsabilidade tremenda receitar uma coisa destas. Arruda é altamente venenosa. 1,5 lt e tão concentrada podia matar....Por isso lidar com ervas muito cuidado.

Portanto, falar de ervas é complicado pois todas têm as suas propriedades, todas são utilizáveis mas sempre nas quantidades corretas e para os fins específicos.

Fiquem bem

Entendo! Obrigado pelo esclarecimento.