Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Cristais e a sua correspondência na Umbanda (visão pessoal).
    Iniciado por Lancelot
    Lido 748 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Saudações

Os cristais realizam milagres?
Não. Quem realiza os milagres somos nós. Os cristais são "instrumentos" que se utilizados de forma correcta poder-nos-ão auxiliar na obtenção desse milagre pretendido.

Qual o melhor, mais poderoso ou mais adequado cristal a ser utilizado para determinado fim ou propósito?
Não existem receitas e cada caso é um caso diferente. Se seguirmos os conselhos dos livros vamos reparar que para o mesmo assunto existem várias soluções. Basta mudar o autor que a solução é diferente. Pelo que eu opto sempre por escutar a minha intuição e a orientação dos mentores. Por vezes as escolhas são surpreendentes e fora de contexto, mas o que na verdade conta é o resultado final.

Após algum estudo, estou convencido que através dos seus aspectos físicos, posso fazer algumas correspondências com os Sagrados Orixás. Auxiliando-nos assim na hora de escolher o cristal "perfeito" para determinado assunto.

Nas próximas páginas procurarei demonstrar o meu ponto de vista, a minha visão pessoal sobre o assunto.


Espero que seja útil.


Obrigado

Lancelot






Rubens Saraceni definiu, no seu livro "7 Linhas da Umbanda", a seguinte correspondência entre os Orixás e os cristais.


Oxalá   - Cristal de quartzo   
Logunã   - Quartzo fumado
Oxún   - Ametista   
Oxumaré   - Mica rosa
Oxóssi   - Esmeralda   
Obá          -  Madeira fossil
Xangô   - Jaspe   
Egunitá   - Ágata de fogo
Ogún   - Granada   
Iansã   - Citrino
Obaluaiê   - Turmalina Rosa   
Nanã          -  Pedra da Lua
Iemanjá   - Água marinha   
Omolú   - Oníx

Angélica Lisanty fez o mesmo no seu site.


Oxalá   - Cristal de quartzo   
Logunã   - Quartzo fumado
Oxún   - Quartzo rosa   
Oxumaré   - Fluorite
Oxóssi   - Esmeralda   
Obá          - Madeira fossil
Xangô   - Jaspe   
Egunitá   - Ágata de fogo
Ogún   - Hematite   
Iansã   - Citrino
Obaluaiê   - Ametista   
Nanã           - Ametista
Iemanjá   - Água marinha   
Omolú   - Oníx

Como pudemos analisar, existem diferenças. Mas, se a pesquisa fosse mais extensa, muito mais diferenças existiriam. O que acaba sempre por trazer confusão.
No fundo quem estará certo?
Em minha opinião ambos estão certos. Assim afirmo, porque acredito, e tenho alguma experiência nesse ponto, que o melhor, mais adequado, mais poderoso cristal para determinado "assunto" é aquele que nos é orientado e intuído pelos nossos mentores. Independente de todo um estudo que tenhamos sobre o assunto.
Mas não é só sobre a correspondência dos Orixás que encontramos diferenças. Em todos os livros sobre cristais as encontramos. E a julgar por algumas correspondências observadas por mim, acredito que cada ser humano apresentaria uma correspondência diferente. Pois cada ser humano é um universo independente, existem muitos tipos de cristais descobertos e está estimado que ainda existam perto de 2500 por descobrir no nosso planeta.

Continua.......

Precisamente... isso de encontrar correspondências é muito relativo.
Os cristais emitem uma determinada vibração que pode ser usada. Querer enquadrar a vibração dos cristais em determinadas formas de energia pura como os Orixás, conduz, no meu entendimento a algumas confusões.
Respeito quem o faz, mas não vou por esse caminho.
Outra visão: todos os cristias, enquanto rocha pertencem a Xango.
Todos os cristais enquanto Luz pertencem a Oxalá
Todos os cristais enquanto poder de harmonização pertencem a Oxum
Todos os cristais, na sua qualidade de se poderem multiplicar e reproduzir, pertencem a Yemanja
Todos os cristais, na sua qualidade de objectos de cura pertencem a Obaluaé
Todos os cristas na sua qualidade de objectos de transformação mágica pertencem a Exu...
Todos os cristais enquanto elemento de trabalho pertencem a Ogun
e assim sucessivamente....
Esta será outra versão.
Agora uma coisa é inegável: a força que a energia que os cristais emanam pode e deve ajudar muitas vezes nos trabalhos, de cura, limpeza e harmonização.
Obrigado pela partilha Lancelot
Fica bem
Fica em Paz

Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Continuando....


Então vamos lá aos aspectos físicos.


Cores


Oxalá - Branco
Logunã - Azul escuro
Oxún - Rosa
Oxumaré - Azul Claro
Oxóssi - Verde
Obá - Castanho
Xangô - Vermelho
Egunitá - Laranja
Ogún - Azul escuro
Iansã - Amarelo
Obaluaiê - Lilás
Nanã - Violeta
Iemanjá - Azul claro
Omolú - Roxo


Acredito que por aqui não haja muitas dúvidas na correspondência.

Aqui quero deixar uma nota. Existem alguns grupos que possuem um largo espectro de cores. Tais como as turmalinas, as ágatas, os quartzos, as cálcites, as fluorites, etc


Nome Próprio


Água Marinha – Iemanjá

Ágata de Fogo – Egunitá

Obsidiana arco-iris - Oxumaré




Outros exemplos:
Angelite, Celestite, Opala de fogo, Ágata de musgo



Nome "Simbólico"


Pedra da Cruz (Quiastolite) – Oxalá


Pedra Golfinho (Larimar, Pectolite) – Iemanjá


Pedra da Lua (Ortoclase) – Nanã


Pedra do Sol (Oligoclase) – Xangô


Pedra da Tempestade (Pietersite) - Iansâ

Outros Exemplos:
Cabelo de Anjo (Quartzo Rutilado), Olho-de-gato (Crisoberilo), Sangue de Dragão (Cinabrio), Pedra do Sangue (Heliotrópio), Rosa do Deserto (Selenite).




Forma Natural



Magnesite (Cerebro) – Oxalá



Staurolite (Cruz) - Oxalá



Elemento



Pirite de ferro - FeS2 – Ferro – Ogún



Hematite – Fe2O3- Ferro – Ogún



Halite( Opala de Água) –NaCl – Sal -  Iemanjá



Amorfismo


Eu aqui não tenho muitas dúvidas pois é o caos completo. Para mim é domínio de Exú. Mas deixo para vossa observação.


https://i.servimg.com/u/f88/17/73/98/25/transf10.jpg


Alguns exemplos:



Madeira Fóssil



Obsidiana



Azeviche



Âmbar






Continua..................