Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • O fantasma do Padre Bernardo
    Iniciado por Antonio Valente
    Lido 1.181 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um relato interessante dos meus lados, que eu resolvi partilhar:  ;)

CitaçãoO fantasma do Padre Bernardo

Os mais idosos certamente ainda se lembram de ouvir falar nas célebres assombrações do Padre Bernardo, muito badaladas em Alvalade nos finais do século 19 e na primeira metade do século 20. Segundo a tradição oral, eram frequentes as aparições nocturnas do fantasma do Padre Bernardo junto do velho portão do quintal do Mira e nas colunas de cantaria da entrada de uma courela na várzea do Sado, em frente da vila. Embora já pouco falada, a história ainda hoje povoa a memória das gerações alvaladenses mais idosas.

Para os mais cépticos, a assombração do Padre Bernardo não foi mais do que uma  invenção para amedrontar e afastar alguns curiosos de certos locais habitualmente usados para encontros amorosos clandestinos. Porém, ao longo do tempo houveram muitos mais que garantiram e juraram ter mesmo visto o fantasma do Padre Bernardo no portão do quintal do Mira (demolido e desaparecido há menos de vinte anos), qual guardião de um espaço que embora já descaracterizado tem ainda muito por revelar pela sua localização e configuração particulares, e na entrada da courela acedida pelo caminho que vai desembocar entre a ponte seca e a ponte dos Arcos e que em tempos foi o acesso principal ao interior da vila, pela actual rua 23 de Agosto.

O Padre Bernardo António de Sousa, que oficiou na paróquia de Alvalade entre 1830 e 1876, ficaria ainda ligado à inauguração do cemitério público da freguesia, construído no cerrado de S. Pedro, em 1854, tendo sido o último sacerdote a residir no "Priorado", uma espécie de casa de função situada na esquina entre a Rua de S. Pedro e o popularmente designado Bairro Danado ou Bairro de Campilhas.
Alvalade.info
Someone once told me that time was a predator that stalked us all our lives, but I rather believe that time is a companion who goes with us on the journey, and reminds us to cherish every moment... because they'll never come again.