Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Sobre ignorância da comunicação social
    Iniciado por Tokobá de Xango
    Lido 981 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tokobá de Xango
https://diariodistrito.pt/trabalho-de-bruxaria-deixado-numa-rua-em-poceirao/

Esta noticia sobre aquilo a que chamam "trabalho de bruxaria", revela não só desconhecimento, como mau trabalho jornalístico e são noticias assim que promovem o racismo, a xenofobia e as eleições de nazis.

O que está na foto e está descrito, não é um "trabalho", é apenas um ébo. Um despacho, um pequeno agrado ao Sr. Exu.
Aceito que se questione a localização numa lógica de poder por em causa a higiene urbana. Também concordo que deviam ser composto exclusivamente por materiais biodegradaveis. Mas num país onde se incentiva fatima e o joelhodromo. Num país em que a escola do estado paga por todos, tem a possibilidade de ensinar religião católica aos alunos que escolherem, num país onde as igrejas param o transito e ocupam ruas quando querem para fazerem festas e procissões... que haja um bocadinho mais de respeito com o  Senhor Exu, que é dono das encruzilhadas, dos encontros e desencontros.
Laraié Exu!
Saravá!

Muitos fazem como se nada tivesse acontecido e "ignoram" ou não falam sobre isso, não é por falta de missas negras e profanação de sepulturas que há nos cemitérios em Portugal.

#2
Perto de minha casa por vezes alguém se lembra de  fazer trabalhos, despachos, seja lá o que lhe quiserem chamar.
Contudo esquecem-se é de limpar a porcaria que deixam na rua depois de fazerem os rituais.
A isso chama-se falta de civismo, falta de vergonha na cara e falta de respeito perante o próximo...ou então será alguém que gosta de ver as ruas imundas de porcaria e lixo.
Independentemente se o trabalho é dirigido ao Exu, Exua, Pomba Gira ou seja lá quem for, há algo acima disso tudo que se chama respeito pelo próximo que inclui um termo denominado de urbanidade.
Em relação ao termo bruxaria estar ou não corretamente incluido na noticia, na minha opinião isso será pouco ou nada relevante, porque a noticia foca-se na vergonha ou falta dela de quem faz a badalhoquice que está à mostra de todos.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#3
Caro Tokobá de xango, esse assunto dava páginas e páginas e páginas, mas iria ferir susceptibilidades de muita gente, apenas é melhor nem dizer nada, ou o menos possível., a espiritualidade me está a ensinar a ser um pouco mais reservado nas minhas coisas.
Certo que as pessoas devem ter cuidado com o que deixam e como deixam nos lugares públicos, principalmente demasiado públicos..de resto tudo bem e subscrevo tudo o que disse.
Amo os exus e fátima e no fundo qualquer espiritualidade que nos ensine a ser melhores uns para os outros, excepto fanatismos que não fazem bem a ninguém.
Mas vá-se habituando, tudo o que foge do entendimento no nosso querido país já é " Bruxaria "
são o fruto de séculos e séculos de influências do dogma da igreja romana...enfim ...
Saravá :)
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Tokobá de Xango
Citação de: Miguel Fernandes em 10 outubro, 2019, 15:45
Caro Tokobá de xango, esse assunto dava páginas e páginas e páginas, mas iria ferir susceptibilidades de muita gente, apenas é melhor nem dizer nada, ou o menos possível., a espiritualidade me está a ensinar a ser um pouco mais reservado nas minhas coisas.
Certo que as pessoas devem ter cuidado com o que deixam e como deixam nos lugares públicos, principalmente demasiado públicos..de resto tudo bem e subscrevo tudo o que disse.
Amo os exus e fátima e no fundo qualquer espiritualidade que nos ensine a ser melhores uns para os outros, excepto fanatismos que não fazem bem a ninguém.
Mas vá-se habituando, tudo o que foge do entendimento no nosso querido país já é " Bruxaria "
são o fruto de séculos e séculos de influências do dogma da igreja romana...enfim ...
Saravá :)


Saravá  Miguel Fernandes.  A luz e o entendimento é sempre superior à ignorância e ao ódio.
Fique bem.
Fique em Paz.

Citação de: Tokobá de Xango em 10 outubro, 2019, 09:15
https://diariodistrito.pt/trabalho-de-bruxaria-deixado-numa-rua-em-poceirao/

Esta noticia sobre aquilo a que chamam "trabalho de bruxaria", revela não só desconhecimento, como mau trabalho jornalístico e são noticias assim que promovem o racismo, a xenofobia e as eleições de nazis.

O que está na foto e está descrito, não é um "trabalho", é apenas um ébo. Um despacho, um pequeno agrado ao Sr. Exu.
Aceito que se questione a localização numa lógica de poder por em causa a higiene urbana. Também concordo que deviam ser composto exclusivamente por materiais biodegradaveis. Mas num país onde se incentiva fatima e o joelhodromo. Num país em que a escola do estado paga por todos, tem a possibilidade de ensinar religião católica aos alunos que escolherem, num país onde as igrejas param o transito e ocupam ruas quando querem para fazerem festas e procissões... que haja um bocadinho mais de respeito com o  Senhor Exu, que é dono das encruzilhadas, dos encontros e desencontros.
Laraié Exu!
Saravá!

Saudações Irmão.

Entendo o que queres dizer. Hó se entendo.

Mas com o devido respeito eu gostaria de abordar o assunto por outro prisma. Acho que faz muito sentido. Pelo que abordarei através da realidade Umbandista que é aquela que mais conheço. Do Camdomblé só conheço o que estudei pelo que deixarei para quem for mais entendido.

Quando adentrei no mundo Umbandista, passado aqueles tempos iniciais de fascinação, cheguei há conclusão que existia muito pouca informação fundamentada e a pouca informação paga pouco ou nada dizia de concreto. Era do tipo: "é assim, porque sim". Escusado será de dizer, que esse tipo de respostas não pega. E tanto eu questionei que acabaram educadamente, por abrir a porta da saída.
Bem, adiante.

Em minha opinião, quem fez esta entrega, ou é principiante nestas andanças ou é um puro ignorante.
Porque é que eu digo isto?

Quem, no seu perfeito juizo, vai fazer uma entrega a meio da noite no meio da estrada?
1º Está sujeito a provocar um acidente.
Meus caros, escolham o local com calma.
2º Sendo onde foi feito, o mais certo é nem terem saudado Exú. Colocaram as coisas e toca a fugir. Basta olhar pela vela, nem 1 cm ardeu. e o charuto nem saiu do plástico, quanto mais ser aceso.
Meus caros, estes trabalhos são para ser feitos com calma e tranquilidade.
3º Estamos em tempo de seca, não faz sentido acender vela alguma no exterior. Ainda por cima sem vigilância. Querem acender a vela, tudo bem, mas acendam onde a possam vigiar. E não esqueçamos que Exú ou outro qualquer Orixá tem muitos mais elementos. Basta pensarmos um pouco que a coisa resolve-se tranquilamente.
4º Por favor, não usem os pratos de cerâmica, os copos de vidro, o boião de vidro, etc. Se por acaso os quiserem usar, passem pelo local do despacho mais tarde de forma a recolherem-nos. Mas acima de tudo pensem um pouco. existem muitos materiais recicláveis que podem ser usados. Por exemplo, as frutas são óptimas para recipientes ou copos.

Irmãos Umbandistas, se por acaso passem estes trabalhos, percam um bom tempo a explicar o que fazer e como fazer. Mas caso sejam vocês mesmos a realizar estes trabalhos, procurem informar-se primeiro. E acima de tudo usem o vosso bom senso.

Com bom senso, estes trabalhos podem ser feitos sem atingir ou melindrar ninguém.

Desculpem lá! Com tanta encruzilhada e tanto campo que este pais tem, tinha que ser feito logo numa estrada de alcatrão e ainda por mais dentro de uma localidade? Não havia mais local nenhum? A vela não poderia ter sido acesa durante a gira no terreiro ou na tronqueira? Faz sentido acender uma vela no exterior com este tempo? ainda para mais sem vigilancia?

Meus caros Umbandistas, Informem-se e informem.

Obrigado.

Lancelot

PS- Desculpem o desabafo

Tokobá de Xango
Completamente de acordo contigo no que diz respeito a precauções de segurança e ecologicas. Afinal de contas, os Orixás são forças da natureza, e tudo o que fizermos que prejudique a natureza  ofende os Orixás.
Relativamente ao metodo, já nem tanto de acordo, repara, cada caso é um caso e cada entidade tem um modelo diferente de ser saudada. Se prensares bem, há entidades que apreciam serem cultuadas com calma e serenidade, em lugares escondidos ou recatados... outras entidades que gostam de lugares movimentados, com muitas pessoas a passarem...Há entidades que gostam de ser cultuadas ao nascer do dia... outras manhã alta... outras à tarde... outras a meio da noite..
O fascinante neste universo das Religiões da África Ocidental, é a diversidade. Há lugar para tudo. Menos lugar para o Lixo:)
Fica bem Lancelot
Fica em Paz

Citação de: Tokobá de Xango em 12 outubro, 2019, 09:37
Completamente de acordo contigo no que diz respeito a precauções de segurança e ecologicas. Afinal de contas, os Orixás são forças da natureza, e tudo o que fizermos que prejudique a natureza  ofende os Orixás.
Relativamente ao metodo, já nem tanto de acordo, repara, cada caso é um caso e cada entidade tem um modelo diferente de ser saudada. Se prensares bem, há entidades que apreciam serem cultuadas com calma e serenidade, em lugares escondidos ou recatados... outras entidades que gostam de lugares movimentados, com muitas pessoas a passarem...Há entidades que gostam de ser cultuadas ao nascer do dia... outras manhã alta... outras à tarde... outras a meio da noite..
O fascinante neste universo das Religiões da África Ocidental, é a diversidade. Há lugar para tudo. Menos lugar para o Lixo:)
Fica bem Lancelot
Fica em Paz

Olá irmão.

Talvez eu não tenha passado a minha opinião convenientemente. Longe de mim discutir os preceitos e a teologia da religião brasileira que é a Umbanda.

O que escrevi foi por uma questão de bom senso pessoal.

Mas cada um é livre de realizar as oferendas respeitando os preceitos seculares.

Mas não esqueçamos, Portugal não é o Brasil, nem é África e nem por sombras a floresta amazónica.

Da mesma maneira que o início do século xx, altura da formação da Umbanda, nada tem a ver com o início do século XXI.

Logo, em minha opinião as coisas devam ser adaptadas há realidade tempo/espaço.

Opinião pessoal.

Paz e Luz irmão.


#8
Citação de: Tokobá de Xango em 10 outubro, 2019, 15:49

A luz e o entendimento é sempre superior à ignorância e ao ódio.


Com todo o respeito Kyrie, mas eu não entendo que aqui se esteja a apontar o dedo a alguém, está-se a falar uma verdade universal, que a luz  é superior à ignorância e ao ódio ( no geral )  ..e eles vem de muitos lados, inclusive sim de nos próprios, eu posso ser pior do que ninguém, se não tiver simplicidade e humildade para não aceitar os outros como são, embora todos nos tenhamos as nossas preferências, até jesus se dava com tudo e todos sim verdade, mas evitava ou melhor, " atacava " ainda que na sua imensa sabedoria e parábolas, pelo menos alguns fariseus e outros hipócritas daquele tempo, dito ainda de outro modo tentava dar e mostrar luz e consciência a quem estava no profundo ódio e ignorância daquele tempo.
Eu com todo o respeito, e aceitando todos como são, ainda assim evito estar demasiado perto de gente que destila ódios e outras energias do género ( por isso fui me desligando do futebol, mas isso é outro assunto ) já chego bem eu quando estou de menos bom humor lol.
Bom fim de semana a todos :)
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.