Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • É ou não é bondosa a humanidade?
    Iniciado por Cassandra
    Lido 884 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Até onde vai uma pessoa quando pode agir sem ser responsabilizada? Em havendo total liberdade, que tipo de pensamentos, sentimentos, desejos vêm ao de cima?

Quando se fala da natureza humana, as pessoas gostam de acreditar que lá no fundo o macaco-racional é geralmente bondoso e quer viver em paz. Tendo a discordar, acho até que o macaco-animal é mais dotado para a sã convivência com os seus semelhantes e com o meio que o rodeia.

Na década de 70 do século passado uma artista resolveu fazer uma instalação artística com o seu corpo, deixando-se ficar à mercê do público durante 6 horas. Ora, numa era civilizada o que é que poderia correr mal?

Vejam os detalhes no vídeo, os resultados desta experiência são muito reveladores:

http://www.youtube.com/watch?v=MdxIlTlNrgA


Quando a pistola entrou em cena, houve pessoas que se insurgiram e defenderam a artista. Houve quem lhe chamasse de "grupo protector", em contraste com o "grupo agressor".
Foi bastante longe que estes "protectores" puseram a linha que eles achavam que não devia ser ultrapassada.

Matar não! que a vida é sagrada. Já despir, humilhar, apalpar, cortar, isso já é mais ou menos aceitável, suponho que é a velha história do "ela pôs-se a jeito". Não quiseram intervir nestas situações que lhes pareceram menores, mas lá bem no fundo sabiam que aquilo não estava certo, fossem quais fossem as instruções da artista. Caso contrário teriam sido capazes de a encarar no fim e isso não aconteceu.

É um exemplo que mostra a facilidade com que outras coisas se sobrepõem à bondade, à moral, aos valores e à consciência.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Boa tarde

O exemplo utilizado é interessante, no entanto, é possível verificar a bondade que existe em cada um com situações mais simples.

Por exemplo, basta deixar cair dinheiro ou uma carteira no chão para se notarem as reacções de cada pessoa. Haverá quem apanhe o dinheiro ou a carteira e devolva ao/à dono/a, mas também haverá quem apanhe o dinheiro ou a carteira e não a devolva ao/à dono/a.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein