Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A foto do morto
    Iniciado por Dragonfly
    Lido 1.373 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
No século XIX, numa época em que se inventou a máquina fotográfica e em que as famílias mais abastadas começaram a tirar as primeiras fotos, começou a ser usual tirar fotos aos mortos, porque se morria muito cedo e não havia uma recordação para perpetuar a memória dos mortos, muitos dos quais, crianças...em Inglaterra passou a ser normal e até se faziam álbuns com mortos em poses em que simulavam estar vivos, e em que nem sempre era fácil perceber quem estava morto... :-\
Em Portugal também foi moda mas um pouco mais tarde!...e é aqui que começa o meu relato. Quando era pequena, ia muitas vezes passar as férias na casa de uma tia...eu era uma criança terrível, sempre aos pulos e na brincadeira, adorava descobertas e aventuras, e aquela casa grande com um sótão um pouco escuro e recheado de grandes baús, era uma maravilha, um achado!...
Adorava escapulir-me para lá, às escondidas e abrir aqueles baús e descobrir velharias tão interessantes  ::) ... até que um dia encontrei dentro da gaveta de uma velha mesa, a foto de um jovem homem, muito bem vestido, deitado num caixão... fiquei em pânico e sem perceber o que era aquilo, acabando por atirar a foto para dentro da gaveta e correr pelas escadas em puro terror!!!... :o
Nessa altura era uma criança e não pensava em fantasmas, mas à medida que fui crescendo sentia sempre um certo medo do sótão, onde aquela foto ainda permanecia... a casa era assombrada e muitas vezes, durante a noite ouviam-se passos na escada do sótão e numas fotos tiradas em família, durante umas férias, ficou uma neblina transparente e estranha, como se alguém quisesse participar... não contei nada a ninguém, mas quando olho para as fotos e para a sombra branca, é a cara do morto que eu recordo!
Hoje sei quem era... era um antepassado da minha tia, que morreu no principio do século XX, muito jovem e que até aquela altura nunca tinha tirado uma foto que o imortalizasse...  :-\ :'( :'(

Houveram tempos em que de facto era moda a imortalização da última imagem de alguém, neste caso já cadáver.
Felizmente os tempos e as mentalidades mudaram, mas o teu relato é muito interessante e importante, porque recorda uma tradição da nossa história.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Olá Dragonfly, gostei muito do teu relato.  :)
Fez-me logo lembrar de um tópico sobre o mesmo tema, já velhinho, aqui no PP!

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,1091.0.html