Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Mitologia portuguesa
    Iniciado por annievs
    Lido 2.118 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sobre a mitologia portuguesa, gostava de saber quais eram os deuses e as tradições que seguíamos antes de nos convertermos na grande maioria ao cristianismo.
Reparei que há muito pouco sobre isso e tenho imensa curiosidade em perceber a nossa antiga mitologia. Será que venerávamos deuses só nossos? Demos nomes aos deuses gregos de forma a torná-los portugueses?
Há tanto por explorar!

Sei muito pouco sobre isso, mas sei que é um mundo para descobrir!

Era bom que alguém desse algumas luzes sobre essa Mitologia! Tenho um amigo que pode ajudar e, se conseguir entrar em contacto com ele, escrevo aqui :)

«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Para não ir muito longe, podemos falar do 5º império, antes da época barroca. Portugal já nem sombra é do que foi!

Senão, procura a mitologia lusitana e não a de portugal, pois portugal sempre foi cristão (conquista de portugal aos mouros, entre outros, pela parte de cristãos...).

Sempre tens Atégina (fertilidade, cura ). Se tiveres interesse, proponho-te este livro de 1917 https://core.ac.uk/download/pdf/71521651.pdf Relembrando que quando dizem espanhóis, falam de península toda, apenas são...enfim, os espanhóis (de Espanha) são como são...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Aqui estão algumas divindade adoradas no nosso país e península, mas há muitas mais:

http://www.atdlusitana.org/index.php/atdl/panteao-celtico-lusitano/
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#4
Citação de: darksmile em 14 agosto, 2019, 09:41

Senão, procura a mitologia lusitana e não a de portugal, pois portugal sempre foi cristão (conquista de portugal aos mouros, entre outros, pela parte de cristãos...).



Não própriamente.
Os Lusitanos, foram um povo originado por uma mescla de tribos com Celtas, povo invasor e inimigo dos Romanos.
Nessa mistura nasceram os Lusitanos, por isso não me parece que o Cristianismo estivesse sempre presente no sangue do povo que formou Portugal.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente