Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • As grandes leis do Universo
    Iniciado por Gens
    Lido 4.007 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ao longo deste tópico falarei de algumas leis básicas da Magia e do Ocultismo para curiosos e iniciantes. A informação aqui contida poderia perfeitamente figurar num capítulo introdutório de um livro. Apesar de usar uma linguagem simples e acessível a informação que irão ler tem uma enorme profundidade e precisa de tempo para ser percebida e interiorizada. Alguns tópicos abordados estarão aqui disponíveis pela primeira vez em língua portugesa. Espero que gostem. Só continuarei o tópico se participarem.

Poderia iniciar o tema abordando generalidades sobre a origem e a evolução das religiões e a sua relação com os estudos ocultos. Mas decidi começar logo por uma lei que raramente é referida nos livros e discussões sobre estas temáticas A Lei do Sacrifício. Esta é uma lei do nosso Universo, imutável e inexorável, pelo que a única solução que temos é comprêende-la para que a possamos dominar. O nosso destino está traçado de acordo com as nossas acções passadas e as influências externas que não dominamos. Somos conduzidos pela vida como seres adormecidos sem conseguir tomar as rédeas do nosso destino. Na realidade nada conseguiremos se não nos sacrificarmos. O sacrifício deve ser entendido de muitas formas. Quando estou um dia inteiro a estudar um livro, em vez de estar na praia, fiz um sacrifício. Quando estou uma tarde a orar, para fazer um pedido, também fiz um sacrifício. O estudante que quer ingressar em Medicina e precisa de 18, e perde a sua juventude porque esteve a estudar enquanto os amigos estavam a ver TV ou na noite, fez um sacrifício. Para tudo há um preço, e se quisermos compreender o Universo em que estamos temos de apreender este lei. Dito assim isto soa um pouco frio, especialmente às nossas mentes católicas. Muitos crescemos com as histórias de um menino Jesus ou de uma Virgem Maria que estão sempre ao nosso lado e nos apoiam. Ou com um discurso que enaltece o pequenino, os pobres, os fracos, e que gera ódio contra os «ricos e poderosos». Sucede que muitos dos ricos e poderosos estão lá por força da sua vontade e por terem sacrificado a sua juventude trabalhando. E muitos dos pobres na altura devida não se esforçaram o suficiente. Claro que também há excepções, e aí entra outra lei universal. A Lei do Acaso. Essa lei está presente alegoricamente na chamada Roda da Fortuna.



Mas a Fortuna dá com uma mão e tira com a outra. Muitos de nós já ouvimos falar de jogadores que ganham milhões na lotaria e perdem tudo com má gestão do dinheiro. A Fortuna é assim. Apenas tem chances de durar o que é construído com trabalho persistente, esforço, sacrifício. Isto implica que há um preço. O preço não é necessariamente dinheiro. O Preço a pagar pode ser o tempo que o homem comum dedica aos prazeres e ao lazer. Podem ser as amizades, pode ser muita coisa. E isto implica que temos de ter uma perspectiva comercial da vida. Dizer isto pode chocar as nossas mentes distorcidas pelo mito dos brancos costumes portugueses. Mas as coisas são como são. Se um amigo me convida para passar a tarde, o que ganho eu com isso? É assim que quem quer progredir no Ocultismo deve pensar.
C'est dans l'air.

Espero que continues o tópico! Cumprimentos

Bom, não vejo as coisas dessa forma!
Pelo menos no que diz respeito àquilo que dizes ser a Lei do sacrifício!
Porque é que alguém que quer ser médico, e passa a juventude a estudar, irá achar que sacrifica a sua juventud em prol do sonho de seguir medicina? Considero serem apenas prioridades!!! Está a seguir um sonho, um objetivo!
Considero ser um sacrifício, aquilo que é imposto por outros e não temos, ou não conseguimos fugir da sua realização.
No exemplo apresentado, considero um sacrifício, aquele estudante que abdica da sua juventude para estudar para ser médico, porque a família o impõe, ou porque há tradição de seguir essa profissão e há que seguir o nome, ou porque assim não terá falta de emprego....e não por ser um desejo seu!!
Havendo objetivos definidos, tudo o resto será secundário, o foco serao as prioridades, não vejo isso como sacrifícios, mas como escolhas. Até porque o sacrifício impõe um certo sofrimento...

Quanto à tua frase: "se um amigo me chama para passar uma tarde, o que ganho eu com isso?", ganhas tempo bem passado, troca de experiências, a alegria de eventualmente estares com uma pessoa que não vês há algum tempo, podes sempre adquirir conhecimento, ainda que de uma conversa aparentemente banal se trate...
Se tudo na vida acontece por uma razão, esse convite com certeza, nalgum momento da tua vida te vai ajudar, por aquilo que soubeste aproveitar do mesmo...as experiências dos outros também nos ajudam na nossa própria experiência, por isso não vejo porque isso seria um sacrifício... Bom a não a ser que  fosse um frete estar com esse amigo... 😂😂😂😂😂


Com todo o respeito por todas as opiniões mas não vale a pena dispersar-nos com excepções e pormenores pequenos.

Entrando em off-topic
Dei o exemplo da Medicina porque em Portugal é de facto um sacrifício para muitos estudantes, já que a média de entrada é estupidamente alta. Quem anda nas escolas públicas tem uma enorme dificuldade em concorrer com as notas inflacionadas de alguns colégios privados, e é obrigado a estudar o dobro ou o triplo para os exames nacionais. Os adolescentes estão numa fase em que é importante desenvolverem a inteligência emocional e a afectividade. São importantes as amizades, os desportos em equipa, os namoros, com moderação e juízo, obviamente. Eu vi ao longo dos anos como muita gente passava os fins-de-semana meses a fio a resolver Guias de Acesso e livros de exercícios de Biologia, Química e Matemática porque precisavam de ter mais de 19 para entrarem em Medicina. Como recusavam festas de aniversário, saídas, idas ao cinema. Pior ainda dentro do curso com as novas reformas pós-Bolonha, que aumentaram as cargas horárias e as taxas de reprovação. Não há fins-de-semana e para muitos não há férias do Verão. Durante um ano no final do curso trabalham todos os dias para preparar a tese e para estudar para o exame da especialidade. Seria necessário tanto? Não seria mas o sistema está montado assim em Portugal.

Fim do off-topic
C'est dans l'air.

COm todo o respeito, referi que não concordo!
O sacrifício para mim requer dor! E nem tudo o que abdicamos na vida nos causa sofrimento. São simples escolhas.
Usei o exemplo que tu deste, para não divagar no assunto! A ideia que mencionei acima, na presente resposta,  verifica se na minha primeira intervenção! A ideia está lá! Só entendeste o que quiseste! 😉

E esses jovens sofrem. Porque sentem que perderam a juventude. Mas sabem que se não for assim não ingressam. Muitos fazem o esforço porque são de famílias pobres. Conheço vários casos. E sabem que a Medicina é um curso que ainda vai dando emprego. Convém não esquecer que Portugal é um país desenvolvido mas pobre e os salários são baixos. Se os salários fossem mais altos e o mercado laboral melhor muitos destes jovens escolheriam outras profissões.
_____________________________________________________________________

Mas pegando na questão do sofrimento, ele é uma consequência da aplicação da Lei do Sacrifício. Aliás, o sofrimento deve ser auto-imposto  por vezes desde que não prejudique a nossa saúde física e mental. Se quisermos evoluir espiritualmente temos de seguir a Lei do Sacrifício. Uma forma suave sofrimento auto-imposto pode ser o jejum (que eu desaconselho se não for bem feito pois pode ser mau para a saúde).

Às vezes estou cansado e aborrece-me tanto cozinhar, seria muito mais fácil ir ao take-away que nem é muito caro. Mas estafado vou ao supermercado, compro comida e cozinho. Sempre poupo uns trocos e ponho o dinheiro num saco. Há dias tive ua fuga de água, veio uma conta alta, tive de pagar o arranjo. As poupanças em comida serviram para alguma coisa! Este é um exemplo soft. Mas se querem um exemplo mais duro, poderei falar de uma relação tóxica. Amam a vossa parceira ou parceiro, mas ela/ele não vos trata bem. Acabam tudo e passam pela dor do fim da relaçao. Mas livram-se de outros problemas.
C'est dans l'air.

#6
Citação de: VCris em 20 junho, 2019, 21:57
COm todo o respeito, referi que não concordo!
O sacrifício para mim requer dor! E nem tudo o que abdicamos na vida nos causa sofrimento. São simples escolhas.
Usei o exemplo que tu deste, para não divagar no assunto! A ideia que mencionei acima, na presente resposta,  verifica se na minha primeira intervenção! A ideia está lá! Só entendeste o que quiseste! 😉

As vezes fazes "sacrifícios" que nem te apercebes e que no momento não te são dolorosos 😉.

O sacrifício envolve o tal termo económico de custo de oportunidade: abdicas de algo em prol de outra coisa. E nem sempre requer dor.

#7
Citação de: Luzeamor em 20 junho, 2019, 22:12


As vezes fazes "sacrifícios" que nem te apercebes e que no momento não te são dolorosos 😉.

O sacrifício envolve o tal termo económico de custo de oportunidade: abdicas de algo em prol de outra coisa. E nem sempre requer dor.

Exacto. Voltando ao caso dos médicos, muitos só se apercebem do sacrifício depois dos 30... neste caso não envolveu necessariamente dor...
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 20 junho, 2019, 22:07
E esses jovens sofrem. Porque sentem que perderam a juventude. Mas sabem que se não for assim não ingressam. Muitos fazem o esforço porque são de famílias pobres. Conheço vários casos. E sabem que a Medicina é um curso que ainda vai dando emprego. Convém não esquecer que Portugal é um país desenvolvido mas pobre e os salários são baixos. Se os salários fossem mais altos e o mercado laboral melhor muitos destes jovens escolheriam outras profissões.
_____________________________________________________________________

Mas pegando na questão do sofrimento, ele é uma consequência da aplicação da Lei do Sacrifício. Aliás, o sofrimento deve ser auto-imposto  por vezes desde que não prejudique a nossa saúde física e mental. Se quisermos evoluir espiritualmente temos de seguir a Lei do Sacrifício. Uma forma suave sofrimento auto-imposto pode ser o jejum (que eu desaconselho se não for bem feito pois pode ser mau para a saúde).

Às vezes estou cansado e aborrece-me tanto cozinhar, seria muito mais fácil ir ao take-away que nem é muito caro. Mas estafado vou ao supermercado, compro comida e cozinho. Sempre poupo uns trocos e ponho o dinheiro num saco. Há dias tive ua fuga de água, veio uma conta alta, tive de pagar o arranjo. As poupanças em comida serviram para alguma coisa! Este é um exemplo soft. Mas se querem um exemplo mais duro, poderei falar de uma relação tóxica. Amam a vossa parceira ou parceiro, mas ela/ele não vos trata bem. Acabam tudo e passam pela dor do fim da relaçao. Mas livram-se de outros problemas.

Gens,

Percebo o que transmites.

Quem estuda o tarot verifica que os Arcanos Maiores "evoluem" nesse sentido ... vontade ... prazer ... dor ... esperança.

Mesmo não concordando no todo no que dizes, tenho de admitir que por norma aprendemos a vida dessa forma.

Contudo acredito no equilíbrio e acho que essa é uma grande lei universal.

Tu ate podes abdicar de algo na tua juventude, mas no futuro tens de recolher os louros porque se continuares no sacrifício o que aprendes com isso? 😊

Citação de: Luzeamor em 20 junho, 2019, 22:19


Gens,

Percebo o que transmites.

Quem estuda o tarot verifica que os Arcanos Maiores "evoluem" nesse sentido ... vontade ... prazer ... dor ... esperança.

Mesmo não concordando no todo no que dizes, tenho de admitir que por norma aprendemos a vida dessa forma.

Contudo acredito no equilíbrio e acho que essa é uma grande lei universal.

Tu ate podes abdicar de algo na tua juventude, mas no futuro tens de recolher os louros porque se continuares no sacrifício o que aprendes com isso? 😊

Exacto. O tópico está longe de terminar, falta ainda muita info. De facto ao sacrifício com intenção deve seguir-se evidentemente a recompensa, embora tal nem sempre ocorra porque há outras coisas em jogo, influências externas que não foram tidas em conta, Lei do Acaso, Lei do Karma, etc.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 20 junho, 2019, 22:24
Exacto. O tópico está longe de terminar, falta ainda muita info. De facto ao sacrifício com intenção deve seguir-se evidentemente a recompensa, embora tal nem sempre ocorra porque há outras coisas em jogo, influências externas que não foram tidas em conta, Lei do Acaso, Lei do Karma, etc.

Ahh tem continuação ... 😁

Citação de: Luzeamor em 20 junho, 2019, 22:12


As vezes fazes "sacrifícios" que nem te apercebes e que no momento não te são dolorosos 😉.

O sacrifício envolve o tal termo económico de custo de oportunidade: abdicas de algo em prol de outra coisa. E nem sempre requer dor.

Então não vejo isso como sacrifício, mas como escolha! Dou te o exemplo, uma mulher que quer ser bem sucedida profissionalmente, abdica da formar família e ter filhos! É um sacrifício porque? Se estiver resolvida com isso, considero simplesmente uma escolha! Será um sacrifício se se martirizar com essa culpa e com arrependimento o resto da vida... a forma como encaramos as coisas define se são "pesos" ou simplesmente caminhos escolhidos.. 😉

#12
Citação de: VCris em 20 junho, 2019, 22:41
Então não vejo isso como sacrifício, mas como escolha! Dou te o exemplo, uma mulher que quer ser bem sucedida profissionalmente, abdica da formar família e ter filhos! É um sacrifício porque? Se estiver resolvida com isso, considero simplesmente uma escolha! Será um sacrifício se se martirizar com essa culpa e com arrependimento o resto da vida... a forma como encaramos as coisas define se são "pesos" ou simplesmente caminhos escolhidos.. 😉

O conceito de sacrifício aqui não é bem esse. É uma escolha em que se tem de optar e dizer que não a outra coisa. Por vezes essa escolha pode trazer dor e sofrimento naquele momento. Por vezes pode trazer muitos anos depois. Outras vezes as consequências são apenas as expectáveis do curso normal da vida. A linguagem que contudo usam os autores de referência que consulto é «sacrifice» que traduzi por sacrifício.
C'est dans l'air.

#13
Citação de: VCris em 20 junho, 2019, 22:41
Então não vejo isso como sacrifício, mas como escolha! Dou te o exemplo, uma mulher que quer ser bem sucedida profissionalmente, abdica da formar família e ter filhos! É um sacrifício porque? Se estiver resolvida com isso, considero simplesmente uma escolha! Será um sacrifício se se martirizar com essa culpa e com arrependimento o resto da vida... a forma como encaramos as coisas define se são "pesos" ou simplesmente caminhos escolhidos.. 😉

Estás a limitar a definição de sacrifício à dor.

O sacrifício pode ser interpretado enquanto custo, esforço, renúncia.

Citação de: Luzeamor em 20 junho, 2019, 22:52


Estás a limitar a definição de sacrifício à dor.

O sacrifício pode ser interpretado enquanto custo, esforço, renúncia.

Sim, isso mesmo, é um conceito mais amplo do que aquilo que as pessoas pensam. É como o conceito de preço, valor, pagamento. Nem sempre envolve dinheiro físico. O pagamento pode ser por exemplo rezar uma novena.
C'est dans l'air.