Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Religião e ciência podem se complementar ?
    Iniciado por Lhodies
    Lido 2.351 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sempre vi discussões entre religião e ciência, muitas vezes, nem se trata de uma religião ou ciência em concreto, apenas duas pessoas frustradas que precisam de se destruir com aquilo que acreditam.
Já vi desde pessoas tão focadas na ciência que não podem ouvir nada como "mas eu acredito que temos algum valor (espiritual)" que já vem atirando que a ciência diz o contrário, como já vi pessoas que falam em "mas se existir vida lá fora" que já vem o crente atirar o seu lado.
No meio disto tudo ontem disseram me que a ciência e religião podem sim complementar-se, ainda não tive tempo para pesquisar mas baseia-se em que ambas as pessoas estão certas, em que somos sim algo mais, mas o universo (ou universos) é algo maravilhoso e cheio de novas descobertas.
A parte difícil é mesmo saber como isto se complementa

Religiosidade à parte, no que diz respeito à espiritualidade naquilo que ela realmente é, e também em relação à crença em algo superior ou divino, vários cientistas defendem que não se pode entender de facto este mundo e o ser humano sem contemplar a espiritualidade.

Alguns eram cépticos e até foi o seu trabalho cientifico que os levou à espiritualidade.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Lhodies em 17 junho, 2019, 01:40
Já vi desde pessoas tão focadas na ciência que não podem ouvir nada como "mas eu acredito que temos algum valor (espiritual)" que já vem atirando que a ciência diz o contrário,

Grande parte das pessoas que tentam descredibilizar utilizando factos pseudo cientificos quem acredita em fenómenos "paranormais" ou ligados à espiritualidade, de ciência nada sabe.
São pessoas ignorantes que querendo fazer-se parecer de inteligentes, utilizam argumentos pseudo cientificos sem qualquer tipo de credibilidade.
Já tive a sorte de falar com pessoas realmente ligadas à ciência e que até nem ligam muito ao "mundo" espiritual, e são elas as primeiras a dizer que há um reconhecimento geral por parte da ciência, que algo existe e que não pode nem provavelmente irá algum dia ser explicado à luz do raciocinio meramente material.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Tema super mega interessante, bem eu gosto de ambas, desde criança, e nunca vi realmente o porquê de ambas serem separadas...li algures que a antiga Atlântida ( no caso de ela ter realmente existido ) eles eram mais avançados naquele tempo, do que nos somos hoje, e porquê ? porque para eles ciência e espiritualidade eram uma só, quando se separaram ( juntamente com a decadência de valores ) se foram auto-destruindo.

Hoje em dia vejo um " regressar " à união entre ambos, estas novas espiritualidades e tb medicinas alternativas, algumas das quais já reconhecidas pela própria OMS , são uma mistura de ciência médica com energias e espiritualidades de fontes antigas, se repararmos a ciência mais avançada que existe hoje em dia- Física Quântica , acaba por falar de termos que parecem histórias de ficção, mas que eram faladas já por espiritualidades milenares, multi-universos , o infinitamente pequeno e o infinitamente grande, o que está em cima é como o que está em baixo, geometria sagrada, e etc etc , no fundo nada estamos realmente a descobrir, estamos é dar provas daquilo que foi falado há muito tempo atrás. O próprio Einstein , considerado por muitos como o maior cientista de todos os tempos, ele tinha uma célebre frase " Deus não joga aos dados "...mas estamos a falar de cientistas de topo, não aqueles cientistas de " meia tigela " - que esses ( na maioria ) dizem que nada existe, pois e nem se apercebem que a própria ciência então tb não existe, por não ser verdadeira, está sempre a mudar lol...mas enfim isso já começa a ser filosofia

Para concluir, eu acredito que o homem se quer realmente evoluir, não deve ser na separação, mas na união, e muita gente hoje em dia está a entender que espiritualidade e ciência têm muito mais em comum, do que a priori se pode sub-entender
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

MrB
Eu acredito que a ciência tem um problema de base em relação à religião, que irei considerar nesta contexto como espiritualidade.

Inerente à ciência, e ao método cientifico, está o acto de medir, mensurar, avaliar. A ciência tem a balança para determinar o peso, a régua para comprimentos, até à cristalografia ou a ressonância nuclear de proteínas para se avaliar uma coisa tão pequena como a estrutura proteica.
Mas e como é a ciência avalia a espiritualidade? Tem uma metodologia validada? Tem equipamentos aferidos para esse feito?

Pessoalmente, não conheço nenhum método/equipamento reconhecido pela ciência clássica que seja capaz de avaliar qualquer característica da espiritualidade. E é aqui neste ponto que tem de haver um trabalho importante da ciência clássica. Se a ciência clássica se propõe a realizar uma investigação da espiritualidade deverá ser feita com novas metodologias, novos equipamentos, e não necessariamente com o que já existe. Afinal nenhum cientista avalia comprimentos com balanças...