Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Efeito Psíquico dos Alimentos e Dieta Ideal
    Iniciado por Gens
    Lido 2.903 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
De acordo com a teoria dos 4 Elementos, a alimentação influencia não só a nossa saúde mas também influencia a nossa personalidade. Existem alguns alimentos que no mundo moderno tornaram-se comuns e por vezes nem nos apercebemos da sua presença excessiva no nosso quotidiano. Vou falar apenas de dois para dar introdução ao tópico.

Açúcar

Nunca se ingeriu tanto açúcar como no mundo actual. Até os portugueses começaram a introduzir açúcar barato das suas colónias na Europa, há séculos, o açúcar branco era considerado uma especiaria de luxo. O consumo excessivo de açúcar está associado a obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, síndrome metabólico e até a vários tipos de cancro.

O Açúcar é Doce e representa o Elemento Terra. Este elemento em excesso tem os seguintes efeitos na saúde e comportamento:

-preguiça
- passividade
- bonomia
- luxúria, sexo, prazeres da carne
- vaidade
- consumismo, materialismo
- dependência
- excesso de peso
- doenças metabólicas, diabetes, doenças da pele, infecções, acne, doenças hormonais, alguns cancros como próstata

O açúcar não está apenas presente nos bolos e doces. Há muito açúcar oculto no pão industrial, cereais de pequeno-almoço, bebidas diversas, alimentos processados.

Qual será o efeito psíquico global na sociedade do consumo brutal de açúcar que existe na actualidade?

Café

A planta do café é especial no Ocultismo. Tem uma vibração diferente e é das que tem mais efeitos sobre o Homem. O uso do café é polémico. Segundo a Medicina ayurvédica e chinesa o café envelhece precocemente, pois depleta a energia vital dos rins. Contudo, algumas pessoas podem precisar de café em algumas situações. O ideal é que o café seja visto como algo a usar apenas quando é necessário, como algo excepcional. Infelizmente, vemos como em Portugal o café é tão popular que há quem tome vários por dia! Mais uma vez pergunto, qual será o efeito psíquico global na sociedade do café?

Outro alimentos que merecem discussão: vinho, cerveja, chocolate e cacau, chá.

C'est dans l'air.

#1
Citação de: Gens em 10 junho, 2019, 13:11
De acordo com a teoria dos 4 Elementos, a alimentação influencia não só a nossa saúde mas também influencia a nossa personalidade. Existem alguns alimentos que no mundo moderno tornaram-se comuns e por vezes nem nos apercebemos da sua presença excessiva no nosso quotidiano. Vou falar apenas de dois para dar introdução ao tópico.

Açúcar

Nunca se ingeriu tanto açúcar como no mundo actual. Até os portugueses começaram a introduzir açúcar barato das suas colónias na Europa, há séculos, o açúcar branco era considerado uma especiaria de luxo. O consumo excessivo de açúcar está associado a obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, síndrome metabólico e até a vários tipos de cancro.

O Açúcar é Doce e representa o Elemento Terra. Este elemento em excesso tem os seguintes efeitos na saúde e comportamento:

-preguiça
- passividade
- bonomia
- luxúria, sexo, prazeres da carne
- vaidade
- consumismo, materialismo
- dependência
- excesso de peso
- doenças metabólicas, diabetes, doenças da pele, infecções, acne, doenças hormonais, alguns cancros como próstata

O açúcar não está apenas presente nos bolos e doces. Há muito açúcar oculto no pão industrial, cereais de pequeno-almoço, bebidas diversas, alimentos processados.

Qual será o efeito psíquico global na sociedade do consumo brutal de açúcar que existe na actualidade?

Café

A planta do café é especial no Ocultismo. Tem uma vibração diferente e é das que tem mais efeitos sobre o Homem. O uso do café é polémico. Segundo a Medicina ayurvédica e chinesa o café envelhece precocemente, pois depleta a energia vital dos rins. Contudo, algumas pessoas podem precisar de café em algumas situações. O ideal é que o café seja visto como algo a usar apenas quando é necessário, como algo excepcional. Infelizmente, vemos como em Portugal o café é tão popular que há quem tome vários por dia! Mais uma vez pergunto, qual será o efeito psíquico global na sociedade do café?

Outro alimentos que merecem discussão: vinho, cerveja, chocolate e cacau, chá.


Conheço algumas pessoas que aderiram à dieta "No sugar" e já me falaram sobre imensas vantagens a nível corporal. Mas a verdade, é que as vejo com pouca energia, e tão ou mais doentes que os outros (resfriados, dores, cansaço).

A questão é: porque comemos ? Ou melhor, porque comemos isto ou aquilo, e não outra coisa? O mesmo se passa nas bebidas: cerveja, refrigerantes, vinho, café, chá, leite...
DeepGirl

A nossa dieta deve ser «Consciente». Devemos comer não o que queremos ou gostamos nem quando podemos, mas sim o que nos faz bem no momento certo do dia.

Dito isto, até há pessoas que num dado momento podem precisar de Açúcar. O problema aqui é que a generalidade da população consome excesso de elemento Terra e não está a consumir outros elementos, como Fogo ou Ar.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 10 junho, 2019, 13:23
A nossa dieta deve ser «Consciente». Devemos comer não o que queremos ou gostamos nem quando podemos, mas sim o que nos faz bem no momento certo do dia.

Dito isto, até há pessoas que num dado momento podem precisar de Açúcar. O problema aqui é que a generalidade da população consome excesso de elemento Terra e não está a consumir outros elementos, como Fogo ou Ar.
O que corresponde ao Fogo e Ar ?
DeepGirl

Cebola e alho crus e várias especiarias são Fogo. A alimentação indiana, por exemplo, tem muito Fogo.

As gorduras como a manteiga e o azeite são Água.

Os rebentos e as verduras como as couves são  Ar.
C'est dans l'air.

Por essa descrição, tenho uma alimentação com os quatro elementos.

Nos nossos dias, as pessoas não se questionam o que estão a comer. Ou então, levam ao extremo, e seguem dietas específicas. A eterna procura do bem-estar é sempre tão complicada.
DeepGirl

Isso soa bastante a ayurveda, medicinal tradicional não convencional de origem indiana...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

C'est dans l'air.

Em relação ao açúcar, não me parece que alguém precise propriamente de açúcar branco. Pode acontecer que a pessoa não esteja a ingerir hidratros de carbono em quantidade ou de qualidade, muitas vezes porque vai no engodo do "hidratos de carbono engordam, fazem mal" e não percebem que os hidratos não nascem todos iguais.

Quanto ao café, a grande desculpa para beber café é porque "desperta", muitas pessoas afirmam categoricamente não conseguir funcionar se não beberem café. Talvez fosse mais interessante se se perguntassem se acham normal não conseguir funcionar sem a ajuda de um estímulo externo, mas como a cultura do "beber café" está tão enraizada, ninguém pensa muito sobre o assunto.

A comida tem uma grande influência a nivel psicológico, mas nem todas as pessoas se apercebem disso. Quem medita, por exemplo, sabe bem que nem tudo lhe convém porque efectivamente a comida atrapalha. Seja porque não é adequada no tipo, na quantidade, na hora a que a ingerimos...


Um exemplo mais geral e perfeitamente esclarecedor é a influência do pequeno-almoço. Diz-se que é a refeição mais importante do dia e é também a refeição em que pior se come. Pelo menos naquilo que tipicamente oiço as pessoas dizerem que comem ao pequeno-almoço.

Eu tenho anos e anos de experimentalismo alimentar e garanto-vos que mudar o pequeno-almoço muda a vida toda, porque muda o modo como o nosso corpo vai enfrentar o resto do dia. "Fomes", humores, energia... um bom pequeno-almoço pode fazer-nos andar pelo dia como zombies ou pode dar equilibrio, estabilidade e foco.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Bem verdade o que dizes sobre o pequeno-almoço. Na realidade deveria ser uma das duas principais refeiçõe do dia e ingerido algures entre a 5 e 7 da manhã. O almoço deveria ser ingerido com o meio-dia solar. O jantar com o pôr-do-sol. São estes os horários que respeitam os ritmos circadianos internos do nosso corpo e os ritmos da Natureza. Mas poderia ir mais longe e dizer que numa sociedade ideal deveríamos trabalhar apenas 5 a 6 horas por dia e nunca depois do pôr-do-sol. De certa forma estou a falar a um regresso aos horários anteriores ao aparecimento da industrialização da Europa. Nós não podemos desligar a epidemia de doenças crónicas e auto-imunes que se vive no mundo desenvolvido dos nossos estilos de vida desligados da Natureza.

Quanto ao açúcar.

Para quem precisa de açúcar o ideal é comer alimentos naturais de sabor doce, nunca açúcar refinado. Exemplo? Frutas secas. Quem repcisa de sabor doce são pessoas com compleição mais colérica, que se irritam facilmente, mais agressivas, violentas, impacientes. Aquelas que têm na sua constituição excesso do Elemento Fogo que precisa de ser moderado.
C'est dans l'air.

Tenho pensado um pouco nesse assunto...e tenho feito várias e várias experiências..e o caso mais provado que tenho, é que se eu comer muito tarde à noite com alimentos bastante calóricos, eu fico completamente descarregado energeticamente, um sono maior que o peso do mundo, e no outro dia ainda acordo mais cansado do que se tivesse trabalhado toda a noite..e engraçado que quanto mais o tempo avança, mas certas comidas me detonam completamente espiritualmente e energeticamente...a gente normalmente não faz caso, mas os alimentos e as horas sim afectam e muito não só o físico, o mental, mas tb a energia á nossa volta...para quem estiver com vontade de aprender mais sobre mitos e desmistificações no campo da nutrição, aconselho vivamente e verem os videos do Dr. Lair Ribeiro no youtube, ele para mim é um dos médicos da nova era...e não mais da obsoleta medicina
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.