Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Carmen, uma grande novela sobre ocultismo
    Iniciado por Gens
    Lido 1.294 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em 1987 Glória Perez escreveu a sua primeira novela, e eu que não gosto do género admito que esta foi uma grande novela. Foi produzida e emitida pela Rede Manchete, canal que viria a falir no final dos anos 90 mas que se distinguia da Globo pela qualidade das suas produções. Ficaram famosas em todo o mundo algumas novelas da Manchete, graças à sua extraordinária qualidade, caso de Dona Beija, Pantanal e Xica da Silva. E em 1987 Glória Perez começava então a sua carreira na Manchete, com uma novela sobre ocultismo chamada Carmen. Inspirada na ópera homónima de Bizet, a trama central gira em torno de Carmen, uma rapariga classe média que não escuta os conselhos da sua mãe e acha que tudo sabe. Para conseguir manipular os homens, envolver-se-á num pacto de sangue num terreiro, com uma entidade. A entidade compromete-se a dar a Carmen os homens que ela quer, e em troca Carmen terá de emprestar à entidade o seu corpo para a entidade experimentar os prazeres da carne. Além disso, a alma de Carmen passa a pertencer à entidade.

A novela dará muitas reviravoltas e Carmen tenta livrar-se do pacto, mas sem sucesso, pois a entidade é mais inteligente do que ela. Para tal chegará a consultar uma bruxa cigana, que lhe diz que a chave para se livrar do pacto está num punhal que ela terá de recuperar. Contudo Carmen não consegue, e será com esse punhal que será assassinada na última cena, cumrpindo-se assim o castigo por ter rompido o pacto com a entidade. E ao morrer, ela própria converte-se em pomba gira.

Em torno da novela geraram-se enormes teorias da conspiração. Segundo entendidos, a autora não poderia expor de forma tão explícita o mundo do ocultismo sem autorização do Além. E o castigo caiu-lhes em cima. Lucélia Santos, a actriz principal, famosa pela papel de Escrava Isaura e na altura uma das actrizes de maior sucesso no Brasil, nunca mais foi contratada pela Globo e viu a sua carreira ir por água abaixo. Glória Perez, por sua vez, perderia a sua filha, assassinada de forma macabra por Guilherme de Pádua, colega na novela De Corpo e Alma. O próprio Guilherme de Pádua andava envolvido numa seita de magia negra e estranhamente teve apenas 7 anos na cadeia. Já a Rede Manchete acabaria por falir uma década depois, apesar das suas novelas serem as únicas que conseguiam ultrapassar a Globo em qualidade e audiências.


http://www.youtube.com/watch?v=CKm8I37fULA
C'est dans l'air.


Sinceramente não sei. Só sei que nunca se deve expôr assim desta maneira sem autorização. As cenas estão muito bem feitas, e os diálogos também, as cenas do terreiro parecem mesmo reais e que de facto a actriz Neuza Borgens está incorporada. O que é um facto é que a actriz principal e a autora da novela nunca se livraram da fama do terem recebido castigo por ter feito isto.
C'est dans l'air.

No caso da Gloria Perez foi mais que castigo ... parece maldição.

Não me admirava nada que tivessem ficado muito chateados com a exposição do que se passa em alguns desses terreiros e feito qq coisa.

#4
O problema será expôr sem autorização ou será que o problema é aquilo que se expõe?

Será que se a novela fizesse um retrato que mostrasse esses ambientes, essas práticas, essas entidades de forma totalmente positiva, haveria problemas por não ter autorização?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

O problema aqui terá sido mesmo expôr sem pedir autorização.
C'est dans l'air.