Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Adão e Eva
    Iniciado por Lhodies
    Lido 2.324 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Acho que todos conhecem a história de Adão e Eva, e estava aqui a pensar como tanta gente consegue levar as coisas à letra.
Ultimamente tenho acreditado cada vez menos nestas crenças religiosas, mas é bom lembrar para que as pessoas não olhem só para as palavras.
Cobras falantes ? Duvido... vejo esse pedaço de história como sim, havia um "fruto proibido", não uma maçã, mas algo que Adão e Eva tinham interesse... eles tinham tudo, tinham se um ao outro, um mundo e uma vida eterna, mas a sua consciência humana (cobra) queria mais, queria aquilo que não podia ter e arriscaram tudo por isso, e aí o paraíso acabou.
A minha crença morre quando penso que temos de padecer todos pelo egoísmo de duas pessoas, somos humanos normal cometermos erros, mas nem por isso merecemos o fim.
Não sei quanto a vocês mas, é verdade que o culpado do mundo estar como está é do homem, há aquelas aquelas pequenas coincidências nas nossas vidas que parecem ironia do destino sem dúvida , mas não ao ponto para acreditar em um "Senhor" tão agressivo...
Tudo isto para lembrar que o interessante é sim ver as coisas com outros olhos como muitos de nós interpretam grandes poemas e afins

#1
Excelente post o teu.
Contudo eu acredito num "Senhor" imensamente vingativo e  agressivo.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#2
Boa tarde

Eu acredito que houve raças diferentes que nos vieram visitar no passado e nos trouxeram cultura e conhecimento. Raças essas também boas e más (tal como nós).
O ser humano não era igual ao que é hoje. Era primitivo, mas com pontêncial intelectual mais avançado que os restantes mamiferos na Terra.
A ciência apenas deu um pequeno avanço nossa espécie. Através do cruzamento genético. Não acham estranho existirem pessoas na Biblia que duravam quase 1000 anos de vida? Será que eram mesmo humanos para durarem tanto tempo? Porque esses individuos que duravam tanto eram nomeados como líderes?
A situação de Adão e Eva pode ter sido verdadeira (Quantas experiências deverão ter feito com os humanos dessa época?). No entanto não acredito que se tenham chamado Adão e Eva. A tal Serpente falante, terá sido um Reptiliano como já li em várias teorias? (Rosto e a pele escamosa como as serpentes) :)
Talvez fosse demasiado assustador transmitir isso na Biblia, então ficou apenas Serpente falante ou como chamam os Antigos Maias (Kukulcan - Deus da Evolução Espiritual). É estranho que todos esses Deuses antigo tenham todos vindo lá de cima, normalmente, em equipamentos avançados para a época.

A macacada por cá ficou do tipo "Wooooow"
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

#3
Boas,

Na minha opinião, o livro bíblico do Génesis é uma mistura de simbologia e de factualidade. A origem da vida na terra, segundo a hipótese mais aceite, ocorreu tal e qual pela ordem apresentada: o "Faça-se Luz" no primeiro dia (Big Bang), astros, depois água, vegetação, animais...e por fim o homem. Em sete "dias" (fases).

Ora, tendo em conta a história evolutiva humana, é natural que tivesse havido um momento em que o Homem deixasse de ser um animal primário e evoluísse para uma espécie mais sábia. Para mim, Adão e Eva - nome Adão vem de "Homem criado da terra" e Eva vem de "vivente, mulher cheia de vida" - são nomes dados (a posteriori, claro) aos primeiros humanos Homo sapiens. Na Bíblia seria o momento em que Deus "insufla" a alma no Homem e, com a alma, a sabedoria, o discernimento e ele deixa de ser considerado animal primário ou irracional na evolução e "passa à categoria" de ser humano.

A Igreja Católica, através do Papa Pio XII, condenou como herética a hipótese do primeiro casal ser a representação ou simbologia de uma espécie. Diz que foi mesmo um casal. Ora, épossível. É claro que teve de haver há milhões de anos um primeiro Homo sapiens (masculino) e uma primeira Homo sapiens (feminina). Com filhos que, através de relações incestuosas, se multiplicaram. A questão do incesto fica para depois. Há uma justificação até teológica. Em relação à esperança de vida ser tão aumentada, bem..poderia ser possível. Estamos a falar de características que desconhecemos na totalidade, não é... 1000 anos parece-me um exagero. Os relatos poderiam dar nomes iguais a personagens relacionadas ou geracionais.

Quanto à parte de "morrermos e sofrermos pelo egoísmo de duas pessoas", penso que é uma percepção demasiado simplista (mas mesmo assim ainda ensinada) do relato bíblico. A minha opinião é que o Homem evoluiu e que desde sempre (ou desde que se torna Homo sapeins) tem na sua consciência a noção de Bem e de Mal. Os religiosos chamam a isso de Lei Natural, ou seja, no íntimo humano há uma noção intrínseca e clara do que devemos ser e fazer: não matar, não cobiçar o que não é nosso, sermos honestos, ajudar os outros em dificuldade, etc...

O relato do Génesis usa a serpente, o Diabo (criado antes do Homem, como todos os outros Anjos, e que caiu pela sua revolta, mas a história do Diabo fica para outra altura) para a tentação de Eva e, depois, esta ter oferecido o fruto a Adão. O fruto teria sido proibido por Deus. Esta desobediência é chamada de Pecado Original. Depois disto, todos os descendentes nasceram com a marca desse pecado (excepto Maria, a Mãe de Cristo e, claro, o próprio Cristo). As consequências dessa marca foi a finitude, a vida mais breve, sofrimentos e etc...

Ora, é-nos muitas vezes dito que foi Deus que criou estes males. O relato bíblico mostra que não. Na minha opinião, o relato simboliza o seguinte: o ser humano, apesar de ter a consciência do bem e do mal, desenvolveu outros atributos: curiosidade, inteligência e (independentemente da ação ou tentação do Diabo) foi usando essas capacidades também para o mal...soberba, desejo de conhecimento desmesurado, etc... É aí que entra a desobediência. A serpente diz "Deus diz que não podeis comer, porque se comerdes, sereis como Ele, sabedores e capazes de tudo".

É o mau uso das capacidades (inteligência, curiosidade, etc - coisas boas - que se tornam soberba, desejo de poder, etc... - coisas más) que leva ao "pecado original".

Para mim, o relato, muito mais de narrar uma culpa, mostra como a sede do ser humano pelo poder, pelo conhecimento, pelo passar por cima, pelo desejo de mais, a ambição desmedida, podem estragar as vidas... As gerações seguintes foram educadas nisto, daí nascerem com essa "marca", que ainda hoje temos (basta ver que todas as civilizações se destruíram depois de um certo nível de alto conhecimento). O relato bíblico , para mim, serve para lembrar que muitas vezes são as nossas escolhas que nos levam pelos caminhos menos afortunados... Sem que Deus tenha ligação com isso. Ele respeita a nossa liberdade. Outras vezes, não temos qualquer papel nisso e parece que é Ele que nos prega partidas ou que é mau e injusto. Mas isso é uma luta perdida, nunca vamos perceber essas injustiças. Eu acredito que Ele possa permitir alguns males, mas que não os provoca. O porquê de permitir, não o sei. Quem sabe um dia, noutro patamar evolutivo ou quando nos encontrarmos com Ele...

Pronto, este é um resumo do meu contributo e pensamento para a história de Adão e Eva. E desculpem ser longo! :)

«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

João Luís, com certeza essa teoria explodiu me a cabeça está fantástica.

é só uma opinião, baseada em coisas que vou pensando :)
beijinhos!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

#6
O texto original foi escrito em hebraico, sem vogais. Só aí surgem logo problemas, e espaço para diferenças. Além disso mais um pormenor. Os hebreus só escreviam uma pequena parte do que sabiam, de forma codificada. O resto era mantido secreto, chama-se tradição oral. Por exemplo, segundo a tradição oral a primeira mulher a ser criada não foi Eva, mas sim Lilith.

PS: segunda uma velha tradição não foi uma cobra... foi aquilo a que se chama a «bicha», um réptil com 4 patinhas... é assim aliás que é representado em quadros antigos. Mais. A cobra já teve patas, é só estudar a história natural da espécie.
C'est dans l'air.