Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Trabalho académico sobre bruxaria
    Iniciado por Monstrodolago
    Lido 1.403 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite.
Atualmente,  encontro-me a elaborar um trabalho académico, cujo tema é "A associação da bruxaria com a política e economia na Época Moderna". Contudo, gostaria de conhecer um pouco mais acerca de tradições de bruxaria ou esoterismo em Portugal, de maneira a aprimorar a minha investigação e gostaria que alguém me pudesse recomendar bibliografia que abordasse essa temática ou que partilhasse qualquer outra fonte de informação relevante relativamente à mesma, tanto por sites na internet ou lendas e contos populares locais conhecidos. Por exemplo, contaram-me que existia uma tradição forte de práticas de bruxaria na zona norte de Portugal, nomeadamente em Braga; mas para já, ainda não encontrei nenhuma informação que considerasse pertinente. Presumo que mais membros nesta comunidade possuam interesse e conhecimento nestas áreas.
Apesar da temática aparentemente restritiva do trabalho, presumo que seja possível inserir algumas informações adicionais no mesmo, a título de curiosidade. Para quem, por ventura, possa não saber, a chamada de época moderna é convencionalmente situada entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (revolução francesa), embora no caso português o período cronológico seja relativamente mais lato.

Obrigado.

Tokobá de Xango
Bom dia.
Parabéns pela temática.
Muito interessante.
Vou tentar ajudar no que puder.
Não há muita bibliografia publicada.
A que espaço temporal se circunscreve? actualidade?
Pela pressão da igreja católica, que continua a ter uma influencia muito forte nas elites politicas e económicas, faz com que o fenómeno de recorrer ao esoterismo para influenciar resultados políticos e negócios, continue a estar meio escondido.
Há um livro interessante editado nos anos 80 do século XX chamado, Bruxas à Portuguesa do João Alves da Costa.
Há algumas coisas publicadas nos jornais.
Mas na minha óptica, a ponta do icebergue tem a ver com a alguma visibilidade de esoterismo ligado ao futebol, e daí pode fazer-se a ponte para a politica e economia. No mundo do futebol e dos futeboleiros há menos pudor de assumir que se recorre ao esotérico para influenciar os resultados.
Conte, da minha parte, com o que puder ajudar.
Votos de Sucesso
Tokoba


Citação de: Monstrodolago em 30 abril, 2019, 00:46
Boa noite.
Atualmente,  encontro-me a elaborar um trabalho académico, cujo tema é "A associação da bruxaria com a política e economia na Época Moderna". Contudo, gostaria de conhecer um pouco mais acerca de tradições de bruxaria ou esoterismo em Portugal, de maneira a aprimorar a minha investigação e gostaria que alguém me pudesse recomendar bibliografia que abordasse essa temática ou que partilhasse qualquer outra fonte de informação relevante relativamente à mesma, tanto por sites na internet ou lendas e contos populares locais conhecidos. Por exemplo, contaram-me que existia uma tradição forte de práticas de bruxaria na zona norte de Portugal, nomeadamente em Braga; mas para já, ainda não encontrei nenhuma informação que considerasse pertinente. Presumo que mais membros nesta comunidade possuam interesse e conhecimento nestas áreas.
Apesar da temática aparentemente restritiva do trabalho, presumo que seja possível inserir algumas informações adicionais no mesmo, a título de curiosidade. Para quem, por ventura, possa não saber, a chamada de época moderna é convencionalmente situada entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (revolução francesa), embora no caso português o período cronológico seja relativamente mais lato.

Obrigado.

Se te puder ajudar saber que a Zona de Santarém tem uma forte concentração de magia e de gente a praticar, nomeadamente uma das maiores ceitas negras do país..Está é a ser desmantelada aos poucos :D mas mesmo assim sobram alguns e gente fora dessa ceita. Estou a falar de actualidade e realidade deste ano, 2019.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 30 abril, 2019, 09:31
Se te puder ajudar saber que a Zona de Santarém tem uma forte concentração de magia e de gente a praticar, nomeadamente uma das maiores ceitas negras do país..Está é a ser desmantelada aos poucos :D mas mesmo assim sobram alguns e gente fora dessa ceita. Estou a falar de actualidade e realidade deste ano, 2019.

Podes dizer que seita é essa?
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Dados os períodos que exemplificou, eu começaria por tentar a aceder a documentos da "Santa Inquisição". Terá lá, de certeza, testemunhos riquíssimos da dita "bruxaria".

Obrigado a todos pela vossa contribuição.

Tokobá de Xango: Desconhecia essa obra, mas parece interessante, vou ver se conseguirei encontrá-la algures. Relativamente à cronologia, mencionei isso no tópico, mas para Portugal, talvez se pudesse circunscrever entre aprox.1500-1834;

darksmile: Não sabia da existência dessa seita. Embora se situe fora do tempo referido, é possível que possua alguns antecedentes que se possam conciliar;

credatis: Sim, relativamente à Inquisição, já a mencionei de um modo mais abrangente, em Portugal, na Europa e nas colónias respetivas.

Tokobá de Xango
É isso mesmo, Credatis tem razão.
No período que se propõe trabalhar, a melhor fonte é sem duvida a lista dos condenados pela inquisição, os processos, julgamentos e execuções.
Há muita matéria para estudar.
O Pedro Paiva tem um livro, "historia da inquisição em Portugal" muito completo.
Há tambem o clássico do Borges Coelho "historia de inquisição em Evora"
...
Porque é uma temática que também me interessa, tenho feito algumas pesquisas.
Vai de certeza achar, e eventualmente considerar interessante, o registo de processos apartir de 1550,  de condenação de pessoas escravizadas, condenadas por "fazer adivinhação com conchas"....
...
Boa Sorte
Tokobá

Deixo aqui um link que pode ajudar! (História da Inquisição Portuguesa)

http://www.youtube.com/watch?v=sZYtniXetlI

Caso não seja permitido colocar links, peço desde já desculpa aos moderadores.

#8
Citação de: Kyrie em 30 abril, 2019, 16:31
Podes dizer que seita é essa?
Será certamente daquelas bem obscuras, muito difíceis de encontrar, não tivesse até direito a "c".