Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Saints and sinners
    Iniciado por darksmile
    Lido 965 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"...Sou Eu Darksmile o teu servidor. Por mais indigno que eu seja delivrais-os do mal da alma e a da do corpo, das ambuscadas dos enemigos, tão visiveis como invisiveis.

Deus, Ely, Eloi, Ela, Agla, Adonaï, Sabaoth, que estes santos nome lhes sejam benéficos e salutários a Eles, que são servidores de Deus. Que não mais temam Diabo ou Feiticeiro

Pois estes são os corpos deles, e que ele os ama, que assim seja! "

Hoje vamos falar de Santos  :angel: e não falo do nome de familia "Santos"

Sabem como se põe 300 portugueses numa moto??
-- Pões santos a frente e dos santos atrás  ;D ;D ;D

Bom mais objectivamente, num tópico recente, afirmaram que apenas "Santos" podiam ajudar... e perguntei o que eram santos e o que eram santos antes de serem santos.

Ainda não obtive resposta sequer. Ou eu sou mesmo muito parvo, ou ninguém sabe ou me querem responder.

Sendo assim, fui a procura da resposta...Que linda internet. Como não posso por spoilers este tópico vai ser comprido... E como eu não sou católico nem cristão (aprenda pff a diferença) vou colocar imensaaaas perguntas  ;D ;D

CitaçãoO Papa explicou depois as linhas gerais do que significa o dom da santidade para cada pessoa: "Antes de tudo devemos ter bem presente que a santidade não é algo que nós procuramos, que obtemos com as nossas qualidades e as nossas capacidades".

"A santidade é um dom, é o dom que nos dá o Senhor Jesus, quando nos toma consigo e nos reveste de si mesmo, torna-nos como Ele. Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que 'Cristo amou a Igreja e deu-se a si mesmo por ela, para torná-la santa'", explicou o Santo Padre aos milhares de fiéis congregados na Praça São Pedro.

A santidade, prosseguiu o Pontífice, "é a face mais bela da Igreja, a face mais bela: é redescobrir-se em comunhão com Deus, na plenitude da sua vida e do seu amor. Entende-se, então, que a santidade não é uma prerrogativa somente de alguns: a santidade é um dom que é oferecido a todos, ninguém excluído, pelo qual constitui o caráter distintivo de cada cristão".

Segundo o Papa, "para ser santos, não é preciso necessariamente ser bispo, padre ou religioso: não, todos somos chamados a nos tornarmos santos! Tantas vezes, depois, somos tentados a pensar que a santidade seja reservada somente àqueles que têm a possibilidade de destacar-se dos assuntos ordinários, por dedicar-se exclusivamente à oração. Mas não é assim!", disse com tom enérgico.

Mas, o que é a santidade? Não é "fechar os olhos e fazer cara de imagem", mas viver "com amor" e oferecer "o próprio testemunho cristão nas ocupações de cada dia que somos chamados a tornar-nos santos. E cada um nas condições e no estado de vida em que se encontra".

Neste sentido, o Papa enumerou uma série de "estados de vida" e a maneira correta de levar a santidade a eles: "Você é consagrado, é consagrada? Seja santo vivendo com alegria a tua doação e o teu ministério. É casado? Seja santo amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. É um batizado não-casado? Seja santo cumprindo com honestidade e competência o seu trabalho e oferecendo tempo ao serviço aos irmãos".

"Mas, padre, eu trabalho em uma fábrica; eu trabalho como contador, sempre com os números, ali não se pode ser santo..." – "Sim, pode! Ali onde você trabalha você pode se tornar santo. Deus te dá a graça de se tornar santo. Deus se comunica a você". Sempre em cada lugar é possível tornar-se santo, isto é, pode-se abrir a esta graça que nos trabalha por dentro e nos leva à santidade".

"Você é pai ou avô? Seja santo ensinando com paixão aos filhos ou aos netos a conhecer e a seguir Jesus. E é preciso tanta paciência para isto, para ser um bom pai, um bom avô, uma boa mãe, uma boa avó, é preciso tanta paciência e nesta paciência vem a santidade: exercitando a paciência. Você é catequista, educador ou voluntário? Seja santo tornando-se sinal visível do amor de Deus e da sua presença próxima a nós".

Quer dizer, prosseguiu o Santo Padre, "cada estado de vida leva à santidade, sempre! Na sua casa, na estrada, no trabalho, na Igreja, naquele momento e no teu estado de vida foi aberto o caminho rumo à santidade. Não desanimem de andar neste caminho" porque "é o próprio Deus que nos dá a graça. O Senhor só pede isto: que nós estejamos em comunhão com Ele e a serviço dos irmãos".

Além disso, o Santo Padre pediu que todos façam um "exame de consciência" e respondam em silêncio como estão respondendo este chamado do Senhor.

Um convite à alegria

"Quando o Senhor nos convida a nos tornarmos santos, não nos chama a uma coisa pesada, triste... Pelo contrário! É um convite a partilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com alegria cada momento da nossa vida fazendo-a, ao mesmo tempo, um dom de amor para as pessoas que estão próximas a nós".

Para o Papa Francisco, "se compreendemos isso, tudo muda e adquire um significado novo, um significado belo, um significado a começar pelas pequenas coisas de cada dia", disse para continuar com vários exemplos para que as pessoas entendam: "Uma senhora vai ao supermercado fazer as compras e encontra uma vizinha e começam a falar e depois vem as fofocas e esta senhora diz: "não, não, não, eu não falarei mal de ninguém". Isto é um passo para a santidade".

"Depois, na sua casa, o filho te pede para falar um pouco das histórias dele: "ah, estou tão cansado, trabalhei tanto hoje..." – "Você se acomode e escute o teu filho, que ele precisa disso!". E você se acomoda e escute com paciência: isto é um passo para a santidade. Depois termina o dia, estamos todos cansados, mas tem a oração. Façamos a oração: também isto é um passo para a santidade. Depois chega o domingo e vamos à Missa, fazemos a comunhão, às vezes precedida de uma bela confissão que nos limpa um pouco. Este é um passo para a santidade".

"Depois pensamos em Nossa Senhora, tão boa, tão bela, e pegamos o rosário e o rezamos. Este é um passo para a santidade. Depois vou pelo caminho, vejo um pobre necessitado, paro, pergunto algo pra ele, dou algo a ele: é um passo para a santidade. São pequenas coisas, mas tantos pequenos passos para a santidade.", explicou.

Estes "pequenos passos" nos tornarão "pessoas melhores, livres do egoísmo e do fechamento em si mesmo, e abertos aos irmãos e às suas necessidades".

Para concluir, o Papa Francisco exortou a acolher o dom da santidade "com alegria" e a ajudar-nos uns aos outros, "para que o caminho para a santidade não seja percorrido sozinho", mas "juntos, naquele único corpo que é a Igreja, amada e tornada santa pelo Senhor Jesus Cristo. Sigamos adiante com coragem neste caminho da santidade.", terminou.

Entre os assistentes à audiência geral de hoje estiveram os participantes no Congresso Internacional Humanum que começou na segunda-feira passada e foi inaugurado pelo mesmo Pontífice na nova Sala do Sínodo.

Fonte: https://cleofas.com.br/as-chaves-do-papa-francisco-para-sermos-santos-no-cotidiano/

Ha!
Então já que não rezo o mesmo deus , não posso ser santo..tá bem.. Então mas a Carlota, que é amiga dos outros e isso.. não reza então não pode ser santa? Mas ela cumpre todos os requisitos, porque não a chamamos de Santa? Porque não pode ela ser mais uma "Santa Carlota"? Já ha o suficiente é isso?

Então e o Carlos? Amigo de todos, manifesta os direito dos animais, reza como uma boa ovelhinha, porque não é Santo também? Porque não é reconhecido como santo?

Porquê?

Estes nomes são fictícios mas todos nós conhecemos alguém semelhante.

Como sempre, esta resposta não me conveio, logo fui a procura de mais.


CitaçãoVocê provavelmente já deve ter ouvido o nome de Madre Teresa de Calcutá. O que talvez você não saiba é que ela está "aguardando" para ser santificada através do processo de canonização. Mas o que significa ser "santo"? E o que é a "canonização"? E como alguém pode se tornar santo?

Muitas religiões no mundo atribuem um status especial a algumas pessoas que demonstraram uma vida de virtude quase perfeita. Os títulos concedidos podem diferir entre uma denominação e outra, mas na Igreja Católica essas pessoas são chamadas de santas.

A canonização é o processo final por meio do qual uma pessoa é considerada santa no catolicismo. Diz-se "final" porque, para que alguém esteja habilitado para receber esse título, há certos "passos" a serem atendidos.

Mas o que significa ser santo?
Uma vez que alguém é considerado santo, essa pessoa é recomendada a toda Igreja Católica para veneração. Alguns deles são selecionados para serem santos padroeiros, ou seja, guardiões ou protetores especiais de determinadas causas, doenças, igrejas, países ou ocupações.

Como mencionado anteriormente, há alguns "passos" que devem ser seguidos para que o indivíduo possa ser considerado santo. As informações descritas a seguir estão em um formato resumido e são relacionadas à denominação católica, podendo ou não ter semelhança com o procedimento adotado por outras religiões.

Passos para a santificação
1. O processo de santificação se inicia apenas cinco anos após falecimento do candidato. Isso é necessário para dar mais objetividade à avaliação e permitir que as emoções da perda sejam amenizadas.

2. O bispo local é o responsável por conduzir as investigações acerca da vida e dos escritos do candidato à procura de evidências de virtudes heroicas. Uma espécie de tribunal pode ser instaurado para que pessoas testemunhem a favor do indivíduo analisado. As informações reunidas são enviadas ao Vaticano para análise. Neste ponto, o candidato é considerado um Servo de Deus.

3. Em seguida, uma série de avaliações é realizada pela Congregação para a Causa dos Santos considerando os documentos reunidos. Se o parecer for favorável ao candidato e for constatada a existência de virtudes heroicas, o Papa pode conceder a ele o título de "venerável".

4. Este é o último passo que antecede a canonização. Trata-se da beatificação, processo em que é verificada a existência de um milagre póstumo de autoria do Servo de Deus. O milagre precisa passar por uma investigação antes de ser considerado válido.

Lembra-se da Madre Teresa de Calcutá, que citamos no começo da matéria? Ela foi beatificada em outubro de 2003 em decorrência da cura de uma indiana com um tumor no estômago. Constatado o milagre, o candidato recebe o título de Beato.

5. Caso a pessoa já tenha sido beatificada, outro milagre póstumo é necessário para que ela possa ser canonizada. Após a canonização, ao candidato é concedido o título de santo. O processo de averiguação do milagre é o mesmo conduzido na beatificação.

Santos para todas as causas
Há santos para praticamente todas as causas, ocupações e localizações. A Igreja Católica já canonizou mais de 3 mil pessoas, porém o número exato de santos é desconhecido, pois nem todos foram oficialmente canonizados.

A Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, é a padroeira do Brasil. Ela também é considerada a protetora de grávidas, recém-nascidos, rios e mares, ouro, mel e beleza. São José de Cupertino é o santo protetor dos tripulantes, passageiros e pilotos de aeronaves, asa-delta, ultraleve e outros.

Nós, usuários da internet, também possuímos um santo padroeiro: trata-se de Isidoro de Sevilha, protetor dos usuários de computador, técnicos de computação e programadores.

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/religiao/44476-como-alguem-se-torna-santo.htm

A sério? :o ::)

Para ser santo é preciso morrer...ok...

Somos dependentes de outrem...ok...

Temos de fazer milagres uma vez mortos...ok..mas como sabem que somos nós?...

Nós, mesmo uma vez mortos, não podemos decidir de estar tranquilo, e, como se não bastasse, são os Humanos que decidem "hmmm vais ser o santo da extinção da parvoice.." "sim..mas na vida eu trabalhava como veterinário...." "Sou eu que decido logo fazes o que eu mandar!" "ok".....

Logo resumidamente, o papa diz que é preciso ser um bom cidadão..pensava eu estar a viver num país laico..engano-me.

É preciso ser um bom samaritano para poder ser "santo" e nem reconhecido. Depois morrer e correr o risco de ser completamente ignorado pela parvoíce dos Homens...

Se formos a ver, neste caso, "Santo Hitler" existe. Ajudou o  seu povo, corpo ou alma. Fez milagres na medicina, ainda morto continua a fazer com que as pessoas falem dele, provocou a 2º guerra mundial... Entre outros muitos milagres da vida do Adölf... Porque não virou santo então?

Muitas outras perguntas ficam em suspense. Atirem-me as vossas cruzes que eu pego-as para as vender de novo :P

Fica então a minha pergunta: Como um santo pode ajudar alguém neste mundo e nestas condições ?

Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Logo por teoria também eu posso ser santo?

Nem é preciso fazer jejum ou estar sempre a rezar e essas petas todas que se dizem?