Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.468
Total de tópicos
26.918
  • Porque não sonhamos com a nossa morte?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 956 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Porque acordamos antes que nos aconteça algo de muito mal ou fatídico num sonho?

     É algo com que já quase todos nos deparamos. Sonhar que caímos num precipício, que algo ou alguém nos vai matar ou que não temos saída na situação que não seja com danos para o corpo. Nessas situações acordamos repentinamente.

     Isso acontece porque se sonhássemos com o nosso fim poderíamos pôr em causa a nossa própria sobrevivência.

     Os sonhos são preparação inconsciente para situações com que nos poderemos deparar e para as quais  o subconsciente procura prever soluções. De forma inconsciente somos mais preocupados com a sobrevivência do que conscientemente.

     Acontece é que as situações que o subconsciente "testa" nos sonhos e nas quais no enredo do sonho permanecemos vivos, são assimiladas pelo subconsciente como posturas a adotar se elas acontecerem na realidade. Embora o enredo do sonho nos possa parecer extravagante, a história baseia em símbolos que o subconsciente assumiu como representativos da realidade e isso para que ele mesmo possa diferenciar a realidade dos sonhos, visto que os sonhos também são preservados na memória.

     Se no sonho nós chegássemos a morrer o subconsciente assumiria que seria essa a solução e simplesmente incitar-nos-ia a tomar essa mesma atitude se algo idêntico acontecesse na realidade.

     

Caro F.Leite, devo ser uma raridade então, porque recentemente sonhei que tinha morrido e em espírito estava a ver a minha família. Ninguém me via mas eu conseguia ver toda a gente...
   
Imaginação a mais, é o que é!  :laugh:

Citação de: anascorpion em 04 novembro, 2018, 21:12
Caro F.Leite, devo ser uma raridade então, porque recentemente sonhei que tinha morrido e em espírito estava a ver a minha família. Ninguém me via mas eu conseguia ver toda a gente...
   
Imaginação a mais, é o que é!  :laugh:


     Não é imaginação a mais.  Você acredita na alma e na sobrevivência do espírito após a morte e isso está gravado no seu subconsciente como algo que vai acontecer num futuro. Para si, no seu todo isso é uma realidade. O seu subconsciente trabalha com as verdades que você aceitou como tais e é com elas que cria o enredo dos sonhos. A sua personalidade e maneiras de agir estão sempre lá representadas.

     Sonhou com a sua morte, mas não deve ter sido uma morte violenta, típica de pesadelo. Provavelmente a morte no sonho foi como uma forma de conseguir obter uma satisfação de se ver como se imagina num futuro, estar lá, mas continuar por cá a ver a sua família. Não é morte por consequência de algo, mas sim morte como obtenção de algo que no presente não lhe afeta a sobrevivência.

    Consegui explicar ou pelo menos deu para entender?

Citação de: F.Leite em 04 novembro, 2018, 21:28
     Não é imaginação a mais.  Você acredita na alma e na sobrevivência do espírito após a morte e isso está gravado no seu subconsciente como algo que vai acontecer num futuro. Para si, no seu todo isso é uma realidade. O seu subconsciente trabalha com as verdades que você aceitou como tais e é com elas que cria o enredo dos sonhos. A sua personalidade e maneiras de agir estão sempre lá representadas.

     Sonhou com a sua morte, mas não deve ter sido uma morte violenta, típica de pesadelo. Provavelmente a morte no sonho foi como uma forma de conseguir obter uma satisfação de se ver como se imagina num futuro, estar lá, mas continuar por cá a ver a sua família. Não é morte por consequência de algo, mas sim morte como obtenção de algo que no presente não lhe afeta a sobrevivência.

    Consegui explicar ou pelo menos deu para entender?

Sim, faz todo o sentido.
Acho que os sonhos revelam os nossos medos ou desejos.
Como não sei se existe alma, vida após a morte ou o que acontece depois de morrermos (se é que acontece alguma coisa), acabei por sonhar com isso. No fundo, não passa de um truque do subconsciente para reconfortar a nossa mente sobre a possibilidade da morte não ser o fim.

Citação de: anascorpion em 04 novembro, 2018, 21:34
Sim, faz todo o sentido.
Acho que os sonhos revelam os nossos medos ou desejos.
Como não sei se existe alma, vida após a morte ou o que acontece depois de morrermos (se é que acontece alguma coisa), acabei por sonhar com isso. No fundo, não passa de um truque do subconsciente para reconfortar a nossa mente sobre a possibilidade da morte não ser o fim.

     A nossa personalidade e comportamento perante a vida são a matéria prima dos sonhos. Num sonho ninguém foge se tem por natureza enfrentar as situações. Mas também ninguém enfrenta a fera se por natureza é cobarde.

     O subconsciente procura uma forma de procurar sobreviver com a mentalidade que tem a gerir o corpo. Por isso os sonhos refletem a nossa maneira de viver.

     Em lugar de procurar saber o que o sonho significa seria bom analisarmos o que fazemos e como nos comportamos nas diversas dificuldades que por vezes vivemos nos sonhos e principalmente como as superamos. Se não gostamos dessa forma que foi sonhada, seria bom procurar forma de modificar o nosso comportamento nas situações reais da vida e os sonhos passarão a refletir essa nova postura.

     Nenhum dos componentes e funções do nosso corpo e mente existem por acaso. Estão todos cá porque são necessários para garantir a nossa sobrevivência.