Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Verdade ou ilusão
    Iniciado por Cassandra
    Lido 675 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível."
(René Descartes)

Num destes dias ao ver um episódio da Teoria do Big Bang, o texto que o autor costuma escrever no fim do genérico a propósito de tudo e mais alguma coisa era sobre umas visões que ele andava a ter pelo canto do olho. Depois de uma consulta no médico, afinal não era nada de extraordinário, eram só "moscas" que ele tinha nos olhos. Fiquei curiosa, já que algum tempo antes disto o meu céptico pai também tinha falado de umas aparições que ele via pelo canto do olho (às quais ele não deu importância nenhuma). Ora, o meu pai também tem "moscas".

Fui pesquisar sobre os efeitos que estas "moscas" podem provocar na visão: estas "moscas" podem ser responsáveis por toda uma panóplia de fenómenos desde imagens "fantasmagóricas" a formas translúcidas que se deslocam, orbes, flashes de luz e as tais sombras na visão periférica que desaparecem quando se tenta olhar para elas.

Sobre estas "moscas":
CitaçãoApesar de a maior parte das moscas volantes serem normais, algumas podem ser um sinal de problemas subjacentes que deve avaliar junto do seu oftalmologista. (...)
As moscas volantes nos olhos não são ilusões de ótica. São pedacinhos de resíduos que flutuam no seu vítreo: o enchimento gelatinoso do seu globo ocular que ajuda a manter a sua forma. Às vezes, estas moscas andam de um lado para outro e fazem sombras na sua retina. É isto que vê.
Na maior parte das vezes a causa das moscas nos olhos são alterações no vítreo relacionadas com a idade. À medida que os olhos envelhecem, o líquido gelatinoso vítreo deteriora-se: fica mais líquido, começa a soltar-se e a ser afastado do seu globo ocular e uma parte da gelatina forma grumos. O que vê são as sombras destes pequenos grumos.

As moscas volantes podem também ocorrer quando o vítreo se separa da superfície da sua retina. O estímulo da retina durante este processo provoca muitas vezes cintilações no olho. No momento em que o vítreo se afasta da cabeça do nervo ótico pode fazer aparecer temporariamente uma mosca em forma de anel.
Ocasionalmente, esta separação arrasta um pouco da retina. Este descolamento da retina injeta sangue no seu vítreo, com a aparência de pequenos pontos dispersos e exige atenção médica imediata.

Hemorragia e inflamação no olho devido a ruturas da retina, problemas nos vasos sanguíneos ou outros problemas, geralmente provocam moscas volantes. As moscas volantes podem ser também pequenos flocos de proteína ou outro material que tenha ficado recolhido no seu olho durante a sua formação antes do nascimento.



A maior parte da informação a que prestamos atenção consciente é-nos dada pela visão, pelo que depositamos grande confiança naquilo que nos chega através dela.

Se é verdade que às vezes os nossos olhos nos mostram que há mais no mundo para além daquilo que geralmente é definido como o "normal" e/ou o "real", temos de ter sempre presente que outras vezes são enganados por simples "moscas".
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Característica primária dos homens da ciência.Vêr para crer pois se não se pode vêr,não se pode comprovar, logo não existe.Para o que não tem explicação, há que arranjar alguma, já que a coisa não pode ficar sem resposta porque isso não seria ético.Neste caso, as moscas servem bem para que se lhes aquiete o pensamento.Este, também não é visivél, no entanto  existe.Ou tratar-se-á também de algum tipo de insecto? Por via das dúvidas o melhor é ter sempre à mão uma lata de Dum dum :D

É verdade que os homens da ciência podem ser muito básicos quando se apressam a dar explicações sem pés nem cabeça, em vez de simplesmente admitirem "não sabemos".

Mas... mas não podemos diminuir toda a ciência a estes mecanismos básicos de compensação de egos feridos pela sua própria ignorância. Afinal, se estamos aqui a discutir este assunto, neste formato, devemos isso à ciência não é?   ;)

Procurar respostas, procurar a verdade sobre este fenómenos deve ser um exercício feito com o pensamento livre. De tudo. Isso incluí tanto os preconceitos cientificos como também os preconceitos espirituais.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#3
Cassandra

Totalmente de acordo.Não há em mim nada de " anti-ciência", até porque esta me tem ajudado muito, porém refiro- me à forma leviana, não de uma maneira geral, com que certas questões são arrematadas com conclusões muito pouco inteligentes.