Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • José Saramago e Padre Carreira das Neves no "Frente-a-Frente" da SIC Notícias
    Iniciado por IceBurn
    Lido 4.544 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

heavens butterfly
Bem, agora que vi a entrevista na íntegra ;), posso comentar melhor. Vou ser o mais suscinta possível :P

1º "Deus gostou mais das fumo do sacrificio de Abel do que do de Caim"  :laugh:
Deus gostou mais do de Abel porque foi dado com um "amor sincero" deu o melhor que tinha no seu rebanho:os primogénitos... (isto é uma grande coisa para quem lida com a pastorícia, em particular com pequenos rebanhos)
Caim, por sua vez,  deu o seu sacrificio com o um amor ciumento, invejoso... (tanto... que matou o irmao).
(Deus gosta de coisas dadas com sinceridade e amor, sejam elas grandes ou pequenas).
Se Deus fosse tão mau tinha morto Caim logo ali.... Deu-lhe um castigo mas também perdoou e compreendeu porque apesar do seu amor ser obstinado e idolatra, não deixava de ser amor...então "marcou-o" para que não o pudessem matar, nem aos descendentes sob pena de maldição...

Agora um aparte curioso- alguns estudos (feitos por historiadores) teorizam que os Roma (os ciganos) são descendentes de Caim e que deixaram aquela zona (para onde Caim foi viver depois de ter matado o irmao e já muitos anos depois...) e espalharam-se pelo mundo porque recusaram-se sujeitar aos muçulmanos e à sua lei....

Voltando, não vou comentar o resto senão nunca + saía daqui...
Só vou dizer uma coisa: José Saramago disse: "A Igreja não lê a Bíblia"...
A igreja instituição (padres,...) lê, todos os dias na missa e não só.
A igreja comunidade (nós é que somos a igreja) na sua esmagadora maioria não lê; vai à missa e não percebe o que é dito, mas também não procura perceber...
Também há quem leia e não perceba o que lá está...
A Bíblia não um livro surrealista, cheio metaforas e semelhantes...embora também as tenha...assim como, ironia...
Agora, para se ler e compreender um livro que fala sobre algumas atitudes de Deus é preciso perguntar porquê? Tem de se fazer uma contextualização histórica; tem de se ter em conta o desenvolvimento racional, emocional e mesmo espiritual do homem nessa época. Tem, portanto, de ser encarado com seriedade para depois não fazermos "figuras"
Pena que algo tão bonito como o conhecimento de Deus tenha sido tão mal e friamente explicado ao nosso prémio nobel quando era mais novinho.

Citação de: heavens butterfly em 13 dezembro, 2009, 23:44
Bem, agora que vi a entrevista na íntegra ;), posso comentar melhor. Vou ser o mais suscinta possível :P

1º "Deus gostou mais das fumo do sacrificio de Abel do que do de Caim"  :laugh:
Deus gostou mais do de Abel porque foi dado com um "amor sincero" deu o melhor que tinha no seu rebanho:os primogénitos... (isto é uma grande coisa para quem lida com a pastorícia, em particular com pequenos rebanhos)
Caim, por sua vez,  deu o seu sacrificio com o um amor ciumento, invejoso... (tanto... que matou o irmao).
(Deus gosta de coisas dadas com sinceridade e amor, sejam elas grandes ou pequenas).
Se Deus fosse tão mau tinha morto Caim logo ali.... Deu-lhe um castigo mas também perdoou e compreendeu porque apesar do seu amor ser obstinado e idolatra, não deixava de ser amor...então "marcou-o" para que não o pudessem matar, nem aos descendentes sob pena de maldição...

Agora um aparte curioso- alguns estudos (feitos por historiadores) teorizam que os Roma (os ciganos) são descendentes de Caim e que deixaram aquela zona (para onde Caim foi viver depois de ter matado o irmao e já muitos anos depois...) e espalharam-se pelo mundo porque recusaram-se sujeitar aos muçulmanos e à sua lei....

Voltando, não vou comentar o resto senão nunca + saía daqui...
Só vou dizer uma coisa: José Saramago disse: "A Igreja não lê a Bíblia"...
A igreja instituição (padres,...) lê, todos os dias na missa e não só.
A igreja comunidade (nós é que somos a igreja) na sua esmagadora maioria não lê; vai à missa e não percebe o que é dito, mas também não procura perceber...
Também há quem leia e não perceba o que lá está...
A Bíblia não um livro surrealista, cheio metaforas e semelhantes...embora também as tenha...assim como, ironia...
Agora, para se ler e compreender um livro que fala sobre algumas atitudes de Deus é preciso perguntar porquê? Tem de se fazer uma contextualização histórica; tem de se ter em conta o desenvolvimento racional, emocional e mesmo espiritual do homem nessa época. Tem, portanto, de ser encarado com seriedade para depois não fazermos "figuras"
Pena que algo tão bonito como o conhecimento de Deus tenha sido tão mal e friamente explicado ao nosso prémio nobel quando era mais novinho.

...ao ler a tua resposta o meu coração disparou. :laugh: Não de amor apaixonado mas de amor Divinizado....
Minha querida Irmã de Luz Graças sejam dadas ao Eterno por esse esclarecimento que o "senti" vindo do coração de quem sente...mas também sabe porque sente... :heart:

"Sobre os teus muros Jerusalém coloquei sentinelas que dia e noite anunciarão o nome do Senhor"
Bem hajas
:angel7: :angel7: :angel7:
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Bom, muita gente já deve ter percebido que não suporto SAramago.

Ela fará o que entender, não sou eu que tenho direito de o julgar mas tenho o direito de o repudiar pessoalmente e é um direito que me assiste.

Tal como a Havens disse para ser ler a Biblia há que ter muita coisa em conta.

O Chamado Livro fo Génesis, é um livro comum a 3 rreligiões, a Judaica, o Islamismo e a catolicismo, apenas mudam os nomes dos personagens mas a essencia é toda igual. (e o mundo seria bem melhor se não fossem os radicais que levam os textos à letra)

Também há que ter em conta que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto e quando a Biblia foi escrita já a história tinha passado de boca em boca.

Há que ter em conta os usos e costumes da época.

as escritas originais e as suas traduções

e principalmente a geografia e historia onde os factos aconteceram e por aì adiante.

Ora eu pensava que o tal senhor escritor era uma pessoa inteligente, no verdadeiro sentido da inteligencia mas ao que parece só tem inteligencia em marketing e de certa foram alguém maquiavélico não olhando a meios para ateingir os seus fins.

Pena que a malta ande tão cega que não saiba ler a biblia no seu contexto actualmesmo tendo séculos de existência, no entanto aposto que quando o sr for desta para melhor ou pior, lhe venham prestar todas as homenagens e criarem ruas, museus, bibliotecas e sabe- se lá mais o quê em seu nome, em vez de limpar a imagenque ele deixou a Deus que nos dias de hoje consegue manter a fé dos homens apesar das traiçoes e das facadas que lhe têm infligido.

Finalmente abomino o dito Sr.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

cambada de fundamentalistas ,parecem talibãs,já algum de voçês leu o livro de Saramago? parecem um bando de cordeiros, a balir atrás do vosso bom pastor enquanto ele vos conduz ao matadouro.

Citação de: euripedes em 13 abril, 2011, 21:06
cambada de fundamentalistas ,parecem talibãs,já algum de voçês leu o livro de Saramago? parecem um bando de cordeiros, a balir atrás do vosso bom pastor enquanto ele vos conduz ao matadouro.

Falaste muito e disseste pouco, e pior, ocorreu-te a "bela" ideia de achincalhar, as opiniões, ou credos de outras pessoas ...  >:(

Como "Portador da Verdade e Sabedoria Suprema", porque é que não iluminas, a mente de quem tem um pensamento diferente do teu ??  ::)

Mas se te deres ao trabalho de discutir um tópico, na sua essência, verás que assim como, somos diferentes como seres humanos, a
maneira de pensar e de estar também é diferente de um individuo, para o outro.

Caso não tenhas dado conta ainda, da tua resposta, digo-te que a violência verbal gratuita, só demonstra complexo de inferioridade, e pouca formação cultural ...

Mudando de assunto, não vi os vídeos, mas Saramago não é um "alinhado", (mas também não é nenhum santo), e de certa forma eu também não sou, pois a certos dogmas, que me afastam de qualquer religião, mas não da crença da existência de Deus !!

A Margarida falou que o Génesis, é o resultado de 3 religiões, e eu iria mais longe dizendo que é o resultado de 4 !
A 4ª que me refiro, é como não poderia deixar de ser, a Suméria !!
Se considerarem, que foram quem inventou a escrita,que são mais antigos que os judeus, e se considerarem que " A Epopeia de Gilgamesh", sendo uma espécie de livro sagrado a esse povo, e se o lerem, verão as espantosas coincidências, (ou não), com o Pentateuco !!
Mais ..está provado que os judeus na épica travessia pelo deserto, estiveram junto dos Sumerios, inclusive mais tarde até na Bíblia as cidades tem os mesmos nomes, como, Kish ou Ur. (mas há mais)
É sabido, e a Bíblia também diz, que era usual, adoptarem usos e costumes e deuses de outros povos !!

A heavens butterfly , diz uma coisa(diz mais..mas adiante) com a qual concordo TOTALMENTE:

"Tem de se fazer uma contextualização histórica; tem de se ter em conta o desenvolvimento racional, emocional e mesmo espiritual do homem nessa época"

Certo, concordo ... mas historicamente, TODAS AS IGREJAS, retiveram e retém para si, conhecimentos mais profundos do que aqueles que nos foram dados a conhecer, conhecimentos esses, que foram arrancados a ferros, pois a Bíblia só esta acessível ao Povo à cerca de 300 anos, antes não tínhamos acesso a ela.
A Bíblia só contem livros que se adequam a ideologia de cada religião, logo não são todas iguais, o que me faz pensar, se cada religião, não se fará servir dela, ao invés de nos servirmos dela !
Durante séculos, enraizaram em pessoas (Povo), sem formação, sem cultura,(onde a maior preocupação era arranjar comer e salvar-se do inferno, nem que fosse à conta de dinheiro), uma religião autoritária, e ai daquele que não "alinhasse" , pois rapidamente iria conhecer, a tortura, ser excomungado e a "pérola", chamada Inquisição !!

Se me disserem, que a Igreja(nomeadamente a católica, pois é a mais antiga a seguir à judaica), teve um papel "Divino", recto, e sem mácula, desde o seu inicio, até ao dias de hoje, então terei que colocar, mais tópicos, cada um com os horrores que ao longo dos Séculos, foram feitos !!
Assim sendo, e como já referi antes, é preciso questionar sim ... pois a "garantia" que temos foi feita(escrita), pelo Homem e não por Deus !!
Mas podia ter sido feita pela "Mão de Deus", pois também vem no Génesis 6 ," e viram os filhos de Deus, que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si, todas as que escolheram "
disse Deus: "Não se contenderá mais o meu espírito com o homem, pois ele TAMBÉM É CARNE."  


Desculpem o testamento  ;D  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

obrigado pela resposta ,vejo que não é um dos cordeiros de que falei,naõ estou a discutir a existencia de Deus, mas sim a reação que as pessoas tem contra José Saramago ,sem talvez nunca terem lido nenhum livro dele.A Bíblia nas maõs erradas torna-se numa arma muito perigosa ,muitos crimes já foram cometidos em nome de Deus e com a  biblia como testemunho.Desmond Tutu premio Nobel da paz diz:"Quando os europeus cá chegaram eles tinham a Bíblia e nós a terra,fechemos os olhos e oremos, disseram eles,quando os abrimos eles tinham a terra e nós a Bíblia".