Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • O estranho caso da estrela zombie
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 1.042 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Chama-se iPTF14hls. Mas o mais impressionante é que se trata de uma estrela morta-viva. A descoberta, publicada na revista Nature, mostra que esta supernova já terá explodido pelo menos duas vezes nos últimos 50 anos. Só desde a última explosão, em 2014, já perdeu e ganhou brilho uma série de vezes.

A equipa de astrónomos que procurava analisar a luz resultante da explosão de estrelas foi surpreendida quando percebeu que esta voltou à vida. A análise à explosão, de setembro de 2014, que a explosão foi do tipo II-P supernova e tudo o resto (a análise à velocidade e composição química do material libertado na explosão) parecia normal. Até que, uns meses mais tarde a supernova começou a ganhar brilho outra vez.
Por norma, explica a Carnigie, instituição da qual fazem parte dos dois astrónomos que fizeram a descoberta, em explosões como a registada, as estrelas permanecem brilhantes até 100 dias depois. Porém, a iPTF14hls manteve-se brilhante mais de 600.

E não é tudo: já tinha sido registada uma explosão no mesmo local, em 1954. Os cientistas ainda não sabem explicar como, mas a verdade é que mais de 50 anos depois, a mesma estrela voltou a explodir (o que devia ter determinado a sua morte), em 2014 e mantém-se viva. As supernovas explodem apenas uma vez, permanecem brilhantes uns meses em depois desaparecem para sempre.

"Esta supernova contradiz tudo o que sabemos sobre o seu funcionamento", referiu, à Carnigie, Iair Arvaci, coordenador da investigação.

fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecnologia/o-estranho-caso-da-estrela-zombie/ar-BBEMG7A?ocid=ientp
ILYM