Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.535
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • Dança da chuva
    Iniciado por Cassandra
    Lido 536 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como se a saga dos incêndios já não tivesse sido suficientemente catastrófica eis que a seca vem também dar um ar da sua (des)graça. A barragem de Fagilde, que serve os concelhos de Viseu, Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde, tem água para apenas mais 20 a 25 dias, estando já em curso uma operação para levar água para a região via comboio.

Em Outubro ficámos a saber que a aldeia de Rebordãos, em Bragança, iria levar a cabo um ritual antigo para pedir chuva à Nossa Senhora da Serra, devido à seca extrema que já se fazia sentir. É interessante que este tipo de rituais se tenha mantido através dos tempos.
Deduz-se que isso aconteceu por conta das outras vezes que o povo pediu e realmente choveu. Se o ritual nunca tivesse funcionado não teria sido mantido, certo?

Bom, desta vez parece que a coisa não produziu grande efeito, para mal deste país. Ou a santa não estava em casa ou o povo já não pede com a mesma fé.

Há neste país tanta gente que deposita a sua fé e dispende a sua energia nas coisas mais variadas (como se vê pelo fórum), bem que se podia usar esse mesmo empenho e fé para, durante apenas 5 minutinhos, pedir chuva.

Porque não? O povo da aldeia de Rebordãos acha que consegue fazer chover e a crença que rituais conseguem promover o aumento da humidade atmosférica é partilhada por muitos povos indígenas, desta e de outras épocas.
Pessoalmente, sempre gostei da ideia de fazer uma dança para fazer chover.

Como é, vamos pedir chuva?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)