Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Homeopatia e Espiritismo
    Iniciado por credatis
    Lido 799 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
De acordo com algumas das leituras que fiz, muito dos tratamentos "médico-mediúnicos" são baseados nos preceitos da homeopatia. Posto isto, é legítimo dizer que o Espiritismo vê a medicina homeopática como algo legítimo?

Citação1 – A Homeopatia é uma terapia espírita?
Não, até porque é anterior ao Espiritismo. Seus princípios foram estabelecidos por Samuel Hahnemann no final do século 18. Sua obra fundamental, Órganon da Arte de Curar, foi publicada em 1810, quarenta e sete anos antes da publicação de O Livro dos Espíritos.
2 – Por que, então, há tantos médicos homeopatas espíritas e no receituário mediúnico os Espíritos dão preferência à homeopatia?
Ocorre que há certa identidade de conceitos. Hahnemann proclamava que as enfermidades decorrem de problemas com a força vital dos pacientes. O Espiritismo confirma a existência de correntes magnéticas que circulam em nosso organismo, cujos desajustes afetam o perispírito, com reflexos no corpo físico, originando variadas enfermidades.
3 – Qual seria a ação da homeopatia?
Numa manifestação publicada na Revista Espírita, em outubro de 1863, Santo Agostinho refere-se à homeopatia como matéria espiritualizada. Na homeopatia temos a alma do medicamento ou, mais exatamente, seu componente energético, liberado a partir do processo de dinamização da substância utilizada. Em tal condição, ela atua diretamente sobre o desajuste perispiritual, com reflexos salutares na economia física.
4 – Algo semelhante à ação do passe magnético?
Exatamente. Na homeopatia temos o magnetismo liberado da substância dinamizada. No passe temos o magnetismo fornecido pelo passista e pelos Espíritos que o assistem.

E os restantes membros do fórum? Acreditam em homeopatia?

Citação

  • Lei dos Semelhantes: Resultado de suas releituras dos Clássicos e, sobretudo, de suas próprias experiências, anuncia esta Lei universal da cura: similia similibus curantur. Exemplificando, um medicamento capaz de provocar, em uma pessoa sadia, angústia existencial que melhora após diarréia e febre, curaria uma pessoa cuja doença natural apresente essas características.
  • Experimentação na pessoa sadia: A fim de conhecerem as potencialidades terapêuticas dos medicamentos, os homeopatas realizam provas, chamadas patogenesias; em geral são eles mesmos os experimentadores. Tipicamente não se fazem experiências com animais. Uma condição básica para a escolha dos provandos é que sejam saudáveis. Esses medicamentos são capazes de alterar o estado de saúde da pessoa saudável e justamente o que se busca são os efeitos puros dessas substâncias.
  • Doses infinitesimais: A preparação homeopática dos medicamentos segue uma técnica própria que consiste em diluições infinitesimais seguidas de sucussões rítmicas, ou seja: mistura-se uma pequena quantidade de uma substância específica em muita água e/ou álcool e agita-se bastante. A tese é de que essa técnica "desperte" as propriedades latentes da substância. Isso é chamado de "dinamização" ou "potencialização" do medicamento.
  • Medicamento único: Primeiro o homeopata avalia se a natureza individual está a "pedir" intervenção com medicamento, pois esse é um dos meios que o médico tem para auxiliar a pessoa, não o único. Sendo o caso, usa-se um medicamento por vez, levando-se em conta a totalidade sintomática do paciente. Só assim é possível ver seus efeitos, a resposta terapêutica e avaliar sua eficiência ou não. Após a primeira prescrição é que se pode fazer a leitura prognóstica, ver se é necessário repetir a dose, modificar o medicamento ou aguardar a evolução.


Eu já experimentei a homeopatia e não senti nada de nada...

Citação de: Forbidden em 22 março, 2016, 11:55
Eu já experimentei a homeopatia e não senti nada de nada...
Se não for indiscrição. Que problema tentaste tratar?

#3
Citação de: credatis em 22 março, 2016, 17:46

Se não for indiscrição. Que problema tentaste tratar?

Eram umas dores e estalidos que eu sentia na cara/cabeça, e também zumbidos no ouvido. Havia quem dissesse que era derivado do stress ou ansiedade, mas eu nunca acreditei muito nisso. Foi algo que andei muito tempo pra descobrir o que era (3 anos), mas parece que descobri o que é finalmente (tremor essencial do palato, pelo menos foi o que o neurologista me disse). Quanto fui a homeopata acho que não lhe falei nesta parte (ainda nem tinha reparado que a garganta se mexia sozinha), mas os musculos da minha garganta contraiam-se involuntariamente constantemente ao longo do dia, e isso levava a ter dores e estalidos na zona de abrir a boca, e os zumbidos no ouvido, pelo menos é esse o diagnostico a que cheguei agora dito por um neurologista. Antes disto andei também na ortodontia e a médica pensava que era disfunção ATM e usei uma goteira a noite (ao inicio até me aliviou os sintomas, mas depois perdeu o efeito), os sintomas eram quase os mesmos tirando a parte das contrações musculares na garganta (foi ela alias que me recomendou ir a um neurologista quando lhe falei disso, pois ao inicio nem me ocorrei falar disso, só pensava nas dores e nos estalidos). Entretanto comecei a tomar uma medicação e parece estar controlado, pelo menos as contrações musculares e as dores diminuíram imenso, e acho que descobri finalmente o que isto é. Acho que não há propriamente uma cura e os médicos ainda nem sabem muito sobre isto, mas ao menos posso controlar os sintomas, e já ando muito melhor..

Obrigado pelo relato. Foi muito esclarecedor. :-)