Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A força do Amor e da Compaixão
    Iniciado por Marta149
    Lido 1.837 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Gostaria de explicar qual é a importância do amor e da compaixão. É importante saber o que é compaixão, algumas vezes pensamos que é pena, mas isso não é compaixão. Compaixão é o senso de preocupação, mas mais do que isso, é a noção clara de que todos os seres têm exatamente o mesmo direito à felicidade. Essa compreensão é que nos traz a compaixão.


Também um outro aspecto que costuma ser confundido com compaixão é a sensação de proximidade, de ligação que temos com amigos e parentes. Mas isso não é compaixão verdadeira, porque esse sentimento está ligado ao apego.


Muitas vezes, nosso senso de preocupação com o outro depende da atitude que ele adota. Se a pessoa age de forma negativa, nosso senso de compaixão desaparece. Mas um senso de compaixão verdadeiro é o que nos leva a ver o outro como tendo exatamente o mesmo direito que eu à felicidade. A compaixão que se assenta no apego não se sustenta. A que se baseia na compreensão da igualdade de todos os seres é desprovida de apego, e é verdadeira.


Qual é o benefício da compaixão? Ela nos traz força interior. Geralmente, temos um senso de "eu, eu, eu". E nossa mente centra tudo em nós mesmos. Então, todas as experiências negativas, mesmo pequenas, se tornam muito dolorosas, enormes. Mas quando pensamos nos outros, nossa mente se amplia, e os nossos pequenos problemas se tornam realmente pequenos, e as coisas negativas não prejudicam nossa mente.


Alguns, quando experimentam tragédias que são involuntárias, se sentem enterrados em uma montanha de sofrimento. Mas, por outro lado, quando se pensa voluntariamente nos problemas dos outros, se procura alivia-los de seus sofrimentos, essa atitude voluntária traz uma abertura para o ser. Dessa maneira, mesmo em meio a problemas pessoais, isso traz uma base de clareza, e a pessoa será capaz de se sustentar.


Quando se pensa em compaixão por outras pessoas, alguns perguntam se isso não seria sinônimo de auto sacrifício. Não, não é. Porque não se deve ser negligente em relação a si mesmo. E, baseado na minha própria experiência, acredito que se deve ser compassivo em benefício próprio."


Dalai Lama


Fonte: Universo Natural

Citação de: Marta149 em 04 fevereiro, 2016, 23:58

Enquanto o mundo não esquecer o "eu,eu,eu" de que falavas no texto, (vou generalizar aqui) ao que chamam de amor é no fundo luxuria e compaixão é ter pena.
Infelizmente assim é, mas sentimentos como o altruísmo também são atropelados.

Para mim o problema radica no "eu" mas isso sou eu a pensar
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

Citação de: kha0s em 05 fevereiro, 2016, 00:10
Enquanto o mundo não esquecer o "eu,eu,eu" de que falavas no texto, (vou generalizar aqui) ao que chamam de amor é no fundo luxuria e compaixão é ter pena.
Infelizmente assim é, mas sentimentos como o altruísmo também são atropelados.

Para mim o problema radica no "eu" mas isso sou eu a pensar


O problema radica no "eu"/ego...

Eu gosto muito de ajudar o próximo e faze-lo sentir-se feliz porque isso é das poucas coisas que me faz sentir feliz e em paz! Parece que me sai um peso de cima. :laugh:  mas preocupo-me tanto com os outros que me esqueço de mim, e eles tambem se esquecem de mim... Nunca recebo nada em troca mas ajudo sempre, e não são coisas simples! Cheguei a ver gente desesperada por não terem feito trabalhos da escola, eu chegar lá para ajudar, ler montes de textos de máterias que nunca estudei nem vi antes e fazer-lhes o trabalho basicamente sozinha. Ou então ficar 1h ou 2h á espera de gente que odeia estar sozinha, para lhes fazer companhia, em vez de ir para casa.  :)  coisa que nunca fariam por mim e bem o sei.

Tens um bom coração.
Mas não dês o peixe, ensina a pescar! 😉
E continua a fazer tudo com esse sentimento de amor e paz...
Algo em troca? Não esperes nada em troca, faz simplesmente pela tua satisfação de fazer o bem!

🌟

A vida e um caminho de sombras e luzes. O importante
e que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar a luz.

fazer o bem e dar uma parte de nos e com isso recebemos uma luz Divina,
que nos ilumina  nossos caminhos e fortalece-nos com a força que tem o amor

Citação de: Under_A_Spell em 05 fevereiro, 2016, 23:28
Eu gosto muito de ajudar o próximo e faze-lo sentir-se feliz porque isso é das poucas coisas que me faz sentir feliz e em paz!

Estás 100% certo mas não te esqueças de ti
Time for some Cartesian logic:

Any system can be understood if you break it down to its component parts.
Study the parts, figure out what they do then you'll have a pretty good idea of what the whole thing is doing.

Quando ainda estudava havia o tipico grupinho de alunos renegados, como há em todas as escolas, e eu que estava exterior ao grupo, convivendo com os alunos mais "populares" os nao renegados vá, revoltei-me com isso e decidi deixar de andar com eles porque renegavam outros alunos e troçavam deles (por serem gordos ou feios ou terem dificuldades especiais). Juntei-me a esse grupo de alunos renegados, que andavam sempre tristes, trouxe-lhes alegria, ajudava-os e incentivava-os a estudar, fazia palhaçadas, etc... Ao que parece adoravam-me, pois quando ia almoçar a casa mandavam montes de mensgens a perguntar quando chegava, se faltava muito, e iam me receber ao portão. Tambem havia vezes que andavam á porrada e zangavam-se por querem-se sentar ao meu lado. Defendia esses alunos dos outros, ensinei-os a defenderem-se sozinhos e a serem mais felizes consigo próprios. Em pouco tempo os outros alunos passaram a associar-me a uma pessoa renegada e a desprezar-me tambem, eu não liguei. Quando alguem exterior ao grupo me conhecia  (que só acontecia quando eram obrigados a sentar perto de mim nas aulas) dizia-me sempre: tu não és igual a eles, não tens nada de mal, porque raio andas com essa gente??  :o
Eu: porque não sou uma pessoa estúpida!  :laugh:

Tudo muito bonito, mas depois de mudarem de escola e aparecer essas coisas das redes socias e swag e não sei quê mais, lá fizeram novos amigos, usaram tudo o que lhes ensinei, esqueceram-se de mim, deixaram de me falar sem mais nem menos (nao deviam precisar mais de mim claro...) e a "popularidade" subiu-lhes á cabeça. Então esses unicos amigos que tinha, e que os ajudei durante anos foram-se todos embora da minha vida, fiquei com zero! Lição que aprendi: até as pessoas mais simples e pacatas podem virar pessoas horriveis com a popularidade. Coisa que eu não acreditava até á data, pois eram pessoas bondosas e simples e viraram más. Isso a mim nunca aconteceria pois passei de mais popular a renegada, e de bestial a besta. Que é o que sou agora. "Não tem amigos? ah deve ser má pessoa ou ter qualquer problema!" Ninguem pensa que o problema é dos outros e deles próprios, pois! Sociedade de lixo, egoístas, só digo isto.  :-\

#8
Citação de: Under_A_Spell em 05 fevereiro, 2016, 23:28
Eu gosto muito de ajudar o próximo e faze-lo sentir-se feliz porque isso é das poucas coisas que me faz sentir feliz e em paz! Parece que me sai um peso de cima. :laugh:  mas preocupo-me tanto com os outros que me esqueço de mim, e eles tambem se esquecem de mim... Nunca recebo nada em troca mas ajudo sempre, e não são coisas simples! Cheguei a ver gente desesperada por não terem feito trabalhos da escola, eu chegar lá para ajudar, ler montes de textos de máterias que nunca estudei nem vi antes e fazer-lhes o trabalho basicamente sozinha. Ou então ficar 1h ou 2h á espera de gente que odeia estar sozinha, para lhes fazer companhia, em vez de ir para casa.  :)  coisa que nunca fariam por mim e bem o sei.

Aaaaai vida!! Como eu me vi no que disseste. Não digo que no meu caso ao ajudar é como se saísse um peso, mas gosto de fazê-lo... se bem que com essas atitudes que as pessoas tem, uma pessoa com o passar do tempo até perde a vontade de ajudar alguém... Quando eu ajudo não é com a intenção de receber algo em troca, ajudo simplesmente da minha livre vontade, simplesmente porque quero. No entanto, como nem todas as pessoas são como nós, acabamos por levar aquela "paga" :-\
Agora que tu Under_A_Spell trouxeste um exemplo teu que por acaso também me aconteceu (só com uma pessoa, mas aconteceu), deu mesmo para refletir... Quantas vezes não fiquei eu com uma certa pessoa depois das aulas a fazer companhia, na nossa hora de almoço, muitas vezes ficando só com uns 20 min para ir e vir a casa comer...? E ficava mesmo, não me importava nada, algum pessoal quando estava a voltar à escola chegava-me a encontrar e perguntar: "só agora?" e eu nem me importava com as perguntas... porque eu queria era ficar ali independentemente do tempo que fosse... :-\ E agora verdade seja dita já nem nos damos. Não vou dizer que me arrependo de ter feito isso dia sim, dia sim, pois sei que fazia de boa vontade e sinceramente... quantas pessoas é que fazem isto? E quando é feito de coração devemos estar de consciência tranquila, porque quem fazia o bem éramos nós e porque queríamos...

E quanto aos trabalhos dos outros, cheguei uma vez a ficar até tarde a fazer um trabalho para uma pessoa da turma (não é a mesma pessoa que falei acima) e de certeza que se fosse outra pessoa nem aceitava fazer... ou até mesmo se fosse eu a precisar, não estou a ver alguém ou essa pessoa fazer... mas pronto... para não falar das inúmeras vezes que dava os meus tpcs para quem não tinha feito pudesse passar e depois olha... levei "patadas" de todos!

Citação de: Under_A_Spell em 06 fevereiro, 2016, 18:08
Quando ainda estudava havia o tipico grupinho de alunos renegados, como há em todas as escolas, e eu que estava exterior ao grupo, convivendo com os alunos mais "populares" os nao renegados vá, revoltei-me com isso e decidi deixar de andar com eles porque renegavam outros alunos e troçavam deles (por serem gordos ou feios ou terem dificuldades especiais). Juntei-me a esse grupo de alunos renegados, que andavam sempre tristes, trouxe-lhes alegria, ajudava-os e incentivava-os a estudar, fazia palhaçadas, etc... Ao que parece adoravam-me, pois quando ia almoçar a casa mandavam montes de mensgens a perguntar quando chegava, se faltava muito, e iam me receber ao portão. Tambem havia vezes que andavam á porrada e zangavam-se por querem-se sentar ao meu lado. Defendia esses alunos dos outros, ensinei-os a defenderem-se sozinhos e a serem mais felizes consigo próprios. Em pouco tempo os outros alunos passaram a associar-me a uma pessoa renegada e a desprezar-me tambem, eu não liguei. Quando alguem exterior ao grupo me conhecia  (que só acontecia quando eram obrigados a sentar perto de mim nas aulas) dizia-me sempre: tu não és igual a eles, não tens nada de mal, porque raio andas com essa gente??  :o
Eu: porque não sou uma pessoa estúpida!  :laugh:

Tudo muito bonito, mas depois de mudarem de escola e aparecer essas coisas das redes socias e swag e não sei quê mais, lá fizeram novos amigos, usaram tudo o que lhes ensinei, esqueceram-se de mim, deixaram de me falar sem mais nem menos (nao deviam precisar mais de mim claro...) e a "popularidade" subiu-lhes á cabeça. Então esses unicos amigos que tinha, e que os ajudei durante anos foram-se todos embora da minha vida, fiquei com zero! Lição que aprendi: até as pessoas mais simples e pacatas podem virar pessoas horriveis com a popularidade. Coisa que eu não acreditava até á data, pois eram pessoas bondosas e simples e viraram más. Isso a mim nunca aconteceria pois passei de mais popular a renegada, e de bestial a besta. Que é o que sou agora. "Não tem amigos? ah deve ser má pessoa ou ter qualquer problema!" Ninguem pensa que o problema é dos outros e deles próprios, pois! Sociedade de lixo, egoístas, só digo isto.  :-\

Aqui não me identifico tanto no sentido em ser alguém das pessoas mais populares e ir ter com o pessoal mais "renegado", pois nunca fui das mais populares, mas para mim é na boa ir ter com alguém assim ou dar-me. Falo com pessoas tanto populares como renegados, desde que não me chateiem é na boa. Mas também compreendo que é bastante difícil e também já me aconteceu de certa forma dar-me com essas pessoas que normalmente são postas de parte e depois devido à influência das redes sociais, swag e por aí fora, parece que as pessoas no geral acabaram por levar uma "lavagem cerebral" ou sei lá o quê e acabaram por mudar... para pior, neste caso! É como se nos usassem conforme as necessidades das pessoas (quer sejam pessoas "renegadas" ou não) e depois de satisfazermos tais necessidades... somos descartadas! Sinceramente também acabei por aprender a mesma lição que tu.... e quanto às tuas duas últimas frases concordo muito, às vezes pensam que o problema está em nós, mas não se sabem olhar ao espelho e ver onde está o problema!

#9
Citação de: askyfullofstars em 09 fevereiro, 2016, 17:10
Falo com pessoas tanto populares como renegados, desde que não me chateiem é na boa. Mas também compreendo que é bastante difícil e também já me aconteceu de certa forma dar-me com essas pessoas que normalmente são postas de parte e depois devido à influência das redes sociais, swag e por aí fora, parece que as pessoas no geral acabaram por levar uma "lavagem cerebral" ou sei lá o quê e acabaram por mudar... para pior, neste caso! É como se nos usassem conforme as necessidades das pessoas (quer sejam pessoas "renegadas" ou não) e depois de satisfazermos tais necessidades... somos descartadas! Sinceramente também acabei por aprender a mesma lição que tu.... e quanto às tuas duas últimas frases concordo muito, às vezes pensam que o problema está em nós, mas não se sabem olhar ao espelho e ver onde está o problema!

Bom ter alguém que me compreende, mas sinto-me mal por ter acontecido a mais gente como a ti :-\

Enquanto andava sozinha tive a oportunidade de estudar bem a sociedade em que vivemos. Se reparares as pessoas podem ser as estúpidas de sempre, mais egoístas, mau carácter etc... e continuam sempre com montes de amigos e geralmente até são bem populares. Eu olhava para mim e perguntava-me: Mas como raio é que eu que ajudo todos e nunca chateio  estou aqui sem ninguém, e essa gente que é completamente insuportável tem amigos e tratando-os mal continuam com eles á perna?
De facto, a verdade é que a sociedade adora esse tipo de gente. Quanto mais mau carácter for a pessoa, mais sem sentido e inconvenientes, mais a sociedade gosta. As pessoas gostam de se rir um bocado com eles, seja por terem insultado alguém superior, ou feito bullying com alguém, feito asneiras etc... 

:) Eu aconselho a todos a nunca deixarem chegar a um ponto em que estão sem amigos alguns, pois a sociedade age desta forma: quanto mais amigos tiverem, mais vão ter, mais vos vão querer conhecer. Vocês até podem ser as piores pessoas do mundo, mas vai haver sempre pessoas a quererem vos conhecer.  Ao contrario do que acontece quando não conhecem ninguem, pois aí a sociedade vai vos por de parte, vocês até podem ser génios, muito divertidos, terem varios talentos ou até serem as pessoas com o coração mais bondoso de sempre, que ninguem vos vai querer conhecer nem conviver com vocês por muito tempo.

Porquê? Porque não têm amigos! Tornaram-se pessoas estranhas, pessoas de quem a sociedade nao gosta de estar perto, pois se fossem assim tão bons teriam muitos amigos certo? Errado! As pessoas boas saem sempre mal na historia. Nesta história que é a sociedade os heróis perdem e os vilões vencem e dominam o mundo com as trevas, a maldade, inveja, futileza... 

Enfim, não há nada a fazer.  ::) As pessoas usam-se umas ás outras, há falta de amor e boa vontade, as pessoas querem popularidade, fama, dinheiro... São gananciosas e egoistas, por isso nunca falariam com ninguem sem amigos. O que lhes traria isso de beneficio? Nada! Por isso as pessoas preferem se dar bem com gente mais influente socialmente. Pode ser que ganhem algo com isso, pensam elas.

Por exemplo, vejo gente com o meu estilo e bem enraizados nele, a quererem conhecer gente que sabe muito pouco ou nada dele, mas que alguma coisa lá sabem e então vão conversar/partilhar ideias (até porque não é algo que haja muito por aí fora), e no entanto como não sou popular como essas pessoas (e embora esteja enraizada no estilo até mais que os próprios) põem-me de parte, mesmo tendo conhecimento que existo. Fazem de conta que não existo... Posso ter muito mais para partilhar do que os outros mas não tenho o que lhes interessa na verdade: status social!   
A sociedade entristece-me de verdade... (atenção falei em geral, sei que ha gente boa por aí embora já sejam poucos, por exemplo esta moça a que me dirijo   ;D )