Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Quem é o Orixa Oiá Iansã?
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 527 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Na Mitologia Yoruba, o Orixá Oiá, é uma divindade relacionada ao elemento ar, sendo a divindade que controla os ventos. É conhecida também como Iansã.



Na natureza domina os quatro ventos. Representa a reencarnação dos antepassados, a falta de memória e sentimento de pesar em mulheres. É também o orixá do rio Níger, tambem chamado Oya.



Insã (Oiá) está relacionada diretamente com as tempestades, ventos fortes e furacões e raios. Simboliza o violento e impetuoso. Vive na porta dos cemitérios. Representa a intensidade do sentimento, o sombrio e o mundo dos mortos.



Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. A Deusa Oyá está relacionada ao culto dos mortos. Conta a lenda querecebeu de Xangô a incumbência de guiá-los e conduzi-los. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de abano especial para enxotar moscas, feito de pelos de bufalo, chamado de Eruexim com o qual conduz os espiritos dos desencarnados. Oyá é uma deusa guerreira, por isso tem um de temperamento que muitos consideram agressivo.



Iansã quer dizer "A mãe do céu rosado" ou "A mãe do entardecer". Yorubas costumam saudá-la antes das tempestades pedindo clemencia e que apazigue Xangô o Orixá dos trovões, raios e tempestades.



É saudada com o seu grito "Ehpá Hey" e tem o titulo de "Iya mesan lorun", referente à incumbência recebida como guia dos mortos.



A suas filhas, são mulheres sensuais e ousadas, dizem o que pensam e sofrem as consequencias sem baixar a cabeça. São mulheres que batalham, trabalham incansavelmente, são guerreiras, e não desistem nunca.


tirado de
www.caminhodoxaman.blogspot.com
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"