Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Desapego e a Fidelidade nos relacionamentos
    Iniciado por KALKI
    Lido 1.480 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O DESAPEGO E A FIDELIDADE NOS RELACIONAMENTOS




Muitas vezes se enxerga o desapego como uma grande festa onde se faz o que quer, sem compromisso nenhum, como um pegar e largar desenfreado e inconseqüente onde a fidelidade não vigora.

O desapego é na verdade um grande compromisso, um compromisso com seu Eu interior mais profundo, que veio aqui para ser feliz, crescer e se manifestar com liberdade.

Nos relacionamentos a grande fidelidade não é com o outro, mas com você mesmo. Ser fiel é não se corromper, é assumir apenas os compromissos do seu coração e ser fiel a eles. A fidelidade é com você.

Quando você está apenas sendo fiel ao outro por obrigação, está indo contra o seu coração e está enganando o outro. Esta fidelidade é a maior traição possível, pois você esta enganando a você mesmo e ao outro. Isto é apenas lealdade.

A lealdade não vem do coração, é imposta. Como um escravo servindo ao seu senhor. Lealdade é escravidão, em vez dela devemos praticar a fidelidade que vem do coração.

É fácil ser leal, basta ser escravo.
Mas para ser fiel é necessário ter uma grande coragem, é preciso ser verdadeiro, mostrar o que o seu coração está falando, e hoje ninguém está acostumado a isto. Ser fiel é não enganar a você e não enganar ao outro.

Os relacionamentos em que a fidelidade vem da lealdade são falsos, as pessoas vivem na mentira e tem medo de encarar a verdade. Na verdade são dois escravos que se algemam mutuamente.

O relacionamento verdadeiro só acontece quando os dois possuem o desapego e a fidelidade vem de seus corações. São dois seres livres, dois Deuses que estão juntos pelo amor.

Se você tirar todo o apego de um relacionamento, restará o Amor !

As pessoas têm medo de serem desapegadas nos relacionamentos, pois quando se tira todo o apego resta apenas o amor. Se não houver este amor o relacionamento termina. As pessoas substituem o amor pelo apego para viver na mentira.

Desapegar é ser extremamente fiel sem nenhuma lealdade. É ser fiel ao seu coração sempre !

Desapegar não é esquecer seus compromissos e viver levianamente. É assumir compromissos ouvindo o seu coração e continuar seguindo o seu coração, é ser verdadeiro em todas as horas.

Desapegar é não ser escravo dos compromissos impostos, é ter consciência do seu Eu, é não assumir compromissos que não estejam de acordo com o seu coração, é honrar o seu Eu interior e ser verdadeiro em todas as suas ações.

Desapegar é ter o mais profundo respeito pelo seu Eu interior, é reconhecer-se como Ser Divino e permitir que este se manifeste sem as amarras do materialismo e das regras que lhe são impostas.

Desapegar é manifestar sua essência Divina.




PramaShanti
A verdade doi, mas liberta

Adorei este tópico! De facto, sermos fieis ao nosso/a companheiro/a só por obrigação não faz de nós "fieis" na relação. Não somos fieis a nós nem a ele/a, embora sejamos fieis no comportamento, ao não trairmos fisicamente. Nos relacionamentos, penso que ser fiel é inato. Pois não queremos nem pensamos, nem temos vontade de estar com mais ninguém senão com quem estamos!

Bem hajas!

O compromisso verdadeiro vai muito além de convenções sociais.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Palavras bonitas, e muito certas. Vai muito de encontro à filosofia budista que eu muito acarinho.

Mas o que é que aconteceria se amanhã um evento à escala mundial modificasse a natureza humana e tirasse o apego e a lealdade às relações humanas?


Eu diria que a raça humana ficaria perigosamente em risco de extinção em 50 anos... 

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

anitah06
Desapego é algo que devemos ter em todas as relações sejam elas do foro intimo ou não, pois só assim a relação será verdadeira só assim existirá o verdadeiro amor, só assim conseguimos vivenciar o amor em pleno e saber que existe reciprocidade.
Nem sempre é facil é conseguir o equilibrio entre a fidelidade e a lealdade. é necessário estarmos bem cientes de nós proprios, termos muito amor proprio para conseguirmos sermos fieis a nós proprios sem cair na leviandade. A forma como a maioria das pessoas é educada /formatada pela sociedade faz com que não consigam ser fieis a si proprias , reprimindo o que lhe diz o coração , e fazendo com que sejam apenas leais, e muitas perdem-se pelo caminho quando nao conseguem mais lidar com a falta de fidelidade para com elas próprias .
É necessario perceber-se a pureza do amor , e o nosso lugar "cá" para se conseguir ser-se fiel e desapegado
Há uns tempos atras nunca conseguiria por isto em prática  ou perceber verdadeiramente a diferença

Grande parte do caminho faz-se à procura de nós mesmos...

anitah06
Citação de: Malik_ em 01 fevereiro, 2016, 12:44
Grande parte do caminho faz-se à procura de nós mesmos...

Sem dúvida alguma