Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Quem é o Orixá Oxum?
    Iniciado por Tokobá del Rey
    Lido 1.661 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para quem precisa de ajuda no Amor... Oxum é doce como o mel e está sempre pronta para fazer "casamentos". Ora íéié O.

"A mais coquete das Deusas do panteão Yoruba, Oxum é um orixá feminino que rege as águas doces. Comanda o curso os rios e cascatas. É o Orixá da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. O seu nome deriva do rio Osun, que corre na Nigéria,na região Ijexá e Ijebu.
Através de Oxum, os fiéis procuram a solução dos problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões entre casais. Também na vida financeira, se pede ajuda a Oxum pois é Ela a "Senhora do Ouro" e "Senhora do Cobre" que era o metal utilizado para fazer moedas.
Na mitologia iorubá, Oxum a  filha de Iemanjá e Oxalá. O Festival de Osun é realizado anualmente na cidade de Osogbo, na Nigéria. O Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, onde se encontra o Templo de Osun, é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura desde 2005
Na natureza, o culto a Oxum costuma ser realizado nos rios e nas quedas de água e, mais raramente,  nas fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorarem com facilidade.
No Haiti, Oxum é a orixá do amor, do dinheiro e da felicidade. Também conhecida como Erzile ou Erzulie, Erzulie ou Freda.
Na santería cubana, é chamada Ochún. O sincretismo deste orixá na ilha de Fidel é com "Nossa Senhora da Caridade do Cobre" a padroeira de Cuba.
Os filhos e filhas  de Oxum, são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões. Há tambem um certa tendencia para a auto-contemplação e  vaidade. Adoram o luxo, a vida social e são na generalidade pessoas muito romanticas. Na generalidade dão muita importancia à opinião pública, fazem qualquer coisa para não chocar com o socialmente aceite, preferindo contornar as suas diferenças com habilidade e diplomacia. Apesar destas caracteristicas de consenço os filhos e filhas de Oxum são sempre pessoas obstinadas na luta pelos seus objetivos. Na realidade os filhos de Oxum, não esquecem numca o seu propositoe atrás da sua imagem doce esconde-se uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.
Têm uma certa tendência para engordar, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles. Gostam de festas, vida social e de outros prazeres que a vida lhes possa oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.  Graça, vaidade, elegância, uma certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.
O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso, algumas das maiores Yalorixás (mães-de-santo) da história do Candomblé, tenham sido ou sejam de Oxum."

retirado do site: www.caminhodoxaman.blogspot.com
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Interessante. Não sei nada de candomblé, por isso é bom aprender.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Eu também sei muito pouco... Por isso partilho o que sei na esperança de aprender mais!!!;-)
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Muito obrigada Tokobá. Estou a gostar muito de saber mais sobre os orixás. 😊

Vou tentando ir partilhando aqui algumas coisas...
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Eu também percebo muito pouco (ou nada) sobre estes temas e por isso gosto de ler e aprender com os seus tópicos Tokobá del Rey. Obrigada pelas partilhas.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334