Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • O que aconselham para dormir profundamente? (insónia)
    Iniciado por SaraRS
    Lido 5.930 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Recomendo comprimidos de valeriana. O chá não faz tanto efeito. Mas o efeito dos compridos pode não fazer se notar no dia da toma. Deve ser tomado diariamente durante as maiores crises, ou antes se forem antecipadas.

Aconselho também uma luz led de presença no quarto. Daquelas para quem tem medo do escuro, por exemplo. Escolhe uma luz da tua cor preferida que deixa o quarto nesse tom. Elas consomem muito muito pouco por isso não há problema.

Som da estática pode ser muito reconfortante. Experimenta através de uns headphones ou se tiveres forma de reproduzir conteúdos do telemóvel, há faixas no YouTube muito porreiras

Bom dia!

Problema curioso, dormir e não descansar.
Já tive fases assim, mas felizmente foram só fases, muito breves.

Concordo que deve haver aí qualquer coisa que te impede de dormir profundamente. Parece que o teu cérebro se recusa a entrar num estado mais profundo de relaxamento.

Dizes que estás sempre consciente - poderá ser esseo problema? Parte de ti querer estar sempre consciente? Lembro-me que quando foste fazer a regressão tinhas duvidas que conseguisses relaxar, disseste que não consegues meditar e disseste também:
CitaçãoContudo, continuei muito atenta a barulhos exteriores... mas lá consegui desprender-me um pouco do consciente.
Quanto mais me afundava, mais me doía a cabeça.

Não poderá ser uma questão de controlo? Tu queres estar sempre em controlo, sempre consciente?
Apesar de quereres dormir e descansar, parte de ti pode estar a forçar-te a estar sempre num estado de alerta, nem que seja num estado de semi-consciência.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Obrigada a todos pelos comentários :)
Dicas e boa vontade não faltam !

@ Querida Cassandra,
Eu desde que me lembro, se calhar mais a partir da adolescência, que me recordo de ser assim, sono muito leve. Tanto que alguém pode entrar no meu quarto, sem fazer barulho nenhum (nenhum mesmo) e eu acordo logo a sentir a presença da pessoa.
É realmente como se nunca relaxasse.

Não sei se é uma questão de controlo. Eu sinto mais que é uma incapacidade de parar a mente, como se estivesse sempre com as antenas no ar. Mais por questão inconsciente de protecção do que de controlo (acaba por estar interligado?!?).
Apesar de ter tido algumas respostas na regressão, não sei até que ponto foi realmente o meu inconsciente porque eu senti-me bastante consciente o tempo todo, como se metade de mim conseguisse afundar um pouco no transe mas outra metade sempre alerta. Ouvia sempre que alguém mexia na cadeira ou os carros a passar e depressa a minha mente divagava...
Foi uma luta consciente, o tentar relaxar...Tive de fazer um esforço concreto mesmo, daí nem saber até que ponto resultou.

Não é defeito, é feitio :) sou uma cabecinha pensadora :P

Olá Sara!

Já experimentaste fazer Hipnoterapia? Talvez te possa ajudar...
" Tenho o mais simples dos gostos. Só me contento com o melhor"
(Oscar Wilde)

Citação de: sweet lia em 03 dezembro, 2015, 12:51
Olá Sara!

Já experimentaste fazer Hipnoterapia? Talvez te possa ajudar...

Coitado do hipnoterapeuta... Lá ia levar com os recalcamentos todos... (Brincar) ;)
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Parece-me que tens de pôr rédeas na tua mente, pensar é bom, mas a toda a hora é coisa para cansar  ;)

Há partes de nós que escapam ao nosso controlo, e por isso às vezes é difícil controlar a informação que chega à nossa consciência vinda de todos os cantos da nossa mente.

Como já disse, já tive fases dessas: quando tinha um problema qualquer, ficava presa em pensamentos circulares que não iam a lado nenhum: pensava no problema, pensava nas soluções, pensava nas consequências das soluções, pensava nas consequências se não aplicar nenhuma das soluções... parava um instante, voltava ao inicio e pensava no problema e por aí fora...
Actualmente já não fico presa nestas rotundas mentais, mas a minha mente ainda tenta ir para lá, faz parte do seu modo de funcionar.

Mas eram fases, com coisas especificas. Tu estás nesta fase de modo permanente, e pensas em tudo e mais alguma coisa.

Eu aprendi a bloquear as idas para a rotunda. O que aprendi também é que o estar alerta mantém-nos conscientes, mas não é vontade da nossa consciência estar alerta, se é que me faço entender.

E é por haver uma motivação inconsciente para estar alerta que é dificil perceber porque existe essa motivação e porque se mantém.

Já aqui foi dito, e eu concordo que irias beneficiar muito com a prática da meditação.
Isto porque a meditação põe a tal rédea nos pensamentos descontrolados.

Sendo que sozinha é-te difícil meditar, era bom que tivesses ajuda, alguém que estivesse contigo e te orientasse a meditação para forçar a tua mente a manter-se presente na meditação.

Da maneira como já estás habituada a esse modo de funcionamento da tua mente, não vai ser fácil mudar, mas eu acho que é possível.

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

@Sweetlia,
Teria de gastar muito dinheiro provavelmente nisso :)
Eu fico a pensar "Hum, o que a pessoa quer que eu diga? hum, o que é suposto eu dizer? A pessoa está a dizer coisas parvas,, se calhar vai ficar triste se eu não responder A ou B... Hum, nao estou a ver nada, o que irei dizer? hm... " -.- e é o tempo todo nisto.
Visto que me é complicado entrar em transe... quase certo que resultaria mas...

@brunojge, não percebi.

@Cassandra, percebo bem o que queres dizer. É como um labirinto do qual não consigo sair.

Eu absorvo todos os estímulos exteriores. De tal maneira, que se vir um bicho morto na estrada, penso naquilo 2 segundos e à noite sonho com isso. Posso ver alguem no facebook, penso nisso 2 segundos, à noite sonho com essa pessoa. Vejo coisas na televisão, vou sonhar com essas coisas numa mistura mirabolante. Tudo isto é normal, acabamos todos por fazer isto, só que o facto de depois me lembrar de tudo isto numa noite, é muito cansativo. É como se não soubesse filtrar para meu próprio bem.

Não sei o que é pior/melhor: se a meditação sozinha ou acompanhada, para mim é dificil das duas maneiras...
Apesar da orientação ser boa, é mais um factor para me manter consciente.

Uma coisa é certa: acredito que possa haver uma motivação inconsciente para eu ser assim.
Agora a falar nisto, acabei por me aperceber de um motivo pessoal e obvio que me pode fazer ser assim.
Se calhar a hipnoterapia seria mesmo o melhor caminho :)

Citação de: SaraRS em 03 dezembro, 2015, 13:26
@Sweetlia,
Teria de gastar muito dinheiro provavelmente nisso :)
Eu fico a pensar "Hum, o que a pessoa quer que eu diga? hum, o que é suposto eu dizer? A pessoa está a dizer coisas parvas,, se calhar vai ficar triste se eu não responder A ou B... Hum, nao estou a ver nada, o que irei dizer? hm... " -.- e é o tempo todo nisto.
Visto que me é complicado entrar em transe... quase certo que resultaria mas...

@brunojge, não percebi.

@Cassandra, percebo bem o que queres dizer. É como um labirinto do qual não consigo sair.

Eu absorvo todos os estímulos exteriores. De tal maneira, que se vir um bicho morto na estrada, penso naquilo 2 segundos e à noite sonho com isso. Posso ver alguem no facebook, penso nisso 2 segundos, à noite sonho com essa pessoa. Vejo coisas na televisão, vou sonhar com essas coisas numa mistura mirabolante. Tudo isto é normal, acabamos todos por fazer isto, só que o facto de depois me lembrar de tudo isto numa noite, é muito cansativo. É como se não soubesse filtrar para meu próprio bem.

Não sei o que é pior/melhor: se a meditação sozinha ou acompanhada, para mim é dificil das duas maneiras...
Apesar da orientação ser boa, é mais um factor para me manter consciente.

Uma coisa é certa: acredito que possa haver uma motivação inconsciente para eu ser assim.
Agora a falar nisto, acabei por me aperceber de um motivo pessoal e obvio que me pode fazer ser assim.
Se calhar a hipnoterapia seria mesmo o melhor caminho :)
Sim devias fazer meditação ou hipnoterapia (fala o roto ao nu😜) absorves muito do teu dia a dia, e á noite quando paras vem-te tudo á mente, o teu cerebro anda a mil...tens de conseguir esvaziar a tua mente antes de dormir (podias usar os audios da faty lee para te ajudarem a relaxar)
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: moonchild em 03 dezembro, 2015, 13:59

Sim devias fazer meditação ou hipnoterapia (fala o roto ao nu😜) absorves muito do teu dia a dia, e á noite quando paras vem-te tudo á mente, o teu cerebro anda a mil...tens de conseguir esvaziar a tua mente antes de dormir (podias usar os audios da faty lee para te ajudarem a relaxar)

Sinto que o meu consciente está mais presente do que devia. Enfim.
Já os ouvi e nenhum resultou ;D

Sei perfeitamente o que é isso. Mas eu sou adepto dos medicamentos :) Comigo, que andei assim uns meses, so recorrendo a alguns é que consegui começar a ter um sono reparador.

Agora, só tomo em SOS. Comigo, esqueçam lá meditações e coisas naturais, chás e músicas e etc! Porque isso já são sinais de grande cansaço e, se não tratado, vai começar a dar sintomas físicos, como aconteceu comigo e depois toma-se tudo, mesmo que não se queira...

Os medicamentos existem para se tomarem quando são precisos. Ir ao médico deve ser a tua prioridade, Sara!
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Citação de: Hestia em 02 dezembro, 2015, 23:16
Ai SaraRS não imaginas a minha "felicidade", não por padeceres deste mal, mas sim por saber que há alguém exactamente como eu!

Sou assim desde que me lembro de ser gente, ainda muito pequena. Infelizmente para ambas, não tenho nenhum milagre para sugerir. Quanto ando prestes a dar o tilt tomo um (ou dois) comprimidos pa dormir, mas é rarissimo fazê-lo, tenho receio de criar habituação... Só mesmo quando estou nas últimas, física e psicologicamente.

Não aponto os sonhos. Por norma, de dezenas de coisas que sonho por noite, só dou "valor"  àquilo que a minha intuição me diz que devo dar. E vou logo ver o que significa, enquanto tomo o pequeno almoço.

Sabes o que também me acontece? Ainda não adormeci e já estou a sonhar! E digo que não estou a dormir porque fecho os olhos, vejo inúmeras coisas "non-sense" e até conto ao meu marido enquanto as vejo. Do género: "olha, agora tou a ver um lago com peixes que falam, vê lá tu" e etc. Depois ficamos a rir destas coisas palermas, como os garotos...  Aaaaiiiii, senhores!! :) Hehehe!

Às vezes, quando a minha filhota não está em casa, venho para a varanda beber um copinho de tinto com o marido/amigas. E não é que durmo (um pouco)  mais "profundamente"? E olha que não fico c'os copos! É aquele copinho de vinho do relax... Até dizia para experimentares, mas ainda criamos um grupo dos AA! Loooool!


AI!!! Eu ando com imensos problemas de descanso também... Acordo mais cansado do que quando vou dormir.. E depois tenho destas coisas ou então visitas indesejadas.

Por exemplo, tou de olhos fechados e começo a pensar com cada porcaria mais aleatória e mais sem sentido, dando um exemplo: "o guarda-redes ficou triste porque a garrafa não gostou que a parede tivesse pintada" Isto todas as noites.

Depois do nada acordo muito alarmado ou porque:
A) Alguém me toca numa perna ou faz-me qualquer cena
B) Vejo-me me a mim fora da cama, à frente da porta do quarto, com alguém fora a perguntar duma forma muito doce e sorrateira se pode entrar. Tenho de me concentrar imenso na altura para dizer que não. Depois disso acordo muito alarmado.

Outras coisas que me aconteceram foi acordar e sentir uma ligação enorme com alguém em específico que eu conheço mas não conheço. Nessa ligação o que eu sinto é uma pessoa, do sexo feminino, a fazer o mesmo que eu. A virar-se para o mesmo lado, a barafustar do cansaço, tudo ao mesmo tempo. E quando vejo-a na cabeça a levantar-se e a apanhar a roupa para o dia, uma voz na minha cabeça diz-me para eu fazer o mesmo porque estou atrasado e tenho de estar em sintonia com essa pessoa.

E depois há aquela história toda dos sonhos "estranhos" com elementos reais e simbólicos, com muitas situações cujo peso simbólico reflete-se bastante na minha vida. E a verdade é que acordo mais exausto e quanto mais exausto ando, piores as "visitas indesejadas" ficam e piores os sonos se tornam. É um ciclo vicioso muito destrutivo.

Infelizmente não tenho conselhos que te possa dar Sara, apenas alguma empatia por ter um problema semelhante :\
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

#41
Para obter uma noite de sono reparador faça o seguinte:

1- Pela manhã encha um garrafão de 5/6 litros de água, não feche o garrafão
2- Coloque o garrafão durante todo o dia ao ar livre em local que seja banhado pelo Sol (varanda, jardim, janela...).
3- Retire o garrafão antes que anoiteça.

4- Coloque a água dentro de um saco hermético e faça dele uma almofada de água.
5- Deite-se sobre esta almofada e verá que passa uma noite com um sonho perfeito.
6- Quando se levantar deite a água fora e repita os procedimentos diariamente.

Nota: a Solução poderia passar por um colchão de água, desde que tivesse possibilidade de lhe mudar a água diariamente.

#42
Eu já tive muitos problemas com insónias relativas também. Há certos momentos em que intensificam e também me lembro dos sonhos que geralmente são pesadelos. Quando sinto que estou numa fase pior ponho um pouco de lavanda num saquinho pequeno por baixo da almofada  e oiço, antes de adormecer, musica com elementos naturais ou meditação para dormir profundamente. Até agora tem resultado muito bem :) a primeira vez que fiz fiquei surpreendida porque não pensei que fosse resultar tão bem até porque tomava medicação bastante pesada antes para adormecer devido a ataques de pânico e depressão.
Espero ter ajudado!
"As melhoras", beijinho :)
" Let us dance in the sun, wearing wild flowers in our hair and let us huddle together as darkness takes over. We are at home amidst the birds and the trees, for we are children of nature."