Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Como evitar o nosso próprio mau olhado e inveja.
    Iniciado por chrisisdead6
    Lido 1.722 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite a todos.
Esta é a primeira vez que crio um tópico apesar de já ser membro à alguns anos, digamos que tenho um pouco (muita) ansiedade social. ;D
Espero não estar a colocar este tópico num local incorrecto, porém se o estou a fazer peço desculpas desde já aos moderadores pelo transtorno.

Nos últimos dias tenho reflectido sobre este assunto e agradecia conselhos, opiniões e sugestões acerca do mesmo:
Sempre ouvi falar de mau olhado, olho gordo,... e igualmente ouvi dizer que o foco principal é a Inveja.
Sendo a inveja uma das fontes principais do mau olhado,.. então praticamente, senão todos nós já enviamos mau olhado consciente ou inconscientemente a alguém.

"Acontece que todos, nem que seja apenas em determinado momento da vida, somos invejosos. Aliás, segundo Freud, é só por conhecermos nossa própria inveja que conseguimos reconhecê-la no outro"

"Esse sentimento (inveja) está necessariamente ligado a uma sensação de impotência"

Eu penso que todo o ser humano já experimentou, ou irá experimentar um sentimento de "impotência" perante algo e porventura também já sentiu inveja de algo ou alguém mesmo que não estivesse consciente que era esse o sentimento que lhe surgira.

Sendo assim, fico preocupada, eu não quero ser responsável e muito menos arruinar a vida de alguém por um sentimento que faz parte do enorme e misterioso "mundo emocional" do ser humano.

Já li como nos proteger-mos da inveja e mau olhado alheio, mas nunca vi, que me recorde, como nos proteger-mos de enviar mau olhado, como evitar comete-lo e como sabemos distinguir se, quando senti-mos que fomos vitimas de mau olhado, o que experiência-mos é o mau olhado alheio ou o nosso a retornar à "fonte". Porque, "Quem comete o mal, comete-o contra si mesmo."

Surgem-me estas questões, de momento, que gostaria (se possível) que partilhassem a vossa opinião:

1.Será possível o ser humano libertar-se completamente de inveja?,
2.Como sabemos se estamos a ser invejosos?
3.Como evitar que a nossa inveja surja?
4.Mais importante de todas, como evitar que a inveja afecte as pessoas ao nosso redor, pelo ato cruel e doloroso (para todas as pessoas envolvidas) do mau olhado?
5.O ser humano estando consciente que o sentimento irá, ou está, a manifestar-se e "abstrair-se" dele pode evitar os danos que ele causa?

Peço desculpa pelo tópico longo e pela confusão ;D e agradeço a todos os que se deram ao trabalho de o ler.
Se porventura encontrarem falhar/erros por favor sintam-se à vontade para corrigir, aliás, agradeço por aumentarem os meus conhecimentos.

Cumprimentos.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Acho que estas questões, embora muito interessantes, são bastante dificeis de responder porque depende de pessoa para pessoa.
Ha pessoas com uma auto-consciencia/auto-conhecimento mais desenvolvido que conseguem perceber quando estao a sentir isto ou aquilo e controlam ou libertam esses sentimentos. Ha outras pessoas que tem dificuldade nisto.

Pessoalmente consigo perceber quando estou a ter sentimentos negativos como ciumes ou inveja e liberto-os ou lido com eles o melhor que consigo. O importante é tipo deixar claro ao universo que sao so sentimentos e que nao queres fazer ninguem sofrer.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Obrigada LilithP, pela colaboração e partilha de informação. :)

Concordo sim que depende de pessoa para pessoa, somos todos diferentes e, de facto, há pessoas com mais facilidade para identificar tais sentimentos e controla-los da melhor maneira possível e outras que não sabem ao certo o que estão a sentir ou como controlar e consequentemente não conseguem evitar a negatividade que advém dos mesmos.

O que também pode significar que todos nós podemos aprender a fazê-lo (controlar ou evitar os sentimentos negativos), apenas temos de descobrir qual a forma de aprendizagem compatível a cada um de nós e, claro, estarmos dispostos a aprender. ;D
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Excelente tópico. Parabéns.

Eu também consigo identificar quando tenho inveja de alguém. Consegui aprender com a experiência de vida.
O que faço é "conversar" comigo mesma. Perguntar porquê? Depois de identificar a causa, peço a Deus numa oração para me afastar esses sentimentos, pois que a primeira a ser atingida sou eu mesma. Peço também, que o que sinto não, afete os outros.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Muito obrigada Cleopatra.

Deus é, sem dúvida alguma, a melhor protecção que podemos ter tanto do nosso próprio mal, bem como do mal alheio.
E a melhor forma de nos protegermos é através da oração.

Obrigada pela partilha. :)
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

#5
Em relação aos outros é dificil, pois não podemos controlar aquilo que os outros sentem, mas só somos atigidos por essas negatividades devido á nossa inferioridade moral. Agora quanto a nós é só seguir o conselho de Jesus. "Orar e Vigiar"

Orar pedindo auxilio e proteção a Deus e Vigiar os nossos pensamentos e actos.

Há uma frase muito interessante num livro de  Joseph Murphy que uso frequentemente e ajuda-me bastante.

"Minha Alma está na paz de Deus e eu liberto, ( Sentimento, Circunstancia ou Pessoa) e o/a deixo livre. "

Ou seja devolvemos ao Universo aquilo que nos está a prejudicar naquele momento. Não se pode é direccionar essas energias negativas a ninguém, pois o Universo se encargara de nos devolver.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Obrigada misticopt28 pela partilha de conhecimentos e opinião.

Eu acredito que nada acontece sem a permissão e conhecimento de Deus, e também que Deus não nos sobrecarrega mais do que é justo e podemos suportar.

Nas minhas orações peço sempre que os meus sentimentos e pensamentos negativos não afectem as pessoas ao meu redor e que ao invés afectem somente a mim, afinal de contas eu estou a errar e não é justo as outras pessoas sofrerem pelos meus erros.

Não costumo direccionar a negatividade a alguém, pelo menos conscientemente, mas de qualquer das formas tento evitar que essa negatividade surja.

Interessante esse autor, nunca tinha ouvido falar dele, obrigada pela partilha foi deveras instrutiva.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."