Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.429
Total de mensagens
369.475
Total de tópicos
26.918
  • Relativizar os Problemas
    Iniciado por credatis
    Lido 1.733 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Acho abro aqui um tópico, uma vez que na vida temos dois acontecimentos certos: morte e problemas  :P

CitaçãoA lição de aprender a ver as coisas que nos acontecem com uma nova perspetiva. Com uma nova luz. De perceber o que de positivo podemos obter, mesmo das situações mais difíceis. O que conseguimos aprender com os momentos menos bons. A tentar identificar que forças podemos ter que ainda não conhecemos? Que forças nunca tivemos necessidade de usar mas existem em nós?

Forças prontas a serem usadas, a fazerem a diferença na nossa vida, prontas a mudarem a nossa capacidade de dar a volta por cima. Relativizar ajuda-nos ainda a questionar os problemas. Será que são assim tão grandes? Será que são tão graves como os estamos a ver? Ou estarão a ser efabulados, como os pesadelos? Relativizar é pois uma atitude essencial para sobrevivermos com coragem, confiança e estima por nós mesmas a este novo ano, ao qual muitos chamam o ano de todas as provações.
link

E vocês relativizam? Acham que é uma boa estratégia? Haverá melhores?

Para mim é a melhor estratégia que há para vencer os estados negativos...só que às vezes não basta porque não se consegue convencer a mente de um momento para o outro.
Só quando me dispus a viver situações novas e desafiantes é que consegui relativizar pequenos problemas com eficácia. E tornei-me uma pessoa com menos ansiedade e tristezas.

Acho que é sem dúvida uma boa forma de sobreviver. Há situações extremamente desafiadoras à nossa sanidade mental: principalmente situações de saúde traumáticas ou questões financeiras problematicas que instalam em nós a ansiedade e nos tiram o sono. Acho que a única forma de sobreviver é mesmo relativizar, viver um dia de cada vez. Tentar sobreviver para tentar viver.

É cliche mas é verdade: é nesses piores momentos que encontramos uma força e paz dentro de nós que desconheciamos e inventamos estratégias para conseguirmos brilhar no meio da escuridão. Há muita gente que se apaga e perde a esperança, não os censuro mas realmente ao relativizar e ir fazendo o que é possível de consciência tranquila, está-se a abrir um caminho de maiores possibilidades.

Muitas vezes tive problemas sérios e encarei-os com a maior simplicidade possivel. Hoje olho para trás e orgulho-me disso porque se não o tivesse feito poderia ter afundado num abismo.

sofiagov
#3
Citação de: SaraRS em 21 outubro, 2015, 00:25
Acho que é sem dúvida uma boa forma de sobreviver. Há situações extremamente desafiadoras à nossa sanidade mental: principalmente situações de saúde traumáticas ou questões financeiras problematicas que instalam em nós a ansiedade e nos tiram o sono. Acho que a única forma de sobreviver é mesmo relativizar, viver um dia de cada vez. Tentar sobreviver para tentar viver.

É cliche mas é verdade: é nesses piores momentos que encontramos uma força e paz dentro de nós que desconheciamos e inventamos estratégias para conseguirmos brilhar no meio da escuridão. Há muita gente que se apaga e perde a esperança, não os censuro mas realmente ao relativizar e ir fazendo o que é possível de consciência tranquila, está-se a abrir um caminho de maiores possibilidades.

Muitas vezes tive problemas sérios e encarei-os com a maior simplicidade possivel. Hoje olho para trás e orgulho-me disso porque se não o tivesse feito poderia ter afundado num abismo.
Sara gostei imenso de ler o teu comentário e também partilho a mesmo forma de pensar .
Bem Haja

Verdade! Pena é que, infelizmente, tendemos a relativizar pensando no mal alheio =|

Citação de: credatis em 21 outubro, 2015, 12:40
Verdade! Pena é que, infelizmente, tendemos a relativizar pensando no mal alheio =|

Pois, o nosso caso é sempre o pior. E quando nos dizem: Achas isso um grande problema? Olha para a tua vizinha. Ela sim, aquela situação de doença que agora lhe apareceu...

Já nem queremos ouvir mais. Melhor, ouvimos mas não damos importância porque... o nosso caso é sempre o pior...

Assim, relativizar é uma estratégia que, como qualquer outra, resulta ou não de acordo com o indivíduo em questão.

Uma coisa parece-me certa: "A necessidade aguça o engenho." Daí ser nas alturas de maior provação que descobrimos haver em nós forças e capacidades até então desconhecidas. E é, também, por isso que o ser humano nunca deve desistir, nunca deve atirar a toalha ao chão.

Nunca a vida nos colocará no caminho um obstáculo que não tenhamos dentro de nós, por vezes bem escondida, a capacidade de o ultrapassar.

Eu acho que devemos relativizar mais alguns problemas (aqueles que dramatizamos e na verdade exagerámos na "dose") e outros, em vez de dramatizarmos, é fazer como a Sara diz, encarar com simplicidade. E acima de tudo, aceitar a solução, seja ela qual for. Penso que a aceitação é a chave de não entrar em desespero.

Porque se não tem solução, então não é problema...


Vivo de há poucos anos para cá um "drama" gigantesco, o qual afecta o meu estado psicológico e a minha vida em geral, esta prestes a terminar, mas nunca mais termina, penso que se não fosse a minha revitalizaçao mental, e tentar sempre manter um sorriso, uma piada, e uma boa harmonia a quem me rodeia, tenho a certeza que "este drama" já me tinha levado à loucura e a algo mais grave! Revitalizem-se sempre, por mais graves que sejam os Vossos problemas, agarrem-se a um sorriso mesmo que chorem por dentro :) e acreditem que um dia tudo se vai resolver.

Citação de: MorticiAdanns em 21 outubro, 2015, 14:10
Vivo de há poucos anos para cá um "drama" gigantesco, o qual afecta o meu estado psicológico e a minha vida em geral, esta prestes a terminar, mas nunca mais termina, penso que se não fosse a minha revitalizaçao mental, e tentar sempre manter um sorriso, uma piada, e uma boa harmonia a quem me rodeia, tenho a certeza que "este drama" já me tinha levado à loucura e a algo mais grave! Revitalizem-se sempre, por mais graves que sejam os Vossos problemas, agarrem-se a um sorriso mesmo que chorem por dentro :) e acreditem que um dia tudo se vai resolver.

Muita força no resto do teu caminho!
Os problemas são à medida das nossas capacidades, nada é por acaso =D


#9
Citação de: credatis em 21 outubro, 2015, 20:48
Muita força no resto do teu caminho!
Os problemas são à medida das nossas capacidades, nada é por acaso =D




Obgd, quero acreditar que sim, que é uma prova pela qual tenho que passar, uma liçao de vida, um abrir de olhos, já venci algumas batalhas, só me falta ganhar a guerra e depois dar o meu exemplo a todos, pois há coisas que não acontecem só aos outros, tudo nos pode um dia acontecer :) .

sofiagov
Costuma - se dizer que Deus dá  verdadeiras batalhas aos seus melhores guerreiros... É  porque certamente  tens a força  e garra para continuar... Um dia terás  a tua recompensa  nem que sejam pequenas surpresas felizes no dia a dia... A felicidade  é por vezes  um nicho no meio das trevas no entanto ela está  lá ...
Tudo de bom para ti...  :)

Citação de: sofiagov em 21 outubro, 2015, 22:59
Costuma - se dizer que Deus dá  verdadeiras batalhas aos seus melhores guerreiros... É  porque certamente  tens a força  e garra para continuar... Um dia terás  a tua recompensa  nem que sejam pequenas surpresas felizes no dia a dia... A felicidade  é por vezes  um nicho no meio das trevas no entanto ela está  lá ...
Tudo de bom para ti...  :)


:) obgd querida