Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Mérito do trabalho
    Iniciado por credatis
    Lido 1.712 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vim aqui procurar a visão espírita e pessoal sobre o mérito do trabalho.
Ando com um projecto em mãos, no qual no início estava completamente a leste. Fui trabalhando e percebendo as coisas, no entanto comecei a fazer até coisas (para a resolução do problema)  que nem eu próprio consigo explicar muito bem a génese das ideias.

A questão agora é simples..
Se a ideia é realmente nossa, claro que temos mérito no trabalho. Fomos a força motriz de tudo, penso que não há grande discussão.
Agora se as ideias são transmitidas pelos espíritos de luz, isso não retira mérito nos nossos trabalhos e realizações pessoais? Para todos os efeitos a ideia/conceito não foi inata,  não é realmente nossa.

Diz-me que grandes genios como Da Vinci, einstein , newton etc.. foram todos comandados por forças superiores, com visoes, sonhos etc.. E sao eles que têm o merito verdade? ;)

O problema deste fórum é que existem muitas perguntas e poucas respostas, muita desinformação. Eu sei pouco, mas o pouco que sei reconheço que é o correto, estarei aqui para ajudar quem precisa.

Citação de: FilhoDeGaia em 13 outubro, 2015, 22:08
Diz-me que grandes genios como Da Vinci, einstein , newton etc.. foram todos comandados por forças superiores, com visoes, sonhos etc.. E sao eles que têm o merito verdade? ;)



A esmagadora maioria das pessoas olha para esses génios e só para a obra feita (não indo ao cerne da questão por de trás disso). Depois a doutrina divide-se.... Uns acharão que é por influências de espiritos superiores, outros nem se quer acreditam em espíritos (logo só em processos cognitivos), ou até poderão achar que é um misto que ás vezes pende para um lado e outras para o outro.

A questão de sermos iluminados no progresso por alguém fora deste plano e superior, já não é consensual. Agora admitindo até por instantes que acontece de facto a mim parece-me que se perde mérito nas obras (ou pelo menos parte dele).
Porque acho que a julgar esta vertente, dois mundos se juntam... Por um lado olha-se para a obra feita (tal qual os "não crentes"), por outro admite-se uma existência em planos diferentes sem medir as consequências lógicas disso.
É como se agora defende-se: "O mar tem personalidade...Há tempestades? É das marés...o mar não está chateado com  ninguém"

Se foste ajudado a fazer o teu trabalho, isso é bom sinal! Significa que estás bem acompanhado por quem te quer bem, é o que fazes deve ser importante de alguma forma. Simplesmente agradece a quem te ajudou, porque, quem te ajudou também te agradece por teres sabido escutar tão bem as suas indicações.
É um mérito teu porque foi o teu trabalho e quem te ajudou está feliz contigo. Assim como um pai que ajuda um filho. (não sei se me fiz entender...)

Claro que tens mérito, pois desempenhas-te a função. Podem-te passar a ideia mas tu não teres vontade de a concretizar. Mas para que pensar no mérito das obras? Que importa se a ideia é nossa ou nos é dada quando se dirige ao bem?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#5
Citação de: credatis em 13 outubro, 2015, 21:48
Vim aqui procurar a visão espírita e pessoal sobre o mérito do trabalho.
Ando com um projecto em mãos, no qual no início estava completamente a leste. Fui trabalhando e percebendo as coisas, no entanto comecei a fazer até coisas (para a resolução do problema)  que nem eu próprio consigo explicar muito bem a génese das ideias.

A questão agora é simples..
Se a ideia é realmente nossa, claro que temos mérito no trabalho. Fomos a força motriz de tudo, penso que não há grande discussão.
Agora se as ideias são transmitidas pelos espíritos de luz, isso não retira mérito nos nossos trabalhos e realizações pessoais? Para todos os efeitos a ideia/conceito não foi inata,  não é realmente nossa.


Aconteceu-me exactamente o mesmo, e tenho as mesmas dúvidas que tu, algumas das coisas vieram em sonhos mas também sei que os sonhos são para serem interpretados e descodificar o que lá está, tal como a biblia.
Por um lado ponho em causa muitas vezes se existe livre arbítrio e esse é o meu grande dilema actualmente pois por tudo que tenho visto e sabido percebo que as coisas estão destinadas a acontecer quer queiramos quer não. Dizem que temos uma linha a seguir e que o resto do percurso até entrar nessa linha é por nossa conta mas, n é bem assim por tudo que tenho vivido e experenciado apenas temos poder de decisão em pequeninas coisas e normalmente é decisão interior, ou seja, o corpo anda ai comandado para certas coisas acontecerem e só na nossa cabeça existe o livre arbítrio...mas nem sempre! Se reparares tudo que és está definido desde a nascença e já fazia parte de ti, se conseguires conectar todos os pontos como acho que estás a conseguir chegas a conclusão que nada nos pertence e o que acontece é por um suposto bem maior. Quando aceitas isso passas a ver não só o passado mas consegues perceber através dos traços e caracteristicas que te definem o que iras ter no futuro. Porque qualquer acção ou pequenina coisa que faças, define a tua personalidade, mas ela já estava definida! Logo de quem é o merito? Aqui na terra não temos qq poder se não o vinculo ao nosso EU SUPERIOR!

Citação de: credatis em 13 outubro, 2015, 21:48
Vim aqui procurar a visão espírita e pessoal sobre o mérito do trabalho.
Ando com um projecto em mãos, no qual no início estava completamente a leste. Fui trabalhando e percebendo as coisas, no entanto comecei a fazer até coisas (para a resolução do problema)  que nem eu próprio consigo explicar muito bem a génese das ideias.

A questão agora é simples..
Se a ideia é realmente nossa, claro que temos mérito no trabalho. Fomos a força motriz de tudo, penso que não há grande discussão.
Agora se as ideias são transmitidas pelos espíritos de luz, isso não retira mérito nos nossos trabalhos e realizações pessoais? Para todos os efeitos a ideia/conceito não foi inata,  não é realmente nossa.


Aconteceu-me exactamente o mesmo, e tenho as mesmas dúvidas que tu, algumas das coisas vieram em sonhos mas também sei que os sonhos são para serem interpretados e descodificar o que lá está, tal como a biblia.
Por um lado ponho em causa muitas vezes se existe livre arbítrio e esse é o meu grande dilema actualmente pois por tudo que tenho visto e sabido percebo que as coisas estão destinadas a acontecer quer queiramos quer não. Dizem que temos uma linha a seguir e que o resto do percurso até entrar nessa linha é por nossa conta mas, n é bem assim por tudo que tenho vivido e experenciado apenas temos poder de decisão em pequeninas coisas e normalmente é decisão interior, ou seja, o corpo anda ai comandado para certas coisas acontecerem e só na nossa cabeça existe o livre arbítrio...mas nem sempre! Se reparares tudo que és está definido desde a nascença e já fazia parte de ti, se conseguires conectar todos os pontos como acho que estás a conseguir chegas a conclusão que nada nos pertence e o que acontece é por um suposto bem maior. Quando aceitas isso passas a ver não só o passado mas consegues perceber através dos traços e caracteristicas que te definem o que iras ter no futuro. Porque qualquer acção ou pequenina coisa que faças, define a tua personalidade, mas ela já estava definida! Logo de quem é o merito? Aqui na terra não temos qq poder se não o vinculo ao nosso EU SUPERIOR!

Citação de: Rafaski99 em 14 outubro, 2015, 13:09
Aconteceu-me exactamente o mesmo, e tenho as mesmas dúvidas que tu, algumas das coisas vieram em sonhos mas também sei que os sonhos são para serem interpretados e descodificar o que lá está, tal como a biblia.
Por um lado ponho em causa muitas vezes se existe livre arbítrio e esse é o meu grande dilema actualmente pois por tudo que tenho visto e sabido percebo que as coisas estão destinadas a acontecer quer queiramos quer não. Dizem que temos uma linha a seguir e que o resto do percurso até entrar nessa linha é por nossa conta mas, n é bem assim por tudo que tenho vivido e experenciado apenas temos poder de decisão em pequeninas coisas e normalmente é decisão interior, ou seja, o corpo anda ai comandado para certas coisas acontecerem e só na nossa cabeça existe o livre arbítrio...mas nem sempre! Se reparares tudo que és está definido desde a nascença e já fazia parte de ti, se conseguires conectar todos os pontos como acho que estás a conseguir chegas a conclusão que nada nos pertence e o que acontece é por um suposto bem maior. Quando aceitas isso passas a ver não só o passado mas consegues perceber através dos traços e caracteristicas que te definem o que iras ter no futuro. Porque qualquer acção ou pequenina coisa que faças, define a tua personalidade, mas ela já estava definida! Logo de quem é o merito? Aqui na terra não temos qq poder se não o vinculo ao nosso EU SUPERIOR!

Aconteceu-me exactamente o mesmo, e tenho as mesmas dúvidas que tu, algumas das coisas vieram em sonhos mas também sei que os sonhos são para serem interpretados e descodificar o que lá está, tal como a biblia.
Por um lado ponho em causa muitas vezes se existe livre arbítrio e esse é o meu grande dilema actualmente pois por tudo que tenho visto e sabido percebo que as coisas estão destinadas a acontecer quer queiramos quer não. Dizem que temos uma linha a seguir e que o resto do percurso até entrar nessa linha é por nossa conta mas, n é bem assim por tudo que tenho vivido e experenciado apenas temos poder de decisão em pequeninas coisas e normalmente é decisão interior, ou seja, o corpo anda ai comandado para certas coisas acontecerem e só na nossa cabeça existe o livre arbítrio...mas nem sempre! Se reparares tudo que és está definido desde a nascença e já fazia parte de ti, se conseguires conectar todos os pontos como acho que estás a conseguir chegas a conclusão que nada nos pertence e o que acontece é por um suposto bem maior. Quando aceitas isso passas a ver não só o passado mas consegues perceber através dos traços e caracteristicas que te definem o que iras ter no futuro. Porque qualquer acção ou pequenina coisa que faças, define a tua personalidade, mas ela já estava definida! Logo de quem é o merito? Aqui na terra não temos qq poder se não o vinculo ao nosso EU SUPERIOR!

Não haja dúvidas que as nossas dúvidas estão muito alinhavadas :P