Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • Liberdade vs Vida
    Iniciado por credatis
    Lido 4.878 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Qual é o valor de maior importância?
Liberdade ou vida?

Antes de mais acho que é importante assinalar algumas evidências.
- quem defende a liberdade acima da da vida, por questões de coerência é de acordo com o aborto, com a eutanásia (se defendem a liberdade acima da vida e depois dizem o contrário, peço desculpa mas não é nada coerente)
- quem defende a vida acima da liberdade é de contra o aborto e eutanásia.

Dei estes dois exemplos por serem os mais evidentes na "luta" da liberdade individual contra o valor da vida.
Posto isto e como quero incendiar o fórum, lanço aqui o debate. Vida vs liberdade.. O que é mais importante?

Muitos dirão que uma vida sem liberdade não é uma vida plena.
Muitos dirão que só há liberdade quando começa a vida.
Desabafem aí filosoficamente :-P

São dois conceitos que caminham lado a lado,mas escolho a Liberdade como aquele de maior primazia.

Quanto a explicações e filosofias,deixo para os demais responderem  :P
"Quem vive pela espada morre pela espada...Vivo pelo que digo, morrerei pela palavra"

Eu dou mais valor á vida por este motivo: "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." - Mahatma Gandhi
A verdadeira liberdade é o que fazes com a tua vida... Por isso vive livre no teu coração, na tua consciência...

Creio que depende da consciencia e evolução de cada ser. Eu defendo a vida em caso de interrupção voluntaria  da vida humana, seja no aborto, eutanasia ou suicidio (que para mim eutanasia quando a propria pessoa decide fazer por sua plena consciencia é um suicidio) e defendo a liberdade do ser humano, todos nós temos o direito de ser livres, para isso temos o livre-arbitrio que usamos na nossa insignificancia consciencia.
Agora claro quem comete um crime tem que ser preso, agora um inoncente não pode ser privado da sua liberdade.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: Marta149 em 13 setembro, 2015, 00:24
Eu dou mais valor á vida por este motivo: "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." - Mahatma Gandhi
A verdadeira liberdade é o que fazes com a tua vida... Por isso vive livre no teu coração, na tua consciência...
Muito bem apanhado. Gostei das palavras

sofiagov
Citação de: Marta149 em 13 setembro, 2015, 00:24
Eu dou mais valor á vida por este motivo: "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." - Mahatma Gandhi
A verdadeira liberdade é o que fazes com a tua vida... Por isso vive livre no teu coração, na tua consciência...
E é  tao verdade mesmo... Que por vezes o medo de ser livre  nos  aprisona... A consciência é  a própria prisão...
Adorável Marta... Bem haja.

#6
Liberdade...

Por mais anti-natura, problemático, ou inconscientes que sejam certas ações, elas têm de ser praticadas para aprender-se as suas consequências e para fazer o caminho espiritual de evolução. No que acredito, a liberdade tem um valor ainda mais importante porque é ela a responsável para dar as maiores aprendizagens a quem a pratica de forma inconsciente e sem medir as consequências...

Quando essa liberdade me começa a afetar aí torna-se mais difícil saber se continuarei a achar o mesmo, mas acredito que continuarei a ver a liberdade como a principal ferramenta para a aprendizagem das pessoas ao longo do seu percurso pelo Samsara.

"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Muito bom este tópico!

Concordo plenamente com os comentários aqui tecidos: a liberdade caminha de mãos dadas com a vida, pois o que é de uma sem a outra?

E sim, a liberdade começa no nosso interior. Podemos estar atrás das grades, mas se o nosso coração é livre e a mente também, nada nos impede de sermos seres de excelência. Vejam Nelson Mandela, ele esteve preso, mas era livre, ninguém o prendia dos seus pensamentos, ideais, princípios, da Luta... este é só um exemplo.
Obviamente que a liberdade de pensarmos por nós e de nos exprimirmos, permite pormos em prática tudo aquilo que interiormente nos faz ser livres, por isso tudo é necessário, tudo faz parte da Vida!

Credatis, trouxeste-nos aqui uma pseudo-batalha transformada num falso dilema, não te parece?
Se não há vida, não há liberdade. Mesmo no mundo dos espíritos e das almas há vida.... mas pode ou não haver liberdade. A vida precede qualquer coisa, mesmo a própria liberdade. Assim, pode haver vida sem liberdade, mas não pode haver liberdade sem vida! A vida é a oportunidade de expressão da liberdade individual. Por isso a vida estará sempre em primeiro lugar. Consegues dar-me algum exemplo onde há liberdade e não vida? ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#9
Citação de: Faty Lee em 14 setembro, 2015, 18:06
Credatis, trouxeste-nos aqui uma pseudo-batalha transformada num falso dilema, não te parece?
Se não há vida, não há liberdade. Mesmo no mundo dos espíritos e das almas há vida.... mas pode ou não haver liberdade. A vida precede qualquer coisa, mesmo a própria liberdade. Assim, pode haver vida sem liberdade, mas não pode haver liberdade sem vida! A vida é a oportunidade de expressão da liberdade individual. Por isso a vida estará sempre em primeiro lugar. Consegues dar-me algum exemplo onde há liberdade e não vida? ;D
Nem todos acreditam no mundo do além. Para nós aqui parece ser evidente. Para quem não acredita é uma discurso de relevo. Acho
E como aqui já foi dito. Há quem opte pela liberdade..

Mais.. Se a vida é um dado adquirido. Se a vida é plena e garantida na terra e no plano espiritual. Ela tem importância na existência, mas dado que é garantido a liberdade pode tornar se então em algo que se queira almejar, tanto carnal mente como espiritualmente. Agora as linhas que conduzem a essa libertação da alma e que podem não ser claras para todas e podem ser debatidas.

Mas aquilo que dizes em nada demove o que referi :) pelo contrário. Mesmo que eu opte pela liberdade eu não posso usufruir dela se não tiver vida... vamos a exemplos concretos: um prisioneiro certamente que valoriza a liberdade em detrimento da vida (penso eu), pois na verdade a liberdade é aquilo que ele não tem e por isso a almeja, certo? Pois, mas a liberdade é interior a ele mesmo e não exterior... se ele viver a vida que está a ter como prisioneiro e se aceitar e compreender a sua vida... a sua liberdade estará presente e não será o facto de estar fisicamente "preso" que não lhe permitirá viver... tudo radica na forma como a nossa mente perceciona estes conceitos, a forma como usamos diferentes "lentes" para olhar para as diversas partes de uma mesma realidade existencial.

Tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Na minha opinião,


VIDA em primeiro lugar, sem a Vida, concerteza que não existe nada, nem liberdade ...

Além disso, mais importante que a liberdade será a Verdade..... Não é a verdade que Liberta ?









A verdade doi, mas liberta

Citação de: Faty Lee em 15 setembro, 2015, 09:45
Mas aquilo que dizes em nada demove o que referi :) pelo contrário. Mesmo que eu opte pela liberdade eu não posso usufruir dela se não tiver vida... vamos a exemplos concretos: um prisioneiro certamente que valoriza a liberdade em detrimento da vida (penso eu), pois na verdade a liberdade é aquilo que ele não tem e por isso a almeja, certo? Pois, mas a liberdade é interior a ele mesmo e não exterior... se ele viver a vida que está a ter como prisioneiro e se aceitar e compreender a sua vida... a sua liberdade estará presente e não será o facto de estar fisicamente "preso" que não lhe permitirá viver... tudo radica na forma como a nossa mente perceciona estes conceitos, a forma como usamos diferentes "lentes" para olhar para as diversas partes de uma mesma realidade existencial.

Tudo de bom!
Enrao porque há tantas divergências no aborto e eutanásia? Mesmo sabendo ou suspeitando de outros planos e na imortalidade da alma?
Há um confronto de liberdade e vida, como valores. Acho eu

As divergências entre o aborto e a eutanásia surgem porque há grelhas de leitura diferentes sobre o "real". Porque há quem coloque a liberdade de escolha acima de qualquer outro valor e isso é legítimo e aceitável, para mim, embora discutível. Se essa liberdade é ou não condicionada, isso é, para mim, uma outra questão. Mas a pessoa não deixa de ser livre para escolher...

Mas para mim, o cerne da questão não reside aqui, mas sim no facto de o problema do aborto e da eutanásia serem colocados no mesmo prisma de discussão, sendo categoricamente muito diferentes. Eu não os consigo colocar no mesmo patamar de análise e talvez aqui seja a grande diferença.

O aborto é a privação da vida de outro ser que não eu (alguém livremente escolheu nascer e não lhe é dada essa hipótese)... enquanto a eutanásia é a privação da vida de mim mesma (eu fui livre para escolher viver e não estou a aceitar fazê-lo)... só aqui reside toda a diferença, pois a minha liberdade termina quando começa a dos outros.

E mantenho este pensamento independentemente de acreditar ou não na dimensão espiritual.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Faty, então quando escolhes a Eutanasia por tua livre vontade, ou seja usando o teu livre arbitrio. Não consideras que se pode encaixar num suicidio "disfarçado"?
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.