Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.482
Total de tópicos
26.920
  • Isto é uma oferenda certo?
    Iniciado por KBTA
    Lido 3.458 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
KBTA, eu não disse que desrrespeitavas, apenas concordei com Firfagan... :)

Faty, estás certissima, é dia 2 de Fevereiro(lembro-me porque é o niver da minha mãezinha :3)

#16
Saudações.

Fiz uma breve "googlada" e deixo aqui alguns exemplos para comparação.

Temos oferendas católicas e Umbandistas.

Será que podemos continuar a considerar a foto inicial uma bruxaria???



















Estimados moderadores, peço desculpa pela criação desta mensagem seguida.

Mas achei interessante separa-las até para melhor esclarecimento. Por tal facto peço desculpa.


Citação de: KBTA em 12 setembro, 2015, 00:22
Isto não é para fazer mal ou pode ser ?
Só me apetecia comentar a fotografia e dizer "bruxaria", há pessoas que não têm noção.


Nosso Amigo KBTA, assumiu apenas olhando para a foto que se tratava de bruxaria. Acredito que tenha assumido tal noção pelo uso dos elementos expostos. Pelo que gostaria de demonstrar que talvez assim não seja. E que não devemos ir com muita sede ao pote, pois nem tudo o que parece assim o é. E aquilo ao qual chamamos de bruxaria, se usa na nossa própria religião.

a) O uso de imagens.
Várias são as religiões que se utilizam de imagens para expressar a sua fé. E as encontramos nas mais variadas religiões, desde que o homem se lembra de ser homem.

b) O uso de bebidas.
o mesmo aqui se passa. Mas ainda assim poderíamos falar que se trata de bebidas alcoólicas. A própria igreja católica durante os seus rituais, Eucaristia, se utiliza do vinho.

c) O uso de flores.
Aqui não existe muito a dizer, as imagens acima demonstram tudo.

d) O uso de velas.
Também não é algo exclusivo da umbanda. Há, mas na imagem tem velas pretas. Meu caro, quem quer fazer magia negra não precisa de velas pretas. As velas brancas servem perfeitamente ou realizam esse trabalho ainda melhor, pois dificilmente se desconfiará de uma vela branca. E para mais antes da coloração das velas a magia negra já existia, logo, não será por aí. Para não falar do "trabalho" consumidor de energias negativas que as velas pretas realizam.

e) O charuto
Aqui, parece difícil. Será?
Os charutos são feitos de plantas. E se repararmos nas religiões indígenas esta planta serve para realizações religiosas.
Mas mesmo assim, determinadas plantas são usadas para fazer fumo, as chamadas defumações.
Assim sendo, estas ervas não são de uso exclusivo da umbanda.

f) O uso da frutas
O uso de frutas sempre foi usado nas religiões naturalistas e se perdeu nas religiões abraâmicas ou mentalistas.
Também não é por aqui.

Isto é só um resumo daquilo que consigo compreender da foto, pois existem outros elementos que podem ser usados. Tais como os cristais, por exemplo.

Agora a resposta que o nosso amigo KBTA espera.

Será que estes elementos são utilizados em magias negativas ou mais vulgarmente chamadas bruxarias?

Sim. Todos estes e todos aqueles imaginados pelo ser humano.

Meu caro não é só com as imagens e com os nomes das pombagiras que se fazem trabalhos "manhosos". Com as imagens dos santos também se fazem.

Agora, como sabemos se é bruxaria ou não?
Simplesmente não sabemos. Só quem o realizou sabe que intenções e determinações foram atribuídas a esta oferenda.
Da mesma forma que ninguém pode garantir que as velas acesas em Fátima, naquele lugar onde toda a gente acende velas, tenham as mais puras das intenções. >:D


penso que deu para esclarecer.

Saudações

Lancelot

sofiagov
As oferendas são atos magísticos-religiosos e os assentamentos são concentrações de forças e poderes magísticos dentro de um espaço limitado.
As oferendas podem ter várias finalidades, tais como:
• Oferenda de agradecimento;
• Oferenda de pedido de ajuda;
• Oferenda de desmagiamento negativo;
• Oferenda de descarrego;
• Oferenda propiciatória;
• Oferenda purificadora;
• Oferenda ritual de firmeza de forças na natureza;
• Oferenda ritual de assentamento de forças e poderes espirituais e dignos.

Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.
Cada Orixá tem os seus respectivos alimentos, as suas flores, as suas cores, as suas bebidas e a sua forma particular de culto, orações e invocações.
As cerimonias e rituais mediúnicos com a utilização de oferendas existem e isso já vem de tempos bem remotos, pois podemos observar essa prática em várias culturas diferentes ao longo da História da Humanidade.



Abaixo segue um artigo que fala a respeito

O que é e para que serve?
Normalmente os assistidos tendem a fazer confusão entre "doação" e "oferenda". Doação é algo que a pessoa dá de forma voluntária sem esperar nada de volta com isso, faz porque gosta ou porque deseja fazer, faz para ajudar e não para ser ajudado. No caso da Oferenda, não é algo voluntário, pois é uma obrigação que faz parte dos trabalhos. Se faz a Oferenda para agradar os guias e ser ajudado por eles e não para ajudar, eis aí a grande diferença! Para explicar melhor a importância das Oferendas em nossos trabalhos, queiram ler os pontos básicos sobre esta questão:

1. O que é oferenda e qual a sua finalidade?
É tudo aquilo que se oferece para alguma entidade ou santo com o objetivo de conseguir forças e merecimento para se obter alguma coisa.

2. O que representa para as entidades a Oferenda?
R- Representa essencialmente a "energia da vida" ou o "sangue" que dá vida há alguma coisa.

3. Quais os principais tipos de Oferendas?
R- Existem praticamente quatro tipos diferentes:
* Oferenda de origem vegetal: árvores, folhas, frutos, sementes e flores.
* Oferenda de origem mineral: água, sal, carvão, ouro, prata, bronze, etc.
* Oferenda de origem animal: bois, bodes, carneiros, galinhas, patos e muitos outros animais, que depois de extraído o sangue, servem de alimentos à comunidade.
* Oferenda de origem financeira ou bens materiais: dinheiro, imóveis, automóveis e qualquer outro patrimônio ou objeto de valor material que uma pessoa pode ter.

4. Como uma Oferenda pode ajudar uma pessoa a conseguir forças e merecimento para conquistar alguma coisa?
R- Uma Oferenda, quando bem apresentada, eleva consideravelmente a força fluídica que se encontra ao redor do perispírito (energia perispiritual). Essa é uma das energias que as entidades manipulam e direcionam para ajudar na realização dos desejos.

5. Como uma Oferenda deve ser apresentada?
R- Com fé e muita reverência.

6. Para quem devemos dar as Oferendas?
R- Em outras casas ou seguimentos diferentes, geralmente são oferecidas a uma ou mais entidades que fazem parte do culto ou da linha espírita de qual se trabalha. Ao mestre maior, Jesus. Pois é dessa forma que nosso mentor espiritual nos orienta e se for de outra forma, não seremos agraciados pelos seres de luz .

7. Como um bem ou um valor monetário que a pessoa tem pode resultar em benefícios se ela der em forma de Oferenda?
R- A maioria das pessoas protegem os seus bens de forma inconsciente através da emissão de energias fluídicas que os envolvem. O mesmo ocorre com o dinheiro. Quando a pessoa resolve abrir mão de algo que lhe pertence para fazer uma oferenda, a energia que envolve esse bem ou esse objeto pessoal se desprende dele e é manipulada e direcionada pelas entidades em prol do pedido do assistido.

8. Por que o uso do dinheiro geralmente traz mais resultados para o assistido do que outros tipos de oferendas, como por exemplo as de origem vegetal?
R- Porque o dinheiro é um dos mais poderosos elementos que dispomos no plano físico depois do sangue. Como já dissemos antes, em volta desse objeto existe alta concentração de energia e as entidades precisam dela para agir em favor do assistido.
Em nosso mundo praticamente todos desejam o dinheiro, desejam mantê-lo perto de si, desejam nunca ficar sem ele, desejam ainda lutar e trabalhar para conquistá-lo. Muitos desejam fazer qualquer coisa para atrair o dinheiro para si e outros, por sua vez, desejam coisas imagináveis e tudo isso tão somente para não perdê-lo. Todo esse desejo humano pelo dinheiro concentra nele a energia necessária que as entidades necessitam para atender aos pedidos, desde que permitido é claro, daí o motivo porque o dinheiro é muito usado como principal Oferenda em muitas casas e cultos espiritualistas.

Fonte(s):
cecl.br

Gosto do artigo Sofia.

E gosto tanto, que acho que ele veio na hora certa para melhor esclarecimento.

mas quero deixar mais uns esclarecimentos.

Mas eu não comungo de forma alguma com as oferendas de animais (tudo o que meta sangue) e as oferendas monetárias e de bens matérias.

Eu discordo com o sacrifício de animais. Sou 200% contra.

Agora as oferendas monetárias e os bens materiais.

Dinheiro, metais preciosos, imoveis, automoveis,.....Isto tudo vai servir para quê?

Para os que se auto-intitulam dirigentes espirituais que as recebem. Por isso eles vivem tão bem.

Para obtermos essas energias bastam algumas moedas.

Agora carros, edificios.......putz.

Eu não concordo e desaconselho quem o faz.


#19
Lancelot tem razão u.u por isso que a Igreja Universal ta onde tá ::) sem querer desrrespeitar os fies, eu acho que aqueles caras são muito caras de paus, e penso que o Senhor pensa: "evoluam! Fazem a carne com a carta do espírito? Abominavel! Venha ao Espírito! Larga a carne!" Mas eles não ouvem, porque tem muita coisa pra comprar ::) (e roubar)

#20
A imagem apresenta uma oferenda sim, orientada para um determinado Exu, ou uma determinada Pombagira.
Faz parte da cultura da religião Umbanda, são agrados que se fazem aos guias como forma de agradecimento ou de um pedido.

Não acredito, eu, que seja correto julgar quem postou esta foto por a divulgar em redes sociais, embora também eu seja da opinião que deve ser algo mais resguardado à pessoa ou pessoas envolvidas na oferenda, simplesmente por ser algo sagrado. No entanto, é algo que é comum na religião e por essa razão, alguns praticantes podem ver as oferendas com alguma "leviandade" (não quer dizer que não haja respeito), e, como é algo banal, sentem-se à vontade de partilhar fotos dessas oferendas nas redes sociais.

Relativamente à intenção da oferenda: pode ser qualquer uma, mas não confundir por favor com amarrações, separação de casais ou qualquer outro tipo de intervenção magística dita negativa. Entidade alguma na Umbanda faz esse tipo de trabalho, pois todos são Seres de Luz, uns mais iluminados, outros menos, mas todos Seres de Luz.

Pelo trabalho que tenho realizado com estas entidades, entendo que nenhuma delas, seja Exú, seja Pombagira, faz trabalhos voltados para fins negativos ou malignos. Se alguém diz que faz amarração com Pombagira é treta :P

Citação de: Faty Lee em 14 setembro, 2015, 18:53
Normalmente as flores no mar brancas e de outras cores são para Yemanjá. Assim como colares, perfumes e outros afins... Em Portugal não é muito comum ver-se, mas se estiveres atento por volta do dia dela (creio que é 2 de fevereiro) irás encontrar muitos rituais com estes elementos no mar para ela.

Tudo de bom!

Na Serra da Arrábida em Setúbal é comum ver este tipo de rituais e outras coisas piores.
Creio que alguns até uma pessoa leiga no assunto se apercebe que não é algo feito para pedir paz e amor no Mundo.
Nunca interferi nem destrui o que está feito exatamente por não saber quais as consequências.
Houve um em particular que me intrigou por ser apenas um vaso de barro com um pouco de terra dentro onde repousava um charuto parcialmente fumado. Intrigou-me também o facto de estar bastante exposto e "à mão de semear" de alguma criança mais irrequieta.

Aquelas frutas todas abriram-me o apetite  :P

Já que os espíritos não as comem, não me importo de ir lá buscar umas frutas   ;)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

O problema é se com a fruta trazemos algo inesperado...

Citação de: HMAR em 29 setembro, 2015, 15:09
O problema é se com a fruta trazemos algo inesperado...

Eu já mexi em coisas dessas, mas nunca me aconteceu nada. :)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Não que esteja totalmente inteirada sobre o tema, mas recordo-me de uma vez em que fui aos chineses( entenda-se por loja do chinês) e a senhora comentou comigo que fazia oferendas aos Deuses. Incluindo então charutos, incensos, comida etc... Apenas em sinal de gratidão.

Se será a sim ou não , não faço a menor ideia...


" Tenho o mais simples dos gostos. Só me contento com o melhor"
(Oscar Wilde)