Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Qual foi o pecado de Lúcifer?
    Iniciado por J.ace
    Lido 6.826 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
      Lúcifer aparece nas escrituras como o incentivador de um pecado. Satanás como o chefe de uma legião que se dedica a induzir os humanos a praticar o que não está de acordo com as leis de deus.

     Sem eles a religião não se sustentaria pela fé. Alguém tem que atazanar a vida dos homens para que estes sintam necessidade de se agarrar a quem lhes prometa segurança e proteção. Ou se acusa Lúcifer de incitar Eva a desobedecer ou se acusa deus de ter feito o homem com defeitos morais e portanto não feito há sua imagem.

     A atentar nos livros religiosos, verificamos que tudo o que foi escrito que Satanás e o seu grupo iriam fazer ele se tem esforçado por cumprir para que as escrituras não falhem e se possam ter como verdade absoluta de inspiração divina.

     Se Satanás tem como objetivo usurpar o trono de deus, porque se dá ele ao trabalho de executar as suas ordens? Porquê incitar os homens ao ódio e à guerra se com isso só consegue que deus seja lembrado cada vez mais e a possibilidade de ele conseguir o trono cada vez mais diminuída?

     Só a existência de um diabo causador de tormentos justifica a existência de um deus protetor. Da existência de um depende a existência do outro.

   F.Leite

#31
Citação de: Malik_ em 08 dezembro, 2015, 18:20
João, obrigado, mas as dúvidas estão na mesma...

"De referir ainda que do Inferno ou do Céu não se sai"

Lúcifer não saiu do céu, da eternidade, para o inferno?

Disse: "não se sai" e não "nunca se saiu". De facto, os demónios, que não deixam de ser Anjos, embora caídos, escolheram afastar-se de Deus. Assim, chamam-se 'caídos' precisamente porque, devido à sua escolha, não conseguiram suportar estar na sua soberba junto do Criador. Assim, deixara, de estar na presença de Deus, no Céu, abandonados à sua sorte de criatura sem Deus.

Quando disse que do Inferno ou do Inferno não se sai, disse-o no presente propositadamente. Uma vez escolhida a eternidade (junto de Deus ou sem Ele), não há volta a dar, como expliquei no comentário anterior.

Citação de: Malik_ em 08 dezembro, 2015, 18:39
Deus amava mais uns filhos do que outros?

É uma erro o que está exposto. Lùcifer não era filho de Deus. Era criatura de Deus, como são os Anjos e os Homens. O único Filho de Deus (que é Deus, Verbo Incarnado, sem entrar nessa discussão) é Jesus e, numa vertente cristã, todos os homens baptizados em nome de Jesus, do Pai e do Espírito Santo.

Lúcifer era os mais belo e o mais importante dos Anjos na Hierarquia Angélica que existe no Céu, o portador da própria Luz Divina. Deus ama todas as criaturas (Génesis: "Deus viu que tudo o que tinha feito era bom"). Deus não ama mais uns que outros, porque o amor de Deus (Deus é o próprio Amor verdadeiro na Sua essência) é inclusivo e não existe "amar mais" ou "odiar menos". Deus ama. Ponto. E por amar é que deseja que vivamos segundo a dignidade de seres criados por Ele, para o Bem.
«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

Citação de: João Luís Aguiar em 08 dezembro, 2015, 19:08
Disse: "não se sai" e não "nunca se saiu".

Porque é que outrora se "saiu" e hoje "não se sai"?

Insinuas que houve um "tempo" para sair?

Antes da "queda" Lúcifer estava na eternidade. Ou não?

Deus ate depois de expulsar Lúcifer dava-lhe ouvidos. Voces não conhecem aquele episodio insolito em que Deus se reune com o Lúcifer, e devido as suas provações destrói a vida a Job, um homem que supostamente era muito fiel a Deus e não fez nada de mal? O homem ficou com a vida arruinada pra sempre e sofreu miseravelmente porque Deus quis provar que Lucifer estava errado. Isto é surreal na minha mente, mas é o que está na Biblia (que mais parece um compendio de historias de terror).

Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 19:35
Deus ate depois de expulsar Lúcifer dava-lhe ouvidos. Voces não conhecem aquele episodio insolito em que Deus se reune com o Lúcifer, e devido as suas provações destrói a vida a Job, um homem que supostamente era muito fiel a Deus e não fez nada de mal? O homem ficou com a vida arruinada pra sempre e sofreu miseravelmente porque Deus quis provar que Lucifer estava errado. Isto é surreal na minha mente, mas é o que está na Biblia (que mais parece um compendio de historias de terror).

Tudo o que Deus faz tem o seu motivo, e nós como meros humanos, imperfeitos e de conhecimento limitado, jamais compreenderemos esse motivo a menos que Deus o torne claro.
Pode ter Job sofrido nesta vida mas por cada dor e sofrimento que ultrapassou aqui, no mundo terreno e temporário, terá até sido compensado com algo melhor e em maior grau na vida eterna, quem sabe.. (relembrando que Deus devolveu em dobro a Job tudo aquilo que ele antes possuía).
Eu, pessoalmente, preferia sofrer tudo e mais alguma coisa nesta vida e continuar no caminho de Deus, e ter a possibilidade, (caso me seja destinado e merecido), de viver no céu e receber as bênçãos na vida eterna do que viver sem preocupações nem dores e depois sofrer na eternidade devido à minha má conduta ou erros, por exemplo.
No caso de Job é um exemplo de fé pura, que mesmo nos tempos difíceis e sem a abundância de bens que possuía continuou voltado a Deus e não o odiou por tal, ao invés disso continuou o seu caminho e a ama-lo e glorifica-lo e a confiar nele.
Deus, a meu ver, não quis provar a Satanás mas sim fazer de Job um exemplo de fé para todos nos, para que possamos observar as acções de Job e recordamos-nos delas quando os tempos se tornam difíceis e a fé "trema".
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

#35
Citação de: chrisisdead6 em 08 dezembro, 2015, 20:14
Tudo o que Deus faz tem o seu motivo, e nós como meros humanos, imperfeitos e de conhecimento limitado, jamais compreenderemos esse motivo a menos que Deus o torne claro.
Pode ter Job sofrido nesta vida mas por cada dor e sofrimento que ultrapassou aqui, no mundo terreno e temporário, terá até sido compensado com algo melhor e em maior grau na vida eterna, quem sabe.. (relembrando que Deus devolveu em dobro a Job tudo aquilo que ele antes possuía).
Eu, pessoalmente, preferia sofrer tudo e mais alguma coisa nesta vida e continuar no caminho de Deus, e ter a possibilidade, (caso me seja destinado e merecido), de viver no céu e receber as bênçãos na vida eterna do que viver sem preocupações nem dores e depois sofrer na eternidade devido à minha má conduta ou erros, por exemplo.
No caso de Job é um exemplo de fé pura, que mesmo nos tempos difíceis e sem a abundância de bens que possuía continuou voltado a Deus e não o odiou por tal, ao invés disso continuou o seu caminho e a ama-lo e glorifica-lo e a confiar nele.
Deus, a meu ver, não quis provar a Satanás mas sim fazer de Job um exemplo de fé para todos nos, para que possamos observar as acções de Job e recordamos-nos delas quando os tempos se tornam difíceis e a fé "trema".

Mas como podem dizer que Deus e bom e "amor puro" se inflige diretamente dor e sofrimento para castigar os Humanos? E facil dizer "ele tem os seus motivos", mas isso não justifica nada. Hitler e Estaline também tinham os seus motivos, isso justifica o que fizeram?!

E Deus parece gostar de Lucifer, deixou-o viver a vontade e até o deixa atazanar os Humanos para se entreter.

Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 20:18
Mas como podem dizer que Deus e bom e "amor puro" se inflige diretamente dor e sofrimento para castigar os Humanos? E facil dizer "ele tem os seus motivos", mas isso não justifica nada. Hitler e Estaline também tinham os seus motivos, isso justifica o que fizeram?!


Para quê comparar a criação ao criador?
A dor e sofrimento não serve só de "castigo" mas mais de "alerta", quando algo de mal nos acontece é porque algo que nós fizemos não foi correto, ou estamos a seguir caminhos prejudiciais para nós. Deus testa a nossa fé, porque dizer que acreditamos é uma coisa, provar que acreditamos é outra. Esta vida serve de aprendizagem, tudo o que aqui sofremos serve para crescermos e aprendermos. A partir do momento que te prejudicas e prejudicas os outros achas que não deverias aprender que o que estas a fazer não é correto? Nem sempre aquilo que ultrapassamos, em termos de dificuldades, tem a ver com o que fizemos mas sim para nos encaminhar-mos num caminho mais apropriado a nós e para sermos testados na fé.
De que servia existir o bom se não pudesses experimentar o mau? como sabias tu o valor do bom se o mau não existisse?
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

#37
Citação de: chrisisdead6 em 08 dezembro, 2015, 20:32
Para quê comparar a criação ao criador?
A dor e sofrimento não serve só de "castigo" mas mais de "alerta", quando algo de mal nos acontece é porque algo que nós fizemos não foi correto, ou estamos a seguir caminhos prejudiciais para nós. Deus testa a nossa fé, porque dizer que acreditamos é uma coisa, provar que acreditamos é outra. Esta vida serve de aprendizagem, tudo o que aqui sofremos serve para crescermos e aprendermos. A partir do momento que te prejudicas e prejudicas os outros achas que não deverias aprender que o que estas a fazer não é correto? Nem sempre aquilo que ultrapassamos, em termos de dificuldades, tem a ver com o que fizemos mas sim para nos encaminhar-mos num caminho mais apropriado a nós e para sermos testados na fé.
De que servia existir o bom se não pudesses experimentar o mau? como sabias tu o valor do bom se o mau não existisse?


Não é verdade, Job não fez nada de mal e foi castigado na mesma, assim como as crianças que morreram no Diluvio e em Sodoma e Gomorra. Já pra nem falar que no Antigo Testamento e dito que Deus castiga os pecados de um homem até a terceira ou quarta geração (ou seja, os filhos e netos também pagam por algo que não fizeram):

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:5



#38
Como referi "sermos testados na fé" esse foi o caso de Job.
Deus apenas matou as pessoas que viu que eram perversas ou iriam se tornar perversas. Por isso, de forma a parar a perversidade recriou as coisas de forma diferente bem como diminui o tempo de vida das pessoas gradualmente após o Diluvio.
Quanto a Sodoma e Gomorra o grau de pecado e perversidade era grande. Noé avisou todos antes do Diluvio mas ninguém prestou atenção e ninguém quis mudar as atitudes e pedir perdão a Deus por isso tiveram o destino que tiveram. Lembra-te da conversa de Abraão com Deus antes de Sodoma e Gomorra serem destruídos.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Citação de: chrisisdead6 em 08 dezembro, 2015, 20:14
Tudo o que Deus faz tem o seu motivo, e nós como meros humanos, imperfeitos e de conhecimento limitado, jamais compreenderemos esse motivo a menos que Deus o torne claro.

!

#40
Através das dificuldades, Deus testa-nos.
É duro, mas depois de ultrapassada a provação, seremos vencedores.
Foi o que aconteceu com Job e, como recompensa, Deus devolver o que lhe tinha tirado e ainda deu mais.
Na vida, os momentos "baixos" servem para isso mesmo, é apenas o meu ponto de vista.
A vida é como uma roda: por vezes estamos em cima, outras em baixo. Calha a todos.

Em relação ao pecado de Lucifer, penso ter sido a inveja da perfeição: querer ser igual a Deus.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#41
Citação de: cleopatra em 08 dezembro, 2015, 22:19
Através das dificuldades, Deus testa-nos.
É duro, mas depois de ultrapassada a provação, seremos vencedores.
Foi o que aconteceu com Job e, como recompensa, Deus devolver o que lhe tinha tirado e ainda deu mais.
Na vida, os momentos "baixos" servem para isso mesmo, é apenas o meu ponto de vista.
A vida é como uma roda: por vezes estamos em cima, outras em baixo. Calha a todos.

Como e que Deus devolveu os filhos dele que morreram?

Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 22:20
Como e que Deus devolveu os filhos dele que morreram?

Deus fê-los viver de novo: sendo Criador, tudo pode.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 08 dezembro, 2015, 22:22
Deus fê-los viver de novo: sendo Criador, tudo pode.

Posso estar enganado, mas do que conheço Jo teve outros filhos. Os que morreram continuaram mortos.

Citação de: Forbidden em 08 dezembro, 2015, 22:26
Posso estar enganado, mas do que conheço Jo teve outros filhos. Os que morreram continuaram mortos.

"Carne" diferente, porem a alma é o que conta..
Deus permitiu que Job tivesse mais filhos, o mesmo numero de filhos e filhas que tinha dantes. Os corpos podiam ser diferentes mas, quem sabe, a alma era a dos filhos de Job que lhe foram retirados anteriormente? especulo pois não há prova disso, que eu saiba, mas Deus recompensou por tudo o que tirou. E mesmo que não fossem os mesmos filhos ainda teve a oportunidade de ter mais, ou seja, na vida eterna em vez de partilha-la com 10 filhos partilha-a com 20. Pode ter perdido os primeiros 10 mas teve-os, conheceu-os e amou-os e ainda teve a oportunidade de ter outros 10 e de os conhecer e amar também..   
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."